Fazer com que um pedido chegue à casa do cliente não é uma tarefa fácil – e os gestores e líderes sabem muito bem do que estamos falando. Para que isso seja possível, é necessário definir uma logística eficiente, com todas as etapas sendo executadas com êxito.
E uma dessas etapas é a de expedição, que merece um destaque importante. É sobre isso que falaremos a seguir.
A expedição de mercadoria pode ser vista como a última etapa de todo o seu processo logístico, sendo a ligação entre a empresa e o cliente, uma vez que ela acontece antes de entregar o produto ao consumidor.
Na prática, essa expedição se refere ao conjunto de ações envolvidas no envio de uma mercadoria até o seu destino final. Logo, ela é uma etapa primordial dentro da cadeia logística, uma vez que a sua execução impacta de forma direta na experiência de compra.
Após a realização de um pedido por parte do cliente, ele é informado sobre uma estimativa de data que pode vir a receber seu produto. Logo, ele cria uma expectativa sobre essa previsão, e caso você não consiga cumprir com o prometido, provavelmente ele se sentirá frustrado.
Como principais consequências disso, é possível destacar a diminuição de satisfação do seu público consumidor, menor fidelização de clientes e troca ou devolução de mercadoria.
Para evitar esse cenário prejudicial à sua empresa, você deve garantir que todas as etapas sejam bem executadas no processo logístico adotado, incluindo a expedição de mercadorias.
A expedição de mercadoria é um ponto chave nas estratégias de fidelização de clientes e fortalecimento da sua marca frente à concorrência. Logo, é essencial garantir que os produtos sejam expedidos de maneira correta.
Essa é uma oportunidade que a sua empresa tem de firmar contato com o consumidor, melhorando a sua experiência de compra e, consequentemente, provocando aquela sensação e encantamento com o serviço.
Imagine que todos os seus esforços antes da expedição terão sido sem sentido caso o recebimento da mercadoria tenha sido frustrada – desde a produção do produto até a entrega.
Isso sem contar com gastos adicionais que não terão valido a pena, como o desperdício de energia e tempo, reenvio de itens, rotatividade no armazém e taxações, por exemplo.
Agora que você tem uma visão geral sobre a expedição de mercadoria, é o momento ideal para entender como ela funciona na prática. Desse modo, é possível dividi-la em 4 etapas.
O primeiro passo é planejar como serão feitas as entregas, isto é, estamos falando de um trabalho diário que precisa ser revisado frequentemente. As entregas dependem da região e dos produtos que serão enviados ao cliente. Cada demanda tem as suas particularidades.
Por isso, é neste momento que devem ser identificados e conferidos os produtos que serão preparados para a entrega. Em seguida, é necessário organizar uma lista com todos os produtos para a separação.
Com a parte interna resolvido, defina o meio de transporte e o modo que isso vai acontecer, por exemplo, se a entrega é feita com a sua própria frota ou de forma terceirizada (que tende a diminuir os seus custos).
Defina um cronograma de ocupação de cargas e docas e planeje o espaço utilizado temporariamente para armazenar os produtos que serão expedidos.
Após o planejamento, deixe tudo organizado. Combine e agrupe as mercadorias com o intuito de prepará-las para serem expedidas. No geral, esse processo pode ocorrer em uma área destinada ao armazém e ao picking, logo após os produtos selecionados serem separados.
Por parecer uma etapa simples, é comum que os lojistas não se importem com essa organização. No entanto, sem planejar como esses agrupamentos serão executados, alguns erros podem vir à tona: a quantidade de produtos errada ser enviada ou o produto em si enviado não ter sido solicitado.
Imagine a frustração do seu cliente ao abrir a encomenda e descobrir que recebeu a mercadoria incorreta.
Chegamos à etapa mais burocrática da expedição de mercadoria, mas não a deixe de lado. Isso porque é neste momento que você deve conferir os documentos envolvidos no pedido, como o recebimento dele, ordem de picking, nota de entrega, rota e afins.
Essa é uma forma de garantir que os pacotes separados e devidamente embalados sejam entregues ao cliente correto. É aqui que entra a importância de ter um sistema de gerenciamento de armazém, integrando todos os setores.
Chegamos ao fim: a etapa de carregamento. Agora que todas as mercadorias foram devidamente checadas com base nas suas especificidades, elas podem ser enviadas para a rota de entrega em direção aos seus respectivos destinos.
Aqui temos um cuidado especial com a escolha do modal de transporte, uma vez que você precisa escolher a melhor opção para transportar a sua carga. Além disso, decida como os produtos serão movimentados no veículo – normalmente isso é feito através do uso de empilhadeiras e de paleteiras.
Se a etapa de expedição de mercadoria é uma dificuldade para o seu negócio, considere terceirizá-la!
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