Confira os principais tipos de frete que podem ser utilizados no seu e-commerce como uma estratégia de fidelização de clientes.
A logística está entre as maiores preocupações dos lojistas e líderes de empresas. Isso porque este é o bastidor de um negócio: é onde a mágica acontece! É na logística que os produtos são organizados e enviados, basicamente, aos seus clientes.
Logo, você precisa de uma logística bem organizada e detalhada para cumprir com a demanda de pedidos. E uma das decisões neste setor é sobre o frete, envolvendo o custo e o prazo de entrega.
Você sabia que os custos de frete são decisivos para a compra de um cliente e podem ser usados ao seu favor, de modo a fidelizar mais consumidores? Desse modo, você precisa oferecer ao seu público um frete atrativo, com custos baixos e prazos curtos de entrega.
Por isso, hoje separamos alguns tipos de frete disponíveis no mercado. Confira qual deles melhor se aplica à realidade da sua empresa e que apresenta uma boa viabilidade (com base na disposição de frotas e de operadores de veículo, por exemplo).
Decidir entre os tipos de frete tem relação direta com o tipo de transporte que isso acontecerá. Afinal, é o meio de transporte escolhido que define os custos e o prazo de entrega.
A escolha mais “óbvia” é o serviço prestado pelos Correios, que pode ser PAC, Sedex e outros. Se essa é uma opção viável para a sua empresa, invista. Mas saiba que é interessante oferecer mais de uma opção de entrega para o cliente. Entregar essa decisão nas mãos do cliente faz com que ele se sinta satisfeito com a sua marca.
Por isso, além dos Correios, você pode terceirizar a sua entrega, diminuindo os seus custos logísticos e reduzindo a sua preocupação com essa etapa. Essa é uma forma de ganhar mais tempo para se dedicar a outras áreas da empresa, como o setor de marketing, vendas e atendimento.
E o meio termo entre essas duas opções é a terceirização de frota, em que você utiliza os veículos de uma empresa com os seus operadores. Essa também é uma maneira de reduzir os seus custos, já que não há preocupação com a manutenção e reparos com os automóveis.
Normalmente, o processo de compra começa da seguinte maneira: o cliente acessa o seu site, realiza o cadastro na plataforma, marca e seleciona os produtos e vai para a página de checkout. Chegando nessa página, ele tem acesso aos custos e prazos de entrega.
Porém, digamos que o cliente se depare com um frete altíssimo. É provável que ele desista da compra e abandone o carrinho. Isso não é o que você quer para os seus clientes, não é mesmo? Confira alguns tipos de frete que podem reverter essa situação ao seu favor.
Frete com valor fixo
Esse é um dos tipos de frete mais conhecido, que é o valor fixo. Para que isso seja possível e lucrativo para a sua empresa, você deve levar em consideração o peso, a região, o preço, volume e quantidade de itens. No geral, o frete fixo não é tão atrativo para os clientes, já que os produtos costumam variar quanto à sua dimensão e custo.
Frete gratuito
O frete gratuito é uma excelente opção para os consumidores, já que isso significa um custo a menos na compra. No entanto, você só deve aplicar essa estratégia quando fizer sentido para a sua empresa, mantendo a margem de lucro sem impactos financeiros negativos.
O frete grátis pode ser interessante em datas comemorativas e especiais ao longo do ano, como é o da Black Friday, Natal, Dia dos namorados. Claro que algumas datas variam de acordo com os produtos que você comercializa.
Frete fidelidade
Outro tipo de frete é o que envolve fidelidade. Isso estimula o seu retorno à empresa, já que o cliente poderá aproveitar descontos após comprar alguma vez com a sua marca. Isso fortalece a imagem da marca e melhora o seu relacionamento com o público.
Frete de acordo com a localidade
Uma estratégia interessante de frete é de acordo com a localidade, pois algumas regiões são mais remotas que outras. Logo, a depender do local, pode ser mais difícil realizar a sua entrega ao cliente. Caso o frete fique muito caro em determinado lugar, ofereça descontos ou alguma gratuidade em determinados produtos.
Frete promocional
Por fim, temos o frete promocional, que é aquele que a partir de uma determinada quantidade de produtos o frete pode ser gratuito. Ele também pode ser progressivo de acordo com o valor da compra. Ele é ideal para alcançar o equilíbrio entre custos atrativos para o consumidor e o lucro da sua empresa.
A Platinum Log é uma empresa que oferece logística integrada para o seu negócio. Assim, o nosso foco é a terceirização de operações internas por meio da melhor estratégia fiscal ao recebimento de produtos, acompanhamento de processos e entrega do pedido ao cliente final.
Nós disponibilizamos para nossos clientes a terceirização logística de toda operação (transporte, armazenagem, entrega, e muito mais). Temos processos automatizados e monitoramento online, atendendo com qualidade a entrega de grandes volumes para a indústria, varejistas, distribuidores e revendas em todo o Brasil.
Ao terceirizar a logística para e-commerce, saiba que essa será a solução ideal para a sua empresa que busca se concentrar no seu sucesso, e que se preocupa no cuidado desde a entrada do pedido até a sua entrega.
Desse modo, tenha o controle de todas as etapas do seu processo logístico online e realtime:
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