Ter controle sobre o departamento de expedição da sua empresa é essencial para oferecer uma boa experiência de compra aos seus consumidores. Saiba mais!
A priori, conceitua-se a expedição como a garantia de cumprimento dos prazos acordados. Ademais, neste processo, encontramos outras etapas que partem do recebimento do pedido até a entrega, passando pelo faturamento, montagem, separação e transporte. Por isso, com a organização e automatização desse setor, é possível cumprir com os prazos previstos.
O departamento de expedição desempenha um papel fundamental em muitas empresas e organizações, independentemente do setor em que atuam. Sua importância é multifacetada e inclui várias funções essenciais para o funcionamento eficiente de uma empresa.
Veja algumas das principais razões pelas quais o departamento de expedição é importante:
Ter um departamento de expedição que controle na sua empresa garante que os prazos dados pela equipe de vendas sejam cumpridos. E isso exclui, por exemplo, possíveis percalços no meio do caminho, a exemplo de atraso com a montagem ou no transporte.
Com esse controle, é possível ter uma atuação ágil para consertar algum imprevisto. Além disso, esse investimento aprimora a gestão de estoque da sua empresa, pois você saberá exatamente o que está, ou não, disponível no seu armazenamento.
Logo, ao adotar esse tipo de departamento, a gestão de estoque se torna otimizada. Inclusive, se você conta com um sistema de logística integrada, como o da Platinum Log, isso significa que todos os setores poderão se comunicar.
Por exemplo, após algum vendedor da empresa fechar um pedido, esse produto será reservado para o despacho ao cliente – e não arriscar a sua venda à outra pessoa. Com isso, o produto estará reservado no estoque.
A implementação de um departamento de expedição não é algo simples, e por esse motivo exige alguns cuidados.
O primeiro passo para implementar um departamento de expedição na sua empresa é mapear os processos desse setor, desde o controle e armazenagem até a expedição propriamente dita. Isto é, você, como gestor, terá uma visão bem ampla sobre o setor e como controlá-lo.
Logo em seguida, todos os seus funcionários devem se tornar especialistas nos processos envolvidos, recebendo a capacitação necessária, além do engajamento e motivação. Inclusive, eles podem ser fundamentais nesse mapeamento.
Após reunir todas as informações e organizá-las, você poderá mensurar o tempo, custos e demais detalhes sobre o fluxo de trabalho desse departamento. Isso tornará as atividades mais objetivas e ágeis.
Outra etapa importante na implementação desse departamento é realizar um benchmarking. Isto é, você deve analisar o seu negócio considerando as experiências no geral (negativas ou positivas).
Ademais, é primordial observar o negócio “do lado de fora”, analisando as práticas positivas dos seus concorrentes diretos. Pode ter certeza de que outras empresas passam por problemas muito parecidos com os da sua.
Para implementar, de forma adequada, um departamento de expedição na sua empresa você deve controlar a movimentação dos produtos. Além do armazenamento em si, é preciso investir em medidas de estocagem desses itens. Assim, sob qualquer modificação, você terá acesso a esses dados.
Além de definir localizações estratégicas para cada produto, para organizar e automatizar o departamento de expedição, é necessário ter um protocolo para a movimentação dos itens. Isso pode envolver, por exemplo, o registro em alguma plataforma de logística.
Os processos logísticos de qualquer empresa precisam da sua atenção especial. Por isso, é de suma importância levar a sério qualquer modificação nessas operações, como a criação de um departamento de expedição – o que influencia bastante na logística de um negócio.
Sendo assim, conte com a Platinum Log, que oferece uma solução de logística integrada visando uma melhor execução logística nas tarefas diárias da sua empresa. Acesse o nosso site oficial e saiba como podemos alavancar os seus resultados.