O que é fulfillment?

Fulfillment é a devida gestão de processos logísticos que abrange desde a realização do pedido até a entrega ao consumidor final. Entenda melhor sobre o tema!
O que é fulfillment?

Fulfillment é a execução da gestão de processos logísticos e operacionais que vai desde a realização do pedido até a entrega para o consumidor final. Desse modo, confira como o fulfillment pode ser vantajoso para o seu negócio. 

Essa estratégia logística é primordial para determinar o sucesso, ou não, de um e-commerce. Desse modo, o fulfillment não se resume à etapa de entrega de um pedido ao cliente, ele vai muito além.

Por esse motivo, vamos entender a seguir de que maneira esse processo pode beneficiar o seu e-commerce.

O que é fulfillment e como ele funciona?

A priori, julgamos importante definir o que é o fulfillment, a fim de contextualizar melhor o assunto. Dessa maneira, saiba que o fulfillment se refere aos processos entre o recebimento de um pedido até a sua entrega. Sendo assim, a premissa do fulfillment é garantir a qualidade dessa operação interna em uma empresa.

Nesse sentido, podemos definir como um dos pilares do fulfillment a satisfação dos clientes. Logo, as empresas que investem nessa estratégia buscam otimizar a cadeia de suprimentos e simplificar os processos internos.

A principal finalidade neste momento é equilibrar a qualidade dos serviços prestados, realizando a entrega do pedido tão bem quanto a venda.

O fulfillment pode ter o seu funcionamento muito diverso e isso varia de acordo com cada empresa. Vemos, então, que a operação de fulfillment possui algumas etapas, como o gerenciamento de produtos, seleção de embalagem, cubagem, roteirização e entrega.

É neste momento que se torna interessante discutir sobre os métodos de funcionamento do fulfillment, pois pode ser através de dropshipping, interno e terceirizado. No primeiro caso, após a realização do pedido por meio do cliente, o próprio fornecedor recebe essa solicitação e envia o produto ao cliente.

No fulfillment interno, todas as operações ocorrem com a própria empresa, envolvendo os seus veículos e mão de obra contratada. Essa é a opção que mais envolve custos. Por fim, o fulfillment terceirizado consiste na contratação de uma empresa especializada nos serviços que você deseja transferir.

Conheça as principais etapas do processo de fulfillment

O processo de fulfillment é dividido em algumas etapas. Afinal, estamos falando de uma jornada que parte do recebimento do pedido e vai até o pós-venda. Assim, nesse caminho existem etapas primordiais que precisam ser mencionadas, como:

  1. Estocagem dos produtos: a primeira etapa do fulfillment é a estocagem de produtos, pois a sua mercadoria deve ser armazenada em algum lugar. Nesta etapa, o foco deve ser a organização dos itens, pois nas próximas etapas você vai entender como é importante encontrar os produtos com facilidade.
  2. Separação dos pedidos: é na etapa de separação que começamos a jornada do cliente. Aqui a empresa recebe o pedido do consumidor e realiza a separação dos itens solicitados. Com um possível aumento da demanda, essa etapa exige que o seu estoque seja muito bem organizado.
  3. Embalagem das mercadorias: depois que as mercadorias são separadas, elas precisam ser embaladas para que cheguem seguras até o seu destino final. Sendo assim, a empresa precisa pensar em uma embalagem que seja funcional, prática e conserve o produto até a sua chegada ao cliente. Algumas empresas costumam incluir nessa etapa a conferência dos pedidos, diminuindo a incidência de falhas.
  4. Transporte até o destino: com os pedidos separados, conferidos e devidamente embalados, eles estão prontos para a expedição até o endereço do consumidor. Aqui vemos a importância de investir em uma embalagem de qualidade.
  5. Pós-venda: a etapa de pós-venda é essencial para garantir que o seu processo logístico está funcionando. Isso porque é nesta etapa que você confere com o cliente se ele recebeu corretamente o produto solicitado e se ele funciona da forma esperada. Por isso, esse setor deve coletar feedback, reclamações, elogios e demais comentários dos consumidores.

Fulfillment para e-commerce na prática!

Existem algumas maneiras de colocar em prática na sua empresa a estratégia de fulfillment, sendo algumas delas:

  • Contrate uma empresa terceirizada de confiança, como a Platinum Log, que oferece um serviço de qualidade para os seus clientes;
  • Realize a segmentação dos SKUs (indicador do controle de estoque);
  • Defina métricas a serem alcançadas para medir se o processo está correto ou não; e
  • Invista em recursos tecnológicos.

Conte com nossa expertise para ter ao seu lado a melhor empresa de fulfillment

O processo logístico de fulfillment é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa.

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.

Conheça a nossa tecnologia e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

Soluções Logísticas Completas
Quero Movimentar
tpl fulfillment
Nosso Fulfillment
movimenta seu negócio.
Cases
Fique por dentro
Blog
Fale Conosco
Contato