Você está em busca da integração de dados da sua empresa e uma melhor performance? Então, conheça o recurso ideal para isso: Enterprise Resource Planning!
Ao longo dos últimos anos, a eficiência e a integração de processos se tornaram peças essenciais para o sucesso das empresas. Nesse sentido, o sistema ERP (sigla para Enterprise Resource Planning) desempenha um papel chave, trazendo uma solução ampla para gerenciar as operações de um negócio. Pensando na sua importância, elaboramos um guia completo sobre essa ferramenta. Confira a seguir!
Leia mais: A importância da integração de sistemas para o setor logístico
A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning” ou, em português, sistema de gestão integrado. Esse recurso tecnológico é um grande aliado dos gestores da empresa, ajudando a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes departamentos, desde as vendas, finanças e estoque até os recursos humanos.
Com a centralização das informações em uma plataforma, o fluxo de dados da empresa se torna fluido e é compartilhado com bastante facilidade. Além disso, podemos afirmar que essa solução retira a duplicidade de dados. Como resultado, a solução se mantém como uma base única e confiável, trazendo à tona o acesso a insights valiosos, que contribuem para uma tomada de decisão assertiva.
Portanto, estamos falando de um software integrado que permite o planejamento e a gestão de recursos empresariais. A solução funciona através de uma base de dados compartilhada, local em que todas as informações relevantes são armazenadas e atualizadas em tempo real, permitindo o acesso e a colaboração de setores e usuários.
Ficou claro para você para que serve o Enterprise Resource Planning? O ERP serve para facilitar a coordenação e o fluxo de informações entre departamentos, permitindo que eles compartilhem dados e trabalhem de forma integrada. Ao consolidar dados em uma única plataforma, o ERP traz uma visão abrangente e em tempo real das operações da empresa. Isso é valioso para a sua tomada de decisões!
A aplicação desse sistema de gestão integrado à rotina da empresa é, na verdade, bem simples. De modo geral, o Enterprise Resource Planning visa facilitar a gestão das informações de setores da organização para aumentar o acompanhamento de processos.
Isso significa que, ao invés de cada departamento utilizar um software, o que costuma gerar erros nas informações e comprometer a capacidade produtiva, há um único sistema. Essa integração dos dados aumenta a eficiência da gestão e dá rapidez aos procedimentos.
Assim, o funcionamento do ERP aprimora diversos aspectos, como monitorar as vendas, administrar as contas a pagar e a receber, permitir uma comunicação entre as equipes efetiva e muito mais.
O Enterprise Resource Planning também trabalha os níveis mais estratégicos como definição de níveis de estoque, gestão do time de vendas, gestão fiscal da empresa, geração de relatórios e outras funcionalidades, servindo como apoio à tomada de decisão.
Engana-se quem pensa que o Enterprise Resource Planning se limita ao apoio às atividades operacionais. Isso porque ele também fornece subsídios à segurança das informações. Além de manter um bom relacionamento com os clientes, essa é uma forma de conquistar competitividade e evitar prejuízos à reputação.
Veja a seguir algumas das ferramentas utilizadas para a segurança de dados.
Criptografar é, de forma resumida, tornar os dados inacessíveis para qualquer pessoa que não possua a devida autorização. Esse processo é feito através de protocolos de codificação específicos, que misturam as informações, tornando-as impossíveis de visualizar.
O foco do firewall é monitorar o tráfego entre o banco de dados do ERP e os setores que o utilizam. Com essa fiscalização, os ataques são identificados com facilidade e automaticamente bloqueados. Apesar de não influenciar no sistema em si, ele interrompe o acesso a determinadas informações.
O acesso restrito oferece uma visão dos dados por colaboradores e gestores credenciados. Esse controle permite saber quem e quando verificou, reduzindo a chance de invasões. Também é possível implantar links dedicados, a depender das demandas e da capacidade da sua empresa.
Em suma, saber o que é o ERP e implantá-lo no seu negócio é uma forma de manter os dados corporativos confidenciais.
O Enterprise Resource Planning oferece diversos benefícios, e trouxemos alguns a seguir. Confira!
Ficou interessado no Enterprise Resource Planning e deseja implementar esse sistema de gestão integrada na sua empresa? Conte com a Platinum Log!
Nossa Solução Logística Integrada é a chave para uma operação otimizada e eficiente. Através da nossa API, unificamos WMS, ERP, Transportadoras e Marketplaces em um único OMS, simplificando o gerenciamento e permitindo uma visão completa de toda a cadeia logística.
Essa é a integração perfeita entre sistemas, com o objetivo de agilizar processos, reduzir erros e proporcionar maior controle sobre todas as etapas, desde a entrada de pedidos até a entrega final. Com a Platinum Log, sua operação alcança um novo nível de excelência e eficácia.
Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!