Store Fulfillment tem uma ligação direta com o atendimento de pedidos e abrange vários processos logísticos. Entenda como o termo pode ajudar sua empresa.
A expressão deriva do inglês, cujo significado é a realização, cumprimento ou satisfação. Por isso, entende-se a Store Fulfillment como aquela que cumpre e realiza todos os processos em um pedido de compra. Ou seja, desde o pedido em si até a entrega ao destino final. Essa operação logística também inclui ações de pós-venda e demais ações que visam a satisfação do cliente.
Na prática, a Store Fulfillment inclui todas as etapas de uma cadeia de suprimento, a exemplo do:
Com o crescimento de uma empresa, o negócio precisa de uma estrutura física maior, com o intuito de atender à sua demanda atual. Inclusive, dentre os principais gastos de um e-commerce, o que merece destaque é o que se refere aos processos logísticos.
Sendo assim, em um mercado competitivo, os negócios precisam, cada vez mais, se adaptar e entregar pontualidade e eficiência nos seus serviços. Desse modo, é preciso investir em estratégias de Store Fulfillment, por exemplo.
A Store Fulfillment traz, no geral, uma integração avançada envolvendo os setores de uma empresa, com o objetivo de atingir suas metas de cada etapa na jornada do cliente. Para isso, é fundamental seguir com as principais etapas da Store Fulfillment, que são:
Essas são as etapas mais conhecidas da Store Fulfillment, porém, o que poucas empresas investem são as etapas de controle de estoque e na pós-venda, no geral. Nem sempre encontramos esses setores nos negócios, e ter no seu e-commerce com certeza fará toda a diferença.
O controle de estoque visa acompanhar o status atual dos produtos, isto é, quais podem ser comercializados, quais deles estão avariados ou fora da validade, por exemplo. Isso faz com que a rotina na empresa seja mais dinâmica, por ter conhecimento sobre a situação do estoque.
Além disso, você precisa investir em um setor de pós-venda para a sua empresa, incluindo as opções de troca, devolução e análise do feedback dos consumidores. Isso torna possível a análise do trabalho de cada setor, podendo melhorar alguns pontos e substituir outros.
Existem diversas modalidades que permitem o envio de uma mercadoria para o cliente, e os conceitos de Fulfillment e Dropshipping costumam ser confundidos o tempo inteiro.
De um lado, você tem o Fulfillment, em que o lojista é dono do estoque, entretanto, ele pode transferir os seus produtos (em parte ou no todo) para uma empresa focada em operações logísticas. Essa empresa recebe os produtos e expede para os clientes.
Assim, essa modalidade é muito procurada por lojas que não tem como custear um espaço físico muito grande, como depósito ou galpão. Por isso, busca empresas que terceirizam esse serviço.
Por outro lado, temos o Dropshipping, em que o lojista não é dono do estoque, e o e-commerce é apenas um mediador. Esse lojista é, portanto, o fabricante ou atacadista, e não o varejista em si.
Com isso, após o pedido do cliente na loja virtual, o lojista envia o pedido ao dropshipper e ele expede o produto. Destaca-se que essa expedição leva o nome do e-commerce que o cliente realizou a compra.
A Store Fulfillment pode ser muito benéfica para a maioria das empresas, e por isso traz diversos motivos que podem te ajudar nessa decisão, como:
Por esse motivo, você deve contar com o auxílio de uma empresa que pode te ajudar a melhorar os seus processos logísticos, como a Platinum Log.
Como você pôde perceber, a Store Fulfillment pode ser muito vantajosa para a sua empresa. No entanto, o ideal é contar com planejamento e organização nas suas operações de entrega. Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós podemos oferecer uma solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.
Acesse nosso site oficial e saiba mais!