O estoque é o setor principal de qualquer loja, afinal, é nele que encontramos toda a fonte de vendas e lucro para um negócio. Por isso, quando uma empresa tem o estoque parado, isso pode acarretar alguns prejuízos.
Pensando nisso, hoje separamos 5 dicas para você lidar com esse cenário da melhor forma. Isso porque ter produtos guardados no galpão ou em outro espaço físico significa que você não está ganhando dinheiro. Não necessariamente isso pode ser um prejuízo, mas, de qualquer forma, os resultados não são positivos. Entenda a seguir!
A priori, é interessante trazer a importância de contar com uma gestão e, consequentemente, controle de estoque. Até porque se você está com o estoque parado é porque algo não deu certo no meio do caminho.
Desse modo, o estoque de um negócio precisa se basear na demanda de pedidos que a empresa recebe. Assim, contar com um gestão nesse setor significa comprar menos unidades de produtos com baixa saída, por exemplo. O excesso de itens pode provocar o estoque parado.
Com o seu estoque organizado, é possível ter controle de todos os itens que saem ou entram e a sua rotatividade. Isso é muito importante na hora de entender o perfil dos seus principais consumidores, com as suas preferências em relação à compra de certos itens.
Embora essa gestão seja primordial para o sucesso de um negócio, nem todas as empresas investem nesse controle, o que é um erro. Apesar de parecer complicado em um primeiro momento, a gestão de estoque é fundamental para o sucesso do seu negócio.
Após entender os motivos para contar com uma gestão de estoque, podemos partir para as dicas. No geral, o estoque parado é causado por excesso de produtos ou má gestão desses itens. Porém, se você não conseguiu prevenir esse problema, saiba como se livrar dele.
A primeira dica é priorizar a organização, por mais que pareça que não tem mais sentido. Mesmo com o estoque parado, você deve dar os próximos passos visando a organização dos itens. Além disso, mantenha a disciplina a fim de evitar a repetição desse problema.
Assim, organize os produtos que estão em excesso e quais são os causadores do estoque parado. Após isso, você poderá ter uma visão melhor de quais itens estão em falta, quais podem ser incluídos em estratégias de venda etc.
Ao falarmos sobre disciplina, estamos nos referindo a algumas práticas como:
Antes de seguir ou pensar em qualquer estratégia para melhorar o estoque parado, você precisa entender os motivos de ter chegado a esse ponto. Sendo assim, o seu primeiro passo é identificar quais produtos possuem menor e maior rotatividade.
Ou seja, quais são os produtos mais procurados pelos clientes e quais precisam de um impulso para serem vendidos. Com isso, você terá uma noção dos produtos que podem ou não ficar estocados por mais tempo.
Se você está comprando muitos itens que têm baixa saída, esse é o motivo de ter estoque parado. Confira ainda se a causa desse estoque parado é o valor atribuído às mercadorias ou se o material utilizado é de baixa qualidade.
Agora que você já entendeu os principais motivos para ter o seu estoque parado, pense em estratégias que possam impulsionar as vendas. Nesse sentido, é comum ver que as principais soluções são promoções, kits e combos.
Por isso, se você está com estoque parado, uma boa solução é oferecer aos clientes desconto em produtos que sejam a principal causa desse problema. Além disso, você pode montar um kit com produtos de baixa saída com os que são mais procurados. Isso vai valorizar o kit e os clientes vão se interessar com facilidade.
É de suma importância que você invista em estratégias que tenham como intenção atrair os consumidores. Porém, isso deve ser feito com planejamento e organização para não prejudicar mais ainda o seu estoque.
Não há nada de errado em firmar parcerias com outras empresas. Ao contrário do que muitos pensam, isso não diminui a sua competitividade. Porém, essa escolha de parcerias deve ser com muito cuidado para não manchar a imagem do seu negócio.
Nesse sentido, se você tem como objetivo firmar uma parceria com outras empresas, escolha quem pode agregar. Dito isso, essa é uma excelente alternativa para solucionar aos poucos o seu problema de estoque parado.
Por fim, a nossa última dica é que você conheça melhor o seu cliente e entenda as suas principais necessidades. Isso vai ajudar não só a resolver o problema de estoque parado, mas em outras estratégias também.
Saiba quais são os produtos preferidos do seu cliente, qual o período que ele costuma adquirir esses itens e outras informações. Qualquer dado pode ser relevante na hora de entender o seu cliente.
Apenas conhecendo o seu público será possível oferecer um preço e produto de qualidade para ele.
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