Preparando seu e-commerce para o dia dos pais

O dia dos pais está chegando, mas o seu e-commerce está pronto para atender a demanda dessa data comemorativa tão importante? Saiba como se preparar e faturar mais!
Preparando seu e-commerce para o dia dos pais

O dia dos pais está chegando, mas o seu e-commerce está pronto para atender a demanda dessa data comemorativa tão importante? Saiba como se preparar!

Ao longo do ano, é comum passarmos por muitas datas comemorativas, e uma delas é o dia dos pais. Nesta data, e em outros períodos especiais, as empresas costumam ter um aumento significativo em suas demandas. Mas como lidar com este novo cenário?

É nesse momento que surge a importância de preparar a logística do seu e-commerce para épocas festivas. Confira algumas dicas de como fazer isso na prática!

Preparando seu e-commerce para o dia dos pais - Platinum Log

Dia dos pais: o que fazer nessa data?

A sazonalidade pode ser vista nos eventos que acontecem em uma época específica. Do ponto de vista empresarial, esse termo se refere a fatores externos, que se repetem durante o ano inteiro e podem afetar as vendas.

Essas flutuações trazidas pela sazonalidade podem ter diferentes causas, a exemplo de eventos anuais (Carnaval, Copa do Mundo, Black Friday e outros), datas comemorativas (Natal, dia dos pais e dia das mães) e até mesmo estações climáticas.

Todos esses momentos têm potencial de afetar os rendimentos e lucros de um negócio, podendo ser de modo positivo ou negativo – depende da atuação da sua empresa.

Como aproveitar o dia dos pais para aumentar as vendas?

Diante de sazonalidades como o dia dos pais é necessário se preparar para este momento. Isso porque você pode aproveitar o aumento da busca por seus produtos para fidelizar mais clientes. Mas você sabe como se preparar? Confira algumas dicas que podem ser úteis para o seu negócio.

1.    Comece com o seu estoque

O primeiro passo para aproveitar ao máximo um dia como a comemoração dos pais é com o estoque. Desse modo, você precisa garantir que o seu estoque está bem abastecido, com os itens mais procurados nessa época.

Sabe uma forma eficiente de fazer isso? Avalie como foi o último dia dos pais para a sua empresa, verificando quais itens foram mais procurados, quais produtos nem foram buscados ou as demandas que o seu negócio não conseguiu atender. Isso é um bom parâmetro para o futuro!

Caso essa seja a sua primeira experiência com este dia, confira uma média de outras empresas. Além das mercadorias, é importante que o estoque esteja organizado, a fim de oferecer uma boa visibilidade para você e facilitar a expedição de produtos.

2  Avalie a possibilidade de promoções e descontos

Sabemos que outros períodos do ano requerem promoções e descontos, mas essas condições especiais fazem com que o seu consumidor adquira os seus produtos – e não do concorrente. Você já tem em mente que no dia dos pais é mais frequente procurar itens masculinos, então, não há necessidade de colocar, por exemplo, roupas ou cosméticos femininos em promoção nessa época.

O ideal é focar em produtos mais procurados para os homens, como cosméticos masculinos (kits de barbear ou cuidados com o cabelo), camisas de futebol e afins. Isso varia bastante de acordo com o segmento da sua marca.

Desse modo, monte kits com descontos, fretes atrativos (como frete grátis), promoção progressiva e afins. Esse é o caminho ideal para conquistar mais clientes.

3.    Foque nas suas formas de envio

O envio é determinante para uma venda: ele precisa ser ágil, com custos acessíveis e garantir a integridade dos produtos transportados. Por isso, é interessante oferecer aos seus clientes diversas opções de envio, como pelos Correios, entrega expressa, entre econômica, same day delivery e next day delivery.

Essa diversidade de entregas pode ser atrativa para os consumidores que chegam à sua marca, uma vez que atende a todas as necessidades. Algumas pessoas optam por pagar mais caro e receber logo os seus produtos; já outros clientes preferem esperar mais um pouco até receber a mercadoria para pagar um valor acessível de frete.

Essa é uma decisão que cabe ao cliente. Do ponto de vista do gestor, é necessário oferecer essa diversidade de opções a fim de mostrar ao consumidor como ele está no controle da compra. Se necessário, amplie a sua frota ou considere a terceirização logística.

4.    Prepare seu canal de vendas para o dia dos pais

O aumento de vendas não pode ser um problema para você, em especial no dia dos pais, que será recheado de novos clientes. Ter um bom planejamento de estoque, pedidos e logística de entregas é, portanto, essencial para a loja funcionar, reduzindo as chances de erros e perda de vendas.

Para isso, você precisa de um sistema de gestão para manter os produtos registrados, e as vendas controladas com exatidão, além da emissão de boletos e o controle da entrega. Essa é uma forma fácil de garantir um maior desempenho em épocas comemorativas!

No geral, os consumidores modernos procuram primeiro os sites de grandes redes do varejo. Então, no caso das pequenas e médias empresas, você pode considerar estar nos marketplaces para aproveitar o potencial de vendas da época e ampliar a rede de contatos.

5.    Aproveite este momento para conquistar novos clientes

No dia dos pais, os acessos no seu site serão maiores do que em outros períodos comuns do ano. Por isso, essa é a oportunidade perfeita para captar novos clientes. Para isso, é preciso ter um canal de vendas eficiente, um suporte pronto para atender os consumidores e estabilidade no seu site – além, claro, das preparações logísticas.

Se você precisa de ajuda para se preparar para essa e outras épocas de sazonalidade, conte com a Platinum Log!

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A Platinum Log com soluções e gestão logística voltadas ao tratamento e gerenciamento de todas as etapas do processo logístico, desde a estratégia à execução da rotina diária e acompanhamento de resultados.

Através da nossa plataforma OMS, sistema WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transport Management System), tratamos e acompanhamos todos os fluxos e processos internos. Essa é uma forma de manter o controle logístico durante todo o ano, inclusive no dia dos pais.

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