Saiba como você pode tornar o seu negócio mais competitivo com a redução de custos logísticos em sua empresa. Continue nos acompanhando.
No geral, os processos da logística costumam trazer consigo muitas dores de cabeça nos gestores. Essa área hoje é um conjunto de tarefas que devem ser reduzidas ao máximo em uma empresa.
Apesar de parecer algo impossível para muitos gestores, existem algumas possibilidades que vêm sendo apontadas para a redução de custos logísticos. Algumas estratégias são Just In Time, cross-docking, redução de estoque e eliminação de atividades que não agregam valor aos serviços e produtos. Continue nos acompanhando e saiba como reduzir os gastos logísticos.
Na maioria das empresas, os custos logísticos vêm logo após o custo das mercadorias vendidas (CMV). Nessas empresas, existe o hábito de trazer somente uma parte dos custos logísticos aos custos de fabricação dos produtos, e a outra parte é dividida entre os gastos de armazenagem e distribuição.
Se você deseja realizar uma redução de custos logísticos, é necessário conhecer o custo total do produto e todos os custos resultantes das operações logísticas. Agora você deve estar se perguntando como é possível identificar esses custos com a maior precisão possível. E a resposta disso é: mapeamento.
A chave para a redução de custos é fazer um mapeamento dos processos logísticos, em especial no formato de fluxos. A cada tarefa ou etapa, devem ser atribuídas uma ou mais pessoas responsáveis. Você também precisa entender o funcionamento de cada etapa, performance e quais são os indicadores mais eficientes a fim de demonstrar sua interferência nos custos.
Essas são apenas algumas das principais operações que promovem os custos logísticos dentro de uma empresa. Por meio da análise de custos logísticos, é mais fácil tomar decisões que se relacionam com o controle e a redução de custos logísticos ao longo do tempo.
Isso permite uma avaliação dos melhores investimentos em infraestrutura, em equipamentos e em sistemas de automação e à comparação com o segmento industrial que atua na mesma área.
Após analisar cuidadosamente as operações que possuem os principais custos logísticos, o gestor deve criar uma matriz que traz visão ampla e realista, de forma a favorecer a melhor tomada de decisões. Essa matriz deve trazer aspectos como:
No que se refere à redução de custos logísticos e ao aumento da produtividade na movimentação de materiais, as melhores práticas para a redução de custos são:
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte conosco. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.