A expedição é uma das etapas que mais merece a sua atenção no processo logístico de uma empresa. Então, confira quais são os processos de expedição.
Em um processo logístico, encontramos algumas etapas que, juntas, tornam possível que uma empresa funcione. Este processo se refere, principalmente, ao manuseio e entrega de pedidos – que movimenta o lucro de um negócio.
Nessa estrutura de etapas, encontramos a expedição, porém, é necessário ter muito cuidado com esse processo, já que ele é responsável pela segurança das mercadorias. Dito isso, vamos conhecer a seguir quais são os processos de expedição de uma operação logística.
A expedição logística pode ser entendida como o envio de um produto para o seu cliente final, e por esse motivo, ela é a última etapa de um frete. Ou seja, a expedição é a etapa anterior ao encerramento do transporte. Neste momento, vemos como é importante ter uma boa gestão de expedição.
Nesse sentido, a expedição logística é uma das responsáveis pela satisfação do consumidor, já que define a credibilidade da sua empresa e o sucesso (ou não) da sua transportadora – seja ela de frota própria ou terceirizada.
Com uma expedição mal executada, o pedido retornará para o centro de distribuição, o que representa um prejuízo muito grande quando ocorre muitas vezes. Diante disso, o prazo para concluir a entrega será aumentado, gerando uma péssima experiência para o cliente.
Destaca-se ainda que os destinatários podem deixar avaliações ruins sobre o seu negócio, o que prejudica a retenção de clientes novos, por exemplo. Percebe como a expedição de mercadorias deve ser bem estruturada?
Após entender o que é a expedição logística de fato, saiba como são realizadas as etapas nesse processo. Antes de chegarmos ao ato de expedir, temos o planejamento, organização, documentação, acondicionamento e o carregamento. Esses são os principais processos de expedição.
Assim, os processos de expedição precisam que todas as etapas sejam concluídas antes que o produto seja expedido. Primeiro, você deve decidir como conciliar o recebimento, a separação dos produtos e como eles serão expedidos.
É importante, ainda na fase de planejamento, delegar tarefas a fim de definir como serão expedidas as mercadorias – e de que forma isso acontecerá. Por exemplo, ordene faixas de horário para realizar a coleta de produtos.
Com esse planejamento, você garante que os processos de expedição ocorram com excelência, garantindo a satisfação do cliente. Uma dica interessante, para agregar agilidade, é reservar uma área perto das saídas do espaço (como no centro de distribuição).
Você deve otimizar, ao máximo, o seu departamento de expedição, com o objetivo de evitar alguns dos erros mais comuns nesse processo, como a falha na cobertura fiscal ou inverter os produtos na hora da entrega. Mas este é um desafio superável, com a organização e planejamento adequados.
- Planejamento de entregas
Neste processo, você deve saber e confirmar os pedidos que serão enviados naquele dia, ordenar a prioridade de pedidos. Indicar as faixas horárias para a transportadora coletar mercadoria e programar a área de ocupação das docas. Logo, este é o primeiro passo para uma expedição de sucesso.
- Organização das mercadorias
Após planejar como será feita a expedição de mercadorias na sua empresa, agora é o momento de organizar como isso será realizado. Então, combine e agrupe produtos que passarão pela área de picking (preparação do pedido) ou armazém. Com um picking mal executado, os produtos vão ficar parados e prejudicam o andamento da logística.
- Acondicionamento e documentação
A partir de agora, você vai conferir as documentações sobre a mercadoria e o que falta para completar o pedido. Essas informações podem ser confirmadas no Sistema de Gerenciamento do Armazém (se houver). Nessa etapa, você também pode verificar a volumetria e pesagem do pedido, e se esses dados estão em conformidade com as condições da transportadora.
- Carregamento da mercadoria
Com o pedido todo confirmado, confirme se o reboque correto está esperando a mercadoria, coloque o produto no caminhão e entregue à transportadora a documentação adequada. Esses são os últimos detalhes antes que o pedido chegue até o cliente.
Ter uma área de expedição na sua empresa é fundamental para que as mercadorias sejam devidamente enviadas para os seus clientes. Isso diminui os riscos e erros na hora de enviar um produto, garantindo que o consumidor tenha uma boa experiência com a sua marca.
Essa área específica ajuda a definir um espaço próprio para os processos de expedição, sem confundir totalmente os locais dentro do e-commerce. Um processo organizado de expedição torna toda a logística da empresa mais fluida.
Se você já tem uma área de expedição na sua empresa, então, considere planejar um layout inteligente de armazém para este espaço. Isso faz com que os processos de expedição se tornem mais otimizados.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho, além de gerir melhor os processos de expedição no seu negócio.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o site Platinum Log e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.