Para manter o seu negócio moderno e atualizado, você deve conhecer as principais tendências do mercado de e-commerce brasileiro para 2023.
O e-commerce brasileiro está em constante evolução, e os negócios inseridos neste novo cenário precisam se manter atualizados. Além de isso ser um fator de competitividade entre as empresas, adotar as tendências do mercado pode auxiliar a sua empresa a alcançar resultados expressivos.
É interessante destacar que o e-commerce brasileiro experimenta um crescimento rápido, em comparação com 2021. De acordo com a Pesquisa Global Payment Report, da Worldpayfrom FIS, esse crescimento foi de 16% e, inclusive, o Brasil é o país que apresenta maior avanço na América Latina.
Esta mesma pesquisa também aponta positivamente para o crescimento das PMEs, as Pequenas e Médias Empresas no e-commerce. Dito isso, vamos conferir a seguir as principais tendências para o e-commerce brasileiro para 2023 e como isso pode modernizar o seu negócio.
A primeira tendência que trouxemos é o Mobile Shopping, ou simplesmente Mobile Commerce. Essa técnica já está presente no e-commerce brasileiro desde 2021, e hoje é considerada uma técnica indispensável.
Em resumo, o Mobile Shopping é uma compra realizada através de dispositivos móveis, a exemplo dos tablets e celulares. Por trás disso, encontramos alguns benefícios como segurança e rapidez nas compras, negação em sites responsivos e uma diversidade na hora do pagamento.
De acordo com os dados divulgados pela Nasdaq, até 2040, a expectativa é que 95% das compras sejam realizadas online. Isso significa que o seu negócio deve estar atento a técnicas como essa, do Mobile Shopping, a fim de entregar uma experiência de compra de qualidade.
Outra tendência para o e-commerce brasileiro é a sustentabilidade – que, na verdade, se estende para o mundo inteiro. Neste momento, a sustentabilidade se refere à práticas corretas, do ponto de vista ecológico. Logo, você deve ser transparente com o público, investindo em processos ecológicos e que não agridam muito o meio ambiente.
Além de contar com práticas sustentáveis, o segmento de produtos nessa linha pode ser um ótimo investimento. O ideal é que você adote uma postura honesta e autêntica. Por isso, esteja atento à tecnologia e sustentabilidade para o e-commerce, tendo em vista que são termos intimamente ligados e com vasto crescimento no mercado.
Outra tendência para 2023 é a pesquisa por voz. Essa técnica tende a aumentar as conversões e simplificar a etapa de checkout. Algumas tecnologias atuais que já têm investido nisso são a Alexa, Siri e o Google Assistant. Esses exemplos possuem uma aliança aos bots de processamento e criar uma experiência única de compra.
Segundo um estudo recente da Juniper Research, as vendas do e-commerce que se realizam por meio da pesquisa por voz podem atingir 19 bilhões de dólares no ano de 2023 – enquanto em 2021, esse dado era de 4,6 bilhões.
O Social Commerce é uma tendência que veio para ficar. Isso porque as redes sociais hoje possuem uma influência enorme na decisão de compra dos consumidores. Prova disso é a pesquisa do PWC Brasil, em que comprova que as redes sociais são capazes de consolidar informações importantes para os consumidores em nosso país.
Dentre as principais ferramentas utilizadas para ajudar o consumidor a decidir sobre uma compra, esse estudo aponta as redes sociais em primeiro lugar (com 46% no Brasil) e, em seguida, temos os sites que comparam preços (com 36% no Brasil).
O Social Commerce, ou S-Commerce, pode ser entendido como uma estratégia que utiliza as redes sociais para divulgação, vendas e impulsionamentos de produtos ou serviços. Assim, nessa abordagem, você pode agregar mais credibilidade e autoridade à sua marca.
Uma experiência de compra não acaba após a entrega do produto ou realização do serviço. Mesmo após esse momento, a sua empresa deve demonstrar ao cliente que se importa com ele, perguntando como foi a experiência com o produto, desde a compra até a utilização.
Isso é importante para que você fidelize clientes e conquiste o seu espaço no mercado. Uma dica interessante é que você estimule os consumidores a deixarem resenhas e avaliações sobre o seu produto ou serviço. Isso faz com que novos clientes saibam como é contar com os seus serviços.
Por fim, é importante que você avalie o setor de logística para e-commerce e implemente novas técnicas modernas. A entrega de um produto é um dos momentos mais decisivos na experiência do cliente, logo, ela impacta na satisfação dele.
Atualmente, vemos que algumas empresas estão investindo em galpões logísticos, por exemplo. Isso é feito com o intuito de otimizar as entregas da empresa ou no Omnichannel, que é uma abordagem multicanal de vendas.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, em especial, no que se refere à modernização da empresa. Logo, nada melhor do que ter ao seu lado uma plataforma logística que adota as principais tendências do e-commerce brasileiro.
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