A logística omnichannel pode ser entendida como uma estratégia de uso simultâneo de diferentes canais de comunicação. Conheça os seus principais desafios!
A logística omnichannel é uma tecnologia fundamental nas empresas que garante a agilidade e quantidade na entrega de produtos que foram solicitados pelos clientes. Essa solicitação pode ser feita em diversos canais que uma empresa oferece, e não apenas no site ou em um canal de televendas.
Quando essa logística é bem integrada, todos os processos e operações podem ser devidamente acompanhadas pelos gestores e colaboradores. Assim, a sua empresa tem um maior controle sobre a frota, entregas, faturamento, fornecedores e estoque.
Dito isso, entenda como essa logística pode ser útil para o seu negócio e quais são os principais desafios a serem encontrados!
A logística omnichannel é a utilização de diferentes canais de comunicação de forma interligada e simultânea. O principal objetivo dessa estratégia é diminuir as barreiras entre o online e o offline.
Logo, esse tipo de logística oferece uma entrega rápida aos clientes e garante que os produtos corretos cheguem à casa do cliente (e não um diferente ao que foi solicitado pelo consumidor). E o mais interessante é que essa compra pode ser concluída a partir dos mais variados canais de comunicação.
Se existe mais de um canal que liga a empresa ao cliente, todos esses canais precisam manter-se atualizados sobre as informações de pedidos. Por exemplo, se um pedido foi feito pelo canal de televendas, a equipe do estoque já precisa estar ciente disso a fim de assegurar que o produto não será vendido para outra pessoa pelo site, por exemplo.
Como funciona essa interligação de canais na prática?
Se você está com dificuldade de entender como a logística omnichannel funciona na prática, confira alguns exemplos:
Esses são alguns exemplos de como a logística omnichannel pode ser útil na sua empresa e melhorar os resultados de desempenho!
O que a logística omnichannel precisa para dar certo?
Para que a logística de omnichannel funcione, é necessário que a cadeia de suprimentos seja centralizada e digitalizada. Essas características são necessárias para garantir que as mercadorias sejam devidamente distribuídas.
Também é preciso garantir que a sua empresa tenha uma gestão de entregas bem estruturada, evitando atrasos nos recebimentos das mercadorias, tanto nas lojas físicas como do ponto de vista do cliente.
A logística reversa é outro pilar da omnichannel , que é a estratégia responsável pelo recolhimento ou devolução de produtos. Afinal, a solicitação de devolução pode ocorrer por um canal, enquanto a devolução em outro, por exemplo.
Esse conjunto de ações terá como resultado demonstrar ao público consumidor que a sua marca se compromete com ele e presta serviços de altíssima qualidade.
Ao adotar a logística omnichannel, você pode aproveitar alguns benefícios – que podem ser, inclusive, imediatos! Confira.
É possível diminuir o espaço físico de algumas lojas ou armazéns que não serão mais o foco da empresa. Agora o destaque será o centro de distribuição, por exemplo.
Alguns custos também podem ser reduzidos, evitando desperdícios, diminuindo a estocagem e aumentando os lucros da empresa. Este investimento pode ser direcionado a outro setor.
A sua empresa terá um maior potencial de venda e oferta, com diferentes oportunidades de canal de vendas para os clientes, aumentando as vendas e o faturamento mensal.
Mais informações para entender o comportamento do cliente, o que direciona novas estratégias de venda e marketing no futuro.
Entregar uma excelente experiência de compra ao consumidor, com uma jornada mais curta e ágil. Isso fideliza mais clientes!
A logística omnichannel possui diversos benefícios, como vimos, porém, a sua implementação e eficácia ao longo das operações podem se deparar com alguns desafios. É importante conhecer esses obstáculos para já se preparar antes de encontrá-los no seu caminho.
Confira a seguir esses desafios.
Este com certeza é o principal desafio e que rege os próximos obstáculos a serem tratados aqui. Afinal, quando uma venda é realizada, outros processos começam a ocorrer de forma simultânea.
Sem a devida comunicação de informações, automatização de dados e comunicação, as chances de erros na entrega serão altíssimas de acontecer. Logo, essa proatividade na logística é crucial.
A estratégia omnichannel realiza a integração de todas as cadeiras de um processo logístico. Logo, todos os pontos de venda precisam de um gerenciamento centralizado de informações. O desafio está justamente na atualização regular desses dados para que o mesmo produto seja vendido duas vezes, por exemplo.
Nessa situação, um dos consumidores sairia insatisfeito com a experiência de compra e dificilmente retornaria à sua empresa.
A devolução não é algo incomum nas empresas, e isso pode acontecer diante de alguma insatisfação, defeito ou até mesmo falha na entrega. Seja qual for o motivo, o cliente não pode passar por mais uma experiência ruim com a ineficiência do processo de devolução.
Garanta que o setor de logística reversa tenha eficiência no atendimento pós-venda.
A logística da sua empresa precisa de um fluxo eficiente, e incluir processos manuais não vai contribuir para isso. Evite acrescentar ou manter uma grande quantidade de processos que não podem ser resolvidos de forma automática.
Esse excesso pode acabar atrasando a execução de entregas, despachos e diminuir a confiabilidade de dados que estão nos sistemas da empresa.
A Platinum Log oferece uma logística inteligente para que a sua empresa acompanhe todas as etapas de um pedido em tempo real, com dados integrados e controle das operações.
Nós utilizamos como base o conceito de omnichannel, oferecendo a logística inteligente para a sua plataforma de e-commerce. Desse modo, os seus canais de atendimento têm mais disponibilidade para os clientes, com notificações sobre o envio de produtos e monitoramento.
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