Existem diferentes tipos de estoque e cada um deles tem um objetivo específico. Conheça os principais exemplos e saiba qual melhor se adequa ao seu negócio!
Gerir o setor de armazenamento de uma empresa pode ser bastante desafiador, afinal, essa é a área que lida com os ativos do negócio. Por isso, obter o máximo de conhecimento acerca deste setor é primordial para tomar decisões estratégicas, e isso começa com o fato de explorar os principais tipos de estoque para escolher o adequado. Confira a seguir!
O primeiro passo para escolher entre os principais tipos de estoque disponíveis no mercado é explicar as opções, e é sobre isso que faremos a seguir.
O estoque inativo é aquele que abriga produtos com baixa performance nas vendas, os que se mantêm parados nas prateleiras e por conta disso se tornam obsoletos. Isso costuma ter ligação com o giro de estoque; um indicador que determina se um item possui um alto giro (fast mover), baixo giro (low mover) ou não tem giro (no mover).
Este é um dos poucos tipos de estoque que quanto menor o nível de atividade de cada mercadoria maior será a quantidade de itens inativos. Apesar de ser comum, é interessante sempre que possível evitar que isso aconteça. Alguns fatores podem ser avaliados para que sua empresa não sofra com esse cenário, como é o caso do prazo de validade do produto e o tipo de item em questão.
Além disso, uma opção viável é negociar com fornecedores, pois com uma relação de confiança, você pode substituir esses itens parados por aqueles que têm maior saída. Outro setor que se mostra valioso nesse momento é o de marketing, que atua na divulgação, a fim de atrair o olhar dos clientes.
O estoque mínimo se refere ao depósito que tem a quantidade mínima ideal de cada produto comercializado, apenas com o intuito de prevenir a sua escassez, antes da próxima reposição. Para indicar o volume adequado dos produtos, é preciso analisar a demanda de cada mercadoria, além de datas comemorativas que elevam a procura por certos itens.
Qualquer empresa que não dá a devida importância para o estoque mínimo deve ter em mente que corre o risco de perder competitividade, a preferência do cliente e, claro, a lucratividade.
O estoque máximo é exatamente o contrário do estoque mínimo, pois ele se refere à quantidade máxima de mercadorias que podem ser armazenadas em estoque, por um determinado período. Isso evita itens parados nas prateleiras, causando o desuso.
Mas você sabe como definir a quantidade ideal para o estoque máximo? Fatores como o espaço disponível, disponibilidade financeira e cálculos com base no histórico de vendas ao cliente final devem ser analisados.
Após realizar isso, utilize os dados obtidos para negociar a compra de mais produtos com os fornecedores. A maioria deles oferece descontos e formas de pagamento atrativas para compras em larga escala.
Entre os tipos de estoque, esse é o menos comentado pelos gestores e líderes. Assim, o estoque sazonal é aquele que identifica um aumento na demanda por alguns produtos em um determinado período, e por conta disso eleva a quantidade de itens para satisfazer o cliente final.
Esse estoque é utilizado com frequência em épocas comemorativas, quando é mais provável que ocorra um pico de compras, sendo as datas mais comuns o Natal, Black Friday, Dia das Mães, Páscoa e Dia das Crianças.
Claro que cada empresa tem a data comemorativa que mais aproveita esse aumento de demanda, mas de modo geral a maioria dessas épocas traz um bom retorno financeiro. Assim, o negócio tira proveito da ocasião, satisfaz o cliente e amplia os lucros.
Esse estoque também pode ser aplicado quando o risco de interrupção no fornecimento de certos produtos, seja qual for o motivo, for evidente e inevitável. Desse modo, a compra em maior volume é feita para evitar prejuízos no atendimento ao cliente.
Por fim, para fechar a nossa lista dos principais tipos de estoque, trouxemos o estoque de segurança, que se refere ao armazenamento de todos os produtos que os clientes compram, junto à matéria-prima necessária para sua fabricação. A ideia aqui é manter a cadeia de operações ativa.
Com esse estoque, a empresa coloca a segurança do negócio em primeiro lugar contra imprevistos, como impasses na negociação com fornecedores. Essas eventualidades geram atrasos nas entregas, perda de vendas e demais problemas.
Além disso, um estoque de segurança agrega uma série de benefícios que estimulam o desenvolvimento empresarial, como é o caso da realização de entregas nos prazos, clientes satisfeitos, fluxo de produção contínuo, menos despesas com armazenagem e diminuição nos itens sazonais perecíveis.
Devemos destacar que, para indicar a quantidade exata para o estoque de segurança, você deve procurar um equilíbrio entre lucratividade e investimentos. Logo, é crucial contar com o apoio da tecnologia.
Está precisando de ajuda para melhorar o armazenamento da sua empresa e escolher entre os principais tipos de estoque para definir o ideal? Conte com a Platinum Log e veja o seu negócio decolar!
A Platinum Log oferece serviços especializados de armazenagem em porta pallet, bins ou blocados em mais de 10 Centros de Distribuição estrategicamente localizados nas regiões sul e sudeste do Brasil.
Contamos com um sistema de gestão avançado que garante a acuracidade de expedição em conformidade com os métodos FIFO e LIFO. A partir do uso de coletores de dados, garantimos a rastreabilidade de cada mercadoria armazenada, proporcionando total visibilidade das operações.
Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!