Fulfillment é a execução da gestão de processos logísticos e operacionais que vai desde a realização do pedido até a entrega para o consumidor final. Desse modo, confira como o fulfillment pode ser vantajoso para o seu negócio.
Essa estratégia logística é primordial para determinar o sucesso, ou não, de um e-commerce. Desse modo, o fulfillment não se resume à etapa de entrega de um pedido ao cliente, ele vai muito além.
Por esse motivo, vamos entender a seguir de que maneira esse processo pode beneficiar o seu e-commerce.
A priori, julgamos importante definir o que é o fulfillment, a fim de contextualizar melhor o assunto. Dessa maneira, saiba que o fulfillment se refere aos processos entre o recebimento de um pedido até a sua entrega. Sendo assim, a premissa do fulfillment é garantir a qualidade dessa operação interna em uma empresa.
Nesse sentido, podemos definir como um dos pilares do fulfillment a satisfação dos clientes. Logo, as empresas que investem nessa estratégia buscam otimizar a cadeia de suprimentos e simplificar os processos internos.
A principal finalidade neste momento é equilibrar a qualidade dos serviços prestados, realizando a entrega do pedido tão bem quanto a venda.
O fulfillment pode ter o seu funcionamento muito diverso e isso varia de acordo com cada empresa. Vemos, então, que a operação de fulfillment possui algumas etapas, como o gerenciamento de produtos, seleção de embalagem, cubagem, roteirização e entrega.
É neste momento que se torna interessante discutir sobre os métodos de funcionamento do fulfillment, pois pode ser através de dropshipping, interno e terceirizado. No primeiro caso, após a realização do pedido por meio do cliente, o próprio fornecedor recebe essa solicitação e envia o produto ao cliente.
No fulfillment interno, todas as operações ocorrem com a própria empresa, envolvendo os seus veículos e mão de obra contratada. Essa é a opção que mais envolve custos. Por fim, o fulfillment terceirizado consiste na contratação de uma empresa especializada nos serviços que você deseja transferir.
O processo de fulfillment é dividido em algumas etapas. Afinal, estamos falando de uma jornada que parte do recebimento do pedido e vai até o pós-venda. Assim, nesse caminho existem etapas primordiais que precisam ser mencionadas, como:
Existem algumas maneiras de colocar em prática na sua empresa a estratégia de fulfillment, sendo algumas delas:
O processo logístico de fulfillment é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.
Conheça a nossa tecnologia e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.