Uma gestão de pedidos bem estruturada é primordial para o sucesso da sua empresa. Saiba como gerenciar a sua demanda sem dor de cabeça!
Administrar uma empresa requer alguns cuidados especiais, em especial quanto à logística interna. Um dos pontos que precisa ser bem analisado por gestores e líderes é o gerenciamento de pedidos, de modo a contar com um sistema adequado para lidar com a sua demanda.
Dito isso, confira a seguir como é possível realizar uma gestão de pedidos sem dor de cabeça.
Uma gestão de pedidos pode ser entendida como o monitoramento frequente de todos os procedimentos adotados ao longo de uma venda – desde o momento em que a mercadoria é produzida até a sua entrega ao cliente final.
Ao contrário do que muitos acreditam, o envio de um pedido ao consumidor não se limita à escolha de uma transportadora. Existem muitos passos por trás desse envio, e é neste momento que surge o conceito de gestão dos pedidos.
Para que a gestão desses pedidos seja bem sucedida, é necessário levar em consideração as principais etapas, como o controle de estoque, compra de materiais, picking e packing, expedição, entrega e pós-venda.
A fim de tornar essa gestão mais efetiva, uma dica interessante é implementar o fulfillment na sua empresa. O fulfillment se refere a um conjunto de processos que ocorre entre o pedido do cliente (feito no site) e vai até a entrega ao consumidor.
Uma gestão de pedidos bem definida para a sua empresa pode trazer diversos benefícios a curto, médio e longo prazo. De modo geral, essa gestão é o primeiro passo para que a sua empresa consiga gerenciar da melhor forma as vendas e demandas recebidas.
Mas o que é preciso fazer para uma boa gestão dos seus pedidos? Comece com o planejamento de estoque!
O estoque é o coração do seu negócio. Afinal, nele encontramos o motivo do seu lucro: as suas mercadorias! Por isso, é fundamental evitar o excesso e a ausência de produtos no seu estoque, e isso só é possível com o devido controle do armazém.
Gerencie as compras da sua empresa, entendendo quando e como devem ser feitas essas aquisições. Um método interessante é analisar quais produtos possuem mais saída do que outros, e então investir pesado neles (sempre com equilíbrio).
Um estoque organizado garante uma gestão de pedidos eficaz, auxiliando na saúde financeira da sua empresa, otimizando os recursos disponíveis. Isso porque você está evitando o desperdício de materiais, possíveis perdas de clientes e reduz os riscos de perda. Veja tudo o que um planejamento pode evitar!
Para realizar uma gestão de pedidos bem feita na sua empresa, tenha em mente que é necessário tomar várias decisões. Como vimos, uma dessas decisões é o controle de estoque, mas também é preciso avaliar como é feita a separação e embalagem dos pedidos, entrega de mercadorias e atendimento ao cliente, por exemplo.
É neste momento que o fulfillment se torna tão importante, como foi dito acima. Este termo se refere ao cumprimento de todas as etapas logísticas, de modo a atingir o sucesso esperado nos pedidos.
Para que esse gerenciamento obtenha êxito, você precisa de algumas ferramentas de gestão, sendo uma alternativa o ERP. O ERP é um software que auxilia na administração da sua empresa, com suporte à automação, processos de finanças, cadeia de suprimentos e serviços.
Nesse sentido, investir em um sistema moderno como o ERP é de grande valia para a sua empresa, uma vez que ele integra todas as informações em um único lugar. Isso facilita a tomada de decisões e traz confiabilidade aos seus processos.
A Platinum Log é um exemplo de sistema de gestão que pode ser útil nesse sentido, tendo em vista que oferece o ERP como um de seus recursos, além claro do OMS e do TMS. Em nossa solução, oferecemos um painel completo de controle dos seus pedidos, permitindo que você monitore todas as etapas em tempo real!
Esse investimento pode trazer as seguintes vantagens para o seu negócio:
A automação na gestão de pedidos é responsável por diminuir as falhas nos processos e trazer competitividade para a sua empresa. Isso porque você conseguirá atender à demanda do negócio com assertividade e agilidade: dois elementos que não podem faltar no seu negócio!
Inclusive, essa automação pode estar presente em todos os setores, como o setor de estoque, de compras, marketing, financeiro e vendas. Uma das formas mais comuns de incluir a automação é na integração dos departamentos.
Uma das características mais marcantes da gestão de pedidos – quando bem feita – é a definição de tarefas e delegá-las aos responsáveis. Com isso, todo o processamento de um pedido se torna mais produtivo, já que todos os colaboradores saberão o que eles devem fazer.
Aliado à automação citada anteriormente, essa produtividade é ainda maior, uma vez que não será necessário realizar nenhuma etapa manual. Isso diminui o tempo gasto pela empresa, podendo investir em outras atividades. Percebe como este é um ganho enorme para o negócio?
Como você pôde perceber, uma gestão de pedidos bem feita é capaz de agregar eficiência, agilidade e bons resultados ao seu negócio. Dessa maneira, você está entregando ao cliente uma ótima experiência de compra, tornando-o fiel à sua marca e fazendo com que ele seja promotor da sua empresa.
Se este é o seu objetivo como gestor e líder, saiba que a Platinum Log pode te ajudar. Oferecemos uma solução de gestão completa que te acompanha desde a definição de uma boa estratégia fiscal até a entrega ao cliente final.
Conheça a nossa tecnologia e saiba como podemos te ajudar!