A auditoria interna em uma empresa pode auxiliar em diversas execuções, sendo uma delas a melhora das operações logística. Confira como!
A auditoria logística se trata de uma ferramenta cada vez mais frequente nas empresas, em especial no setor logístico. Isso porque ela pode auxiliar na redução de custos internos, controle de frotas e otimização de processos no geral.
Auditar não é novidade, mas utilizar os seus benefícios no segmento logístico ainda é um assunto recente. Dentre os seus benefícios, é possível destacar a eficiência das operações, garantir a satisfação dos clientes e pontualidade na entrega.
Dito isso, confira a seguir como a auditoria interna pode ajudar o seu setor logístico!
A auditoria interna no setor logístico tem como principal objetivo a identificação dos pontos que a área precisa melhorar. Após realizar todo o diagnóstico, você enquanto gestor poderá verificar o que deve ser corrigido com urgência a fim de executar da melhor forma os seus processos.
Isso se aplica a todos os processos logísticos, como o transporte e armazenamento, que são detalhadamente inspecionados na auditoria. Neste processo, todas as informações mais relevantes são colhidas e reunidas.
Para ter o resultado esperado (como aumento de vendas ou de fidelização), é necessário corrigir o quanto antes o que não está funcionando – e a auditoria atua neste momento. Isso evita o aumento de gastos e erros.
No geral, é possível entender a auditoria interna como um processo que coleta dados do setor logístico, a fim de traçar metas e a performance atual. Assim, é mais fácil mudar ou retirar o que for necessário.
Como funciona na prática a auditoria interna na logística?
Na prática, a auditoria interna pode ser aplicada de duas formas no seu setor logístico: de forma interna ou externa.
A auditoria externa é realizada por uma empresa especializada nessa tarefa, auditando o seu negócio e enviando os dados. Já a interna precisa envolver os seus colaboradores – para isso, eles precisam ser capacitados e não podem inspecionar a área que já trabalham.
Por conta disso, a auditoria externa costuma ser a mais indicada, mas a interna também traz bons resultados. Essa recomendação serve apenas para diminuir a burocracia.
Seja como for, o processo de auditoria começa com o mapeamento das suas operações logísticas, detalhando todas as tarefas e o fluxo em si. Depois, algumas variáveis são analisadas, as qualitativas (se o que foi planejado se concretizou) e quantitativas (medidas numéricas).
Ao longo da auditoria interna, algumas situações são simuladas para se preparar em demandas futuras. Essa é uma forma de descobrir a probabilidade de continuar ativo no futuro, com as devidas correções.
O que deve ser auditado?
Afinal, o que precisa ser auditoria nesse processo? Aqui você pode incluir todos os tópicos que possam trazer uma melhor previsibilidade para a sua empresa. Essa previsão precisa ser acompanhada de uma análise atual, isto é, como está o desempenho hoje em dia do seu negócio.
Por isso, pode entrar nessa lista a taxa de atendimento, grau de satisfação, taxa de resolução de problemas, acompanhamento dos pedidos, rastreamento, tempo do processamento do pedido e afins.
Não se esqueça ainda de incluir os custos envolvidos em um atendimento e o uso de recursos da empresa. Esses índices dão uma boa noção sobre o escalonamento de gastos, visando o equilíbrio financeiro.
Outras informações que podem ser auditadas são o relacionamento com fornecedores, terceirização, planos de distribuição, armazenamento, ações de produção e marketing.
Muitos gestores acreditam que não é necessário realizar uma auditoria interna nas empresas, uma vez que o lucro é só o que importa. Porém, este é um pensamento momentâneo, que pode gerar alguns prejuízos no futuro.
Sem o devido planejamento e análise do desempenho da sua empresa não é possível expandir de forma saudável. E a auditoria promove justamente esse entendimento, do que está acontecendo hoje e como isso pode melhorar para o futuro.
Além disso, o setor logístico é um dos que mais merece atenção em uma empresa, seja qual for o seu porte. Essa é a área responsável por captar e fidelizar clientes, que posteriormente resulta em um maior lucro.
Logo, realize uma auditoria para melhorar as suas etapas logísticas, como:
Com a auditoria, você pode aproveitar os seguintes benefícios:
Melhorar a sua frota de veículos: com a análise dessas informações, é possível investir em uma roteirização melhor e na aplicação de recursos para rastreamento de entregas.
Estratégia logística: confira o que pode ser modificado sem interferir na qualidade dos seus serviços, com menos investimentos.
Informações precisas: a auditoria permite uma melhor visualização do seu fluxo logístico, com dados precisos. Isso também ajuda na tomada de decisões, tornando-a mais ágil e eficaz.
Para realizar uma auditoria interna no seu setor logístico, é preciso ter informações. E nada melhor para reunir esses dados do que um sistema de gestão integrada com informações real time, como o que a Platinum Log oferece.
A tecnologia será a sua maior aliada, pois sem dificuldades ela reúne todos os dados que você precisa analisar. E por isso a Platinum Log traz soluções inteligentes e modernas para que você analise o seu atual desempenho.
Confira as nossas soluções tecnológicas e entenda como podemos ajudar o seu negócio!