A separação de produtos é uma etapa logística que garante que as mercadorias corretas vão ser entregues ao cliente. Saiba como a tecnologia pode te ajudar!
Um processo logístico é responsável por agregar todas as etapas necessárias para que uma empresa realize as entregas dos seus pedidos. Dentre essas operações, uma que merece destaque é a separação de produtos, ou picking como é conhecida.
No entanto, essa etapa pode ser otimizada com a tecnologia. Você sabe como isso é possível? Descubra!
A etapa de separação de produtos (picking) aparenta ser simples, pois muitos acreditam que essa é uma tarefa executada no processamento de pedidos (de forma aleatória). No entanto, saiba que ela pode se tornar uma etapa crítica, causando interrupções na linha de produção ou atrasos nas entregas.
Para realizar essa operação com excelência, é possível considerar algumas regras, como as seguintes: FEFO, FIFO, LIFO, estado da mercadoria, separações específicas e outras.
A fim de que os problemas sejam evitados ao máximo, é preciso avaliar os tipos de operações e características antes de definir a melhor estratégia de separação. Pode ser feita manualmente, com coletores, ou automatizada, aplicando a separação com alto nível de fracionamento, usando estruturas de flow rack para a conferência e, depois, expedição.
A garantia de que as operações serão bem executadas na logística depende da organização dos produtos, devendo dar prioridade àqueles que possuem maior giro de saída e os que demandam cuidados específicos no manuseio.
Na prática, acontece assim: a empresa recebe o pedido com a data de entrada, e em seguida realiza a separação de produtos. Essa etapa deve ser facilitada graças à organização dos itens no estoque, evitando o atraso das próximas etapas. Com isso, o volume de vendas sem erros e dentro do prazo incentiva a reposição do estoque e traz melhoras para o faturamento.
Como forma de promover a importância dessa etapa para a sua empresa, saiba que o picking promove a satisfação e fidelização do cliente. Isso estimula ações que agregam velocidade ao processo interno da empresa e o aumento de vendas.
Todo este processo parece ser simples em um primeiro momento, porém, precisa do empenho dos envolvidos no processo de separação de produtos. Assim, o cliente fica feliz com a experiência de compra e retorna à sua marca.
A separação de produtos é uma estratégia muito importante para aumentar a eficiência da força de trabalho no armazém. Sendo um ponto-chave para o sucesso do seu negócio, esta etapa pode levar a empresa ao crescimento produtivo.
Dessa maneira, se você deseja otimizar a sua etapa de picking, confira algumas dicas de como fazer isso na prática!
1. Eliminar produtos inexistentes
Isso acontece no momento em que o operador de empilhadeira procura pelos itens que foram solicitados pelos clientes, mas não encontram, porque não existem, seja por falta de reposição ou por outro motivo. Uma revisão frequente do armazenamento ajuda diretamente na organização do centro de distribuição, o que melhora o picking e garante a constância das operações.
É de suma importância estar atento à fragmentação do estoque, alocando um SKU em diferentes posições, a fim de evitar falhas na separação. Além disso, você deve observar o monitoramento dos estoques mínimo e máximo, levando em consideração a sazonalidade e os picos de vendas. Essa é uma maneira inteligente de adotar uma boa estratégia de giro e de controle de estoque físico.
2. Cada item deve ter o seu próprio endereço
Na separação de produtos, cada item precisa do seu próprio endereço. Isso agiliza a separação, evitando algum equívoco que dois ou mais itens estejam no mesmo espaço. No caso de um centro de distribuição maior, esteja atento ao fluxo operacional, como categorizar os corredores e as prateleiras.
3. Realize inventários periódicos
O inventário pode ser entendido como um processo relevante para verificar as quantidades e condições dos itens armazenados no ambiente. Adotando um hábito de contagem, você vai descobrir erros no estoque e tomar as devidas providências de forma prévia para a sua correção.
4. Mapeamento do fluxo operacional
O caminho que um item percorre a começar pela sua chegada até a retirada para a entrada no estoque é curto. Porém, existem muitos detalhes relevantes a serem considerados para garantir o eficiente fluxo operacional. Este movimento deve ser analisado para passar por melhorias constantes, garantindo que o percurso seja desempenhado como esperado.
5. Atenção na fase de recebimento
No processo operacional, cada etapa deve ter a sua atenção necessária para que tudo corra bem e de maneira eficiente na empresa. Por conta disso, o recebimento de produtos deve ter relevância neste fluxo, uma vez que a conferência dos itens que chegam precisa garantir que nenhum erro vai ocorrer, como a falta de algum item importante.
Alguns recursos modernos podem te ajudar, como o WMS, que auxilia os gestores nessa tarefa, com a contagem pelo coletor de dados, repassando a informação ao sistema dos produtos recebidos, além de cruzar com as informações da nota fiscal. Isso garante a veracidade do trabalho, reduzindo falhas na separação de produtos.
Percebe como a etapa de picking é extremamente importante para a sua empresa? Se você precisa de ajuda com essa operação, saiba que a Platinum Log pode te ajudar!
A Platinum Log atua há 20 anos com soluções e gestão logística voltadas ao tratamento e gerenciamento de todas as etapas do processo logístico, desde a estratégia à execução da rotina diária e acompanhamento de resultados.
Através da nossa plataforma OMS, sistema WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transport Management System), tratamos e acompanhamos todos os fluxos e processos internos.
Conheça a tecnologia Platinum Log!