A unitização de cargas é uma estratégia que reduz os custos de armazenagem e movimentação. Conheça as suas principais vantagens!
Unitizar as cargas significa agrupar os produtos para os setores de transporte e armazenagem. O objetivo é diminuir os custos de movimentação e armazenamento, que podem acabar ganhando destaque (de forma negativa) no setor financeiro.
Desse modo, a unitização de cargas é uma estratégia que vem sendo cada vez mais investida pelas empresas que desejam diminuir despesas com o transporte e o estoque.
Além disso, essa estratégia também possui um impacto positivo nas outras etapas logísticas, como o preparo, recebimento e expedição de pedidos. Veja como essa prática pode ser benéfica para a sua empresa!
A unitização de cargas pode ser entendida como uma estratégia logística para reunir produtos dos mais variados formatos e pesos a fim de facilitar as operações internas. Assim, os espaços nos veículos e armazéns serão melhor aproveitados, reduzindo os custos e otimizando o processo como um todo.
A partir do momento que as cargas são unitizadas, a sua área útil disponível será racionalizada, ganhando como principais resultados a segurança e agilidade no embarque/desembarque. Essas cargas unitizadas devem respeitar o limite máximo com os equipamentos usados para a movimentação interna.
É interessante destacar ainda que a unitização pode ser com cargas paletizadas, cargas pré-lingadas, containers e outros tipos especiais.
Entenda como cada um desses tipos funciona na prática e saiba qual será a melhor opção para o seu negócio.
Os pallets são muito conhecidos na organização de armazéns, e também podem ser usados na unitização de cargas. Eles são feitos de metal ou de madeira com plataforma horizontal, auxiliando na distribuição de carga sem risco de queda.
Além disso, os pallets também podem ser usados para movimentar cargas sem avarias, uma vez que não há pressão sobre as caixas. Isso porque os pallets muitas vezes servem como um suporte para a movimentação, içamento e transporte.
A linga pode ser entendida como uma estrutura de correntes ou cabos de aço trançado. Ela é utilizada para elevar e movimentar com segurança as cargas.
Portanto, a carga pré-lingada é acondicionada com fios de poliéster de alta resistência, suportando pesos elevados. Esse é um tipo de unitização mais comum em portos ou locais que possuem cargas de peso e volume semelhantes a este segmento.
Talvez os containers sejam o tipo de unitização de cargas mais simples de visualizar em razão da sua popularidade. Na prática, os containers são caixas de metal de grande volume.
Eles são utilizados para acondicionar produtos que precisam de um armazenamento específico em que todos irão para o mesmo destino. Por conta do seu tamanho e propriedades, o container é mais comum em portos e viagens marítimas.
Se você acredita que a unitização de cargas é a solução que a sua empresa precisa neste momento, saiba como implementá-la na prática. De antemão, destacamos que essa estratégia é válida e benéfica apenas para os setores de transporte e armazém.
Unitizar cargas no transporte
No transporte, as cargas podem ser completas ou unitizadas. As cargas completas são percebidas no momento que um container, por exemplo, é totalmente completo com a carga de um cliente. Já a carga unitizada é quando cargas de diferentes clientes são reunidas, aguardando o container ser completado.
Por isso, a unitização de cargas permite que os negócios de pequeno porte consigam enviar as suas mercadorias para distâncias maiores, sem ter a necessidade de encher completamente um container.
No entanto, tenha atenção com o tempo de entrega e de coleta. Isso porque a transportadora realiza um percurso inteiro até que todas as mercadorias sejam carregadas. E somente depois disso que uma nova rota é definida.
Unitizar cargas no armazém
Outro setor logístico que pode se beneficiar com a unitização de cargas é o estoque. Isso porque, com a consolidação dos produtos, o espaço disponível será mais eficiente para atender os pedidos dos clientes.
E essa estratégia começa com a escolha de locais estratégicos para os centros de distribuição. Com um CD bem posicionado geograficamente, a unitização será útil nas operações de cross docking, por exemplo.
No ambiente de armazenamento, a consolidação do estoque acontece com a separação de mercadorias por sua origem e compatibilidade. Isso pode acontecer no recebimento de produtos (com a divisão e classificação), na gestão de localização e no preparo para a expedição.
Tanto no armazém como no transporte a unitização de cargas se mostra como uma estratégia eficaz para trazer economia, segurança e praticidade à logística.
Evidentemente, a economia demonstra como é vantajoso investir na unitização de cargas como estratégia para o armazém e transporte da sua empresa. Porém, esse não é o único benefício.
O ganho de qualidade também é perceptível nessa opção, tendo em vista que a sua empresa passa agora a realizar envios menores e com mais flexibilidade. Não será mais necessário aguardar um grande volume de vendas para começar a rota de entrega.
Além disso, essa estratégia inclui as seguintes vantagens:
Essa estratégia pode alavancar as suas vendas, e se você precisa de ajuda com a gestão logística da sua empresa, conte com a Platinum Log. Estamos presentes em todas as etapas logísticas, desde o armazenamento até o transporte.
Conheça as nossas soluções tecnológicas e saiba como pode te auxiliar!