O fulfillment pode ser entendido como um conjunto de processos que são realizados desde o recebimento de um pedido até após sua conclusão (na etapa de pós-venda). Nesse sentido, o fulfillment transportadora se refere à uma etapa específica da logística: da entrega.
Dito isso, entenda de que forma esse investimento pode otimizar os recursos da sua empresa.
Inicialmente, vamos entender o que é o fulfillment, um processo primordial para os lojistas, que a atuação pode ser física ou digital. Desse modo, o fulfillment é a reunião de todas as etapas logísticas dentro de uma empresa, abrangendo as etapas de armazenamento, embalagem e distribuição dos produtos.
Na prática, isso significa que o fulfillment está presente desde o momento de realização de um pedido por meio do e-commerce e acompanha o cliente até o pós-venda. Isso serve para garantir que os clientes tenham uma excelente experiência de compra com a sua marca.
Nesse sentido, o fulfillment transportadora é uma peça fundamental para garantir o sucesso no last mile – a última etapa de transporte dos produtos.
A importância do fulfillment em uma empresa surgiu com as mudanças do consumidor, isto é, os clientes estão cada vez mais exigentes com a sua experiência de compra. É preciso entregar ao consumidor uma entrega rápida, com qualidade e de forma transparente.
E é neste momento que o fulfillment surge: com o objetivo de garantir que todos os processos logísticos sejam executados de forma correta e ágil. Agilidade não tem a ver com pressa, e sim com prazos mais curtos mantendo a qualidade.
A qualidade na entrega se refere a uma mercadoria que é entregue ao cliente em perfeitas condições. O produto adquirido pelo consumidor deve chegar ao seu endereço sem defeitos e avarias.
Isso depende não apenas do veículo utilizado nas entregas, mas também da embalagem que reveste e protege a mercadoria. Imagine que você está comercializando produtos feitos de vidro. Ele com certeza não chegará seguro apenas com uma caixa de papelão, por exemplo. É necessário investir em um reforço com plástico-bolha e afins.
A partir do momento que o cliente realiza um pedido no site da sua loja, essa informação já é enviada para o estoque ou galpão da sua empresa. Esse dado também pode ser enviado para a empresa responsável pelo seu fulfillment. O importante é que haja a comunicação dessas informações.
Após essa sinalização, os bastidores começam a funcionar: o produto é localizado no estoque, separado, embalado, distribuído e transportado. Após todos esses processos, você precisa estar disponível para feedbacks, trocas e devoluções, se necessário.
O fulfillment transportadora então garante que os produtos cheguem em tempo hábil e conservado no endereço do cliente. É possível afirmar, com base nisso, que esse fulfillment é essencial em uma estratégia de fidelização de clientes – aumentando o lucro do negócio.
Como você já pôde perceber, o fulfillment tende a tornar mais prático o dia a dia de uma empresa, ao mesmo tempo que agrega eficiência e produtividade ao setor logístico. Para isso, é necessário conferir o que acontece em todas as etapas, além do fulfillment transportadora, claro.
Tudo começa no estoque, afinal, é o local em que os produtos são armazenados e organizados de modo a acelerar as próximas etapas. Esse estoque pode ser em um armazém simples, um galpão alugado ou até mesmo em um espaço terceirizado. Escolha a opção que melhor atenda às suas demandas de entrega e de custos logísticos nesse momento.
O que importa na etapa de estoque é que você realmente tenha o controle de tudo que acontece com as suas mercadorias armazenadas – ou seja, de acordo com as movimentações, entradas e saídas. Isso evita o excesso e a falta de produtos.
Quando o cliente realiza o pedido, o estoque recebe a informação e separa os produtos. É necessário garantir que as mercadorias corretas serão separadas, pois a execução equivocada aqui pode gerar uma troca ou devolução no futuro. Na prática, isso significa aumento nos custos logísticos.
Com os produtos corretos separados, eles podem ser embalados. Essa embalagem deve ser específica para a conservação das mercadorias, fazendo com que o seu transporte não prejudique em nada o seu funcionamento. Além disso, avalie a possibilidade de padronização das embalagens.
A partir de agora que de fato os produtos são transportados, e esse trajeto depende do tipo de transporte que você investiu: você conta com uma frota própria ou terceirizada operada por seus colaboradores ou transportadora terceirizada? Priorize as opções de transporte que executem a entrega no tempo informado ao cliente e com segurança aos produtos.
Agora chegamos ao fim: temos a etapa de pós-venda. Aqui podem ser recebidos pedidos de troca ou devolução diante de algum problema com o produto, por exemplo. Outra tarefa exercida nessa etapa é a de coleta de feedbacks, entendendo qual a opinião do consumidor sobre a sua experiência de compra.
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