Precisa de ajuda para gerir melhor o depósito da sua empresa? O WMS software pode ser um grande aliado nesse sentido. Entenda melhor sobre o tema a seguir!
Você conhece o WMS software? Esse sistema é um exemplo prático de como a tecnologia pode facilitar o dia a dia de qualquer empresa. Isso porque as rotinas são otimizadas e integradas com este sistema.
Mas, para saber usá-lo, é preciso entender como funciona, qual a sua diferença em relação ao sistema TMS, quando é necessário investir em uma ferramenta como essa e como você pode escolher o software ideal para a sua empresa.
A evolução dos softwares de gestão de armazéns é parecida com outras soluções de software. No entanto, o WMS é focado no controle da movimentação e o depósito de mercadorias em um armazém, apesar de possuir outras funções.
Dito isso, hoje você vai entender melhor sobre esse assunto. Confira a seguir!
O WMS (Warehouse Management System) é um software que fornece a gestores e executivos a localização de produtos e itens em geral que se encontram em etapas diferentes do processo logístico em um galpão ou armazém, além de trazer informações como a quantidade de itens no inventário.
Esse sistema acompanha o recebimento de produtos e vai até a expedição da mercadoria, em que tudo pode ser monitorado e controlado por ele. O WMS software ainda permite a integração com diversas tecnologias — como scanners, leitores de código de barras, impressão de etiquetas e outros recursos.
Ao longo do tempo, o sistema WMS passou por diversas evoluções. Antes, o software era mais rígido, oferecia poucas e limitadas funções e era apenas com elas que o usuário podia trabalhar. Mas hoje o sistema mudou, sendo mais flexível e adaptável de acordo com a demanda da sua empresa.
Esse cenário agrega mais eficiência ao seu negócio e aumenta a produtividade de todos os processos no gerenciamento de um armazém, o que torna a sua empresa ainda mais lucrativa.
Mas, afinal, para que serve um WMS? O software foi criado em razão da insuficiência no fluxo das informações e materiais dentro de um armazém, o que impacta os custos, as operações e a qualidade dos serviços.
No entanto, o sistema WMS foca em aperfeiçoar as atividades logísticas do CD. Assim, é possível aumentar a precisão dos dados de estoque, a qualidade e a agilidade dos processos junto com a produtividade operacional.
De um modo geral, o Sistema de Gerenciamento de Armazém é uma ferramenta relevante para a cadeia de suprimentos e tem como objetivo: fornecer circuito de estoques, diretivas de recolhimento e separação de pedidos, consolidação automática e cross-docking – tudo isso para potencializar o espaço do armazém.
O WMS software gerencia o armazém, atribuindo um endereço aos itens e local no estoque, além da inteligência artificial do sistema organizar as mercadorias, é definido o local ideal para abastecer, fazer a retirada, reabastecer os produtos e cada posição no galpão.
A movimentação de materiais no armazém pode ser realizada com recursos tecnológicos avançados, em que os mais conhecidos são QR code, código de barras, etiquetas RFID e sensores. Com eles, as entradas no estoque ocorrem em tempo real, atualizando e fornecendo o inventário da empresa sempre que solicitado.
Assim, o sistema WMS pode ser acessado via redes locais ou dispositivos móveis, tornando mais fácil o acompanhamento dos diversos setores que necessitam dessas informações. No final, quem ganha com a implementação dessa ferramenta é a empresa, que terá uma produção otimizada.
Porém, é interessante destacar a importância de alimentar o sistema com cada movimento de entrada e saída de mercadorias. Assim, ele contabiliza as mudanças no inventário, ao acrescentar informações como prazos de validade do produto, histórico de compras, quantidade disponível, dimensões e peso.
De modo prático, o WMS se conecta a um banco de dados no qual são registradas todas essas informações e outra movimentação de estoque, através do uso dos equipamentos de códigos de barras, QR codes ou sensores automáticos. Logo, automaticamente, o sistema realiza as seguintes funções:
O sistema WMS agrega diversas vantagens para a empresa, como a otimização de cada etapa do supply chain e resultados diretos para o negócio, como redução de custos e aumento da produtividade. Pensando nessa infinidade de exemplos, trouxemos alguns desses benefícios listados a seguir:
As características do WMS e as suas vantagens deixam claro a importância de investir em ferramentas assim, visando eliminar gargalos e erros, agregando ganhos e produtividade às operações logísticas da sua empresa.
Deseja implementar o WMS software na sua empresa? Conte com a Platinum Log!
Com mais de 10 anos de experiência, a Platinum Log oferece soluções e gestão logística abrangentes, abordando todas as etapas do processo, desde a estratégia até a execução diária e o monitoramento de resultados.
Através da nossa plataforma OMS e dos sistemas WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transport Management System), garantimos o tratamento e acompanhamento eficiente de todos os fluxos e processos internos.
Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!