Intralogística é um conjunto de práticas que movimentam produtos e materiais no espaço de armazenamento. Veja a importância de adotar essa prática!
A palavra logística costuma ser associada ao transporte de cargas, envolvendo uma empresa e diversas localidades (como os endereços dos clientes). No entanto, esta entrega só pode ser realizada graças a uma série de operações que são estruturadas nos centros de armazenamento e distribuição.
Essas operações podem ser entendidas como intralogística, que garante o funcionamento adequado da movimentação e transporte de produtos. Nesse sentido, a intralogística é a prática ideal para as empresas otimizarem as suas atividades internas, além de reduzir os custos do negócio, claro.
Dito isso, vamos ver a importância desse tipo de logística para a sua empresa. Boa leitura!
O termo intralogística se refere ao conjunto de operações que movimentam os materiais dentro de um estoque ou espaço logístico, como unidades fabris, armazéns e galpões. Desse modo, o objetivo dessa prática é garantir que as etapas de recebimento, armazenagem e distribuição de mercadorias sejam executadas com sincronia e êxito.
Nesse sentido, é perceptível que a intralogística é capaz de influenciar os resultados logísticos da sua empresa, em especial a satisfação dos clientes – que é primordial para garantir a sua fidelidade.
Na prática, as empresas atuais estão investindo na automação para a intralogística, reduzindo a necessidade de atividades manuais. Assim, as principais tarefas deste setor são:
Após listar todas essas operações, percebe-se como a automação pode ajudar a gestão da logística interna da sua empresa, trazendo uma visão ampla e clara das suas atividades.
Agora que você já tem uma visão geral sobre o que é a intralogística e o seu objetivo, saiba a importância dessa prática para o seu negócio. O primeiro motivo para estruturar muito bem esse tipo de logística é a preocupação que você, enquanto gestor, tem de garantir bons resultados ao cliente.
Em um ambiente competitivo, como é o dos negócios, entregar qualidade e excelência ao seu cliente é um passo fundamental para se destacar no mercado. Entregar um produto ao consumidor não é uma tarefa simples, pois ela demanda outras etapas, desde o recebimento no estoque até a fase de pós-entrega.
Assim, a intralogística se encarrega de gerir bem o seu estoque, preparar os pedidos e distribuí-los corretamente para serem entregues ao cliente. Essa prática garante um fluxo fluido de todas as etapas logísticas.
Essa é uma forma de evitar, por exemplo, um mau aproveitamento dos recursos logísticos, maior tempo de preparo dos pedidos, entregas erradas (do produto ou da quantidade) e perda de materiais.
Adotar a intralogística na sua empresa pode render alguns benefícios, além de um processo interno eficiente, claro. Por isso, vamos explorar as principais vantagens dessa prática.
Um dos principais fatores que aumenta os custos logísticos de uma empresa é o retrabalho. Portanto, ao evitar falhas nessas operações (um dos objetivos da intralogística), você está diminuindo os gastos da empresa. Além disso, otimizando os seus processos logísticos, você garante que o mesmo trabalho seja executado em menos etapas e em menor tempo.
Na intralogística, você deve planejar, dentre outras etapas, como será o estoque da empresa, que pode ser qualquer espaço destinado ao armazenamento, como um galpão ou centro de distribuição. Após isso, é necessário adotar uma maquinaria eficaz para o tipo de espaço que você escolheu. Como resultado, o seu negócio conta com uma infraestrutura preparada.
Com uma operação logística otimizada, as entregas da sua empresa serão realizadas mais rápidas e de forma correta. Com essa qualidade, o cliente se sentirá mais satisfeito com a sua marca, fazendo com que a sua marca se destaque frente à concorrência.
Como você pôde perceber, a intralogística é fundamental para o crescimento de um negócio, portanto, saiba como investir nessa prática.
Planejamento: o primeiro passo é planejar a logística do seu negócio, como os locais necessários, tipo de operação, práticas que devem ser otimizadas, orçamento disponível para esse investimento e ferramentas disponíveis no mercado.
Priorize opções tecnológicas: a tecnologia é a sua aliada, e ela será necessária na automação de algumas operações logísticas da empresa. Logo, busque por softwares de gestão, por exemplo, pois eles tornam mais ágeis as suas atividades do dia a dia.
Conte com uma equipe bem preparada: a sua equipe logística deve ser bem preparada e capacitada para as atividades que foram definidas. Por isso, é importante contar com colaboradores qualificados para executar suas tarefas.
Controle de indicadores: utilize indicadores de desempenho para acompanhar o desenvolvimento das tarefas executadas e o que precisa ser melhorado (isso se refere aos colaboradores e aos processos).
Se você deseja investir na intralogística para otimizar os processos internos e garantir bons resultados para a sua empresa, conte com a Platinum Log. Esta plataforma de gestão permite que você tenha o controle de todas as atividades executadas na sua empresa, garantindo uma logística fluida e com muitos benefícios para o cliente.
A Platinum Log oferece uma logística totalmente integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.
Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!