Você precisa implementar melhorias no setor de transporte da sua empresa? Conheça as vantagens da terceirização de uma transportadora para e-commerce!
A logística de um e-commerce exige algumas decisões e planejamentos primordiais para o sucesso do negócio. Dentre os principais pontos que devem ser um ponto de discussão na empresa, é possível citar o transporte.
O transporte é um setor logístico responsável dentro do e-commerce pela entrega dos pedidos aos clientes, mas também ele é destinado ao recebimento de matérias-primas para a produção de mercadorias – se este for o caso da sua empresa.
No entanto, esse setor exige um alto investimento, e se você deseja reduzir os custos logísticos dessa área, conheça a terceirização e as suas vantagens!
Antes de trazermos os benefícios da terceirização da logística, é importante que você entenda sobre a importância da transportadora para e-commerce na logística. Porém, agora você vai conferir todas as etapas logísticas de um negócio – pelo menos, o necessário para que você atinja o sucesso esperado.
Armazenamento: após receber as mercadorias pelo fornecedor, chegou o momento de armazenar os produtos em uma área adequada e organizada. Isso é feito com o intuito de facilitar e otimizar os processos de inventário de estoque, além da separação de pedidos.
Separação: na separação, também conhecida como fase de picking, os produtos são reservados de acordo com a aprovação dos pedidos. A fim de garantir a agilidade que você precisa ao longo da separação, o estoque deve estar organizado e as mercadorias identificadas e localizadas de modo sistemático.
Conferência: aqui os itens de cada pedido devem ser conferidos com o máximo de atenção e cuidado, garantindo que os produtos foram separados de maneira correta e de acordo com o que foi solicitado pelo cliente. Isso evita envios equivocados e gastos com a logística reversa.
Embalagem: chegou a hora de embalar os produtos com atenção, priorizando a proteção das mercadorias e evitar danos no transporte. Você sabia que, no e-commerce, a entrega é o primeiro contato físico da marca com o cliente? Logo, essa embalagem precisa ser criativa e de alta qualidade para fidelizar o consumidor.
Transporte: com o pedido finalizado e embalado, ele é entregue à transportadora para e-commerce, sendo responsável pela entrega ao destinatário final.
Ou seja, a transportadora é a última etapa deste processo, o que exige uma atenção especial dos gestores. Caso você queira montar uma frota própria, saiba que isso exigirá ainda mais custos do que você espera. Isso inclui a aquisição de veículos, contratação de profissionais capacitados e, claro, a manutenção dos automóveis.
A sua empresa tem o orçamento suficiente para isso?
Caso a resposta seja não, conheça a terceirização logística de transportadora para e-commerce. Esse conceito está ganhando cada vez mais força, então, conheça as suas vantagens!
Apesar de comercializar produtos de alta qualidade e oferecer um bom atendimento, muitos empresários do comércio eletrônico não contam com a expertise necessária para administrar as atividades de logística. Isso porque a logística de um e-commerce pode ser complicada, além dos seus cuidados, atenção e agilidade.
Nesse sentido, a terceirização logística se torna uma solução interessante para a maioria dos e-commerces. Na prática, essa terceirização significa delegar todas as atividades logísticas para uma empresa especializada.
Isso significa que a terceirização de logística acontece no momento que o e-commerce contrata outra empresa a fim de realizar certos processos. Podem ser eles o armazenamento dos produtos, a separação dos pedidos e o transporte das mercadorias.
Você pode terceirizar toda a sua logística ou uma parte dela – como a contratação de uma transportadora para e-commerce!
Você entende agora como a terceirização logística pode ser a melhor solução para a sua empresa que está precisando diminuir custos e burocracias? Conheça agora alguns dos principais benefícios deste investimento!
1. Otimização de processos
Ao contratar uma empresa especializada para cuidar da parte logística do seu e-commerce, saiba que sobrará tempo para focar em outros departamentos da empresa, a exemplo marketing, atendimento ao cliente e vendas. Isso aumenta a qualidade dos processos internos e traz resultados cada vez melhores.
2. Melhoria na qualidade do serviço prestado
Uma vez que todos os esforços logísticos estarão concentrados em uma empresa terceirizada, ela pode oferecer soluções modernas e de excelência. Na prática, isso garante uma melhora significativa na qualidade do serviço prestado ao cliente – em especial, no transporte, com uma transportadora para e-commerce preparada para o serviço.
Isso sem contar que todos os serviços terceirizados são feitos por profissionais com o conhecimento necessário do setor e que colocam em prática os melhores métodos disponíveis no mercado.
3. Utilização de equipamentos adequados
Além de trazer uma gama de profissionais capacitados e processos de excelência, a terceirização para e-commerce conta com o uso de equipamentos e veículos adequados para as atividades. Isso representa uma redução de custos e menor trabalho para a empresa.
4. Redução de custos
Por fim, não poderíamos deixar de forma a redução de custos logísticos como uma vantagem da terceirização. Afinal, ao transferir o trabalho para uma especializada, o e-commerce não necessita investir em pessoal, infraestrutura e sistemas para manter uma boa logística.
A Platinum Log é uma empresa focada na terceirização de operações logísticas, desde a definição da melhor estratégia fiscal até o recebimento de produtos. Oferecemos uma solução completa de gestão para o seu negócio decolar!
Com a Platinum Log, você não precisa se preocupar com problemas enfrentados pela logística tradicional, como pouco poder de negociação, pouca capilaridade e descentralização de dados.
Nós oferecemos uma ampla visão estratégica do seu negócio, indicadores de operação, sistemas modernos (como OMS, TMS e ERP) e uma estratégia logística adequada para a sua empresa.
Conheça as nossas soluções!