Está se planejando para a Black Friday deste ano? Saiba como o planejamento logístico pode ajudar a sua empresa a se dar bem nessa data!
A Black Friday é um dos períodos mais aguardados pelos lojistas e gestores ao longo do ano. Afinal, não se trata de uma data comemorativa ou um feriado, e sim um dia especialmente para os consumidores fazerem o que fazem de melhor: comprar!
Assim, as empresas são as que mais se beneficiam neste dia, podendo lucrar mais do que em outros períodos do ano. Porém, para que isso se torne realidade, é preciso desenhar um planejamento logístico bem estruturado. Isso evita a frustração dos seus clientes e garante um bom faturamento.
Por isso, hoje você vai conhecer algumas soluções logísticas interessantes para investir na Black Friday este ano!
A Black Friday não é um dia comum: estamos falando de uma data específica no ano que é realizada uma ação promocional de lojistas promovendo descontos a fim de atrair consumidores. Ou seja, é a data ideal para atingir metas de venda e aumentar o faturamento da sua empresa.
Mas em qual momento se encaixa o planejamento logístico?
O planejamento logístico pode ser entendido como um processo que reúne etapas desde os processos de transporte e armazenamento dos produtos de uma empresa até a entrega ao cliente final – e isso inclui todos os meios de execução e suas variáveis.
Desse modo, vemos como planejar a logística do seu negócio é uma prática fundamental para que tudo saia como esperado. Como a Black Friday pode ser vista como um dos períodos de sazonalidade, então, é provável que a demanda aumente. A sua empresa está realmente pronta para esse aumento?
O devido planejamento pode trazer muitos benefícios, como atender à demanda nova de pedidos, evitar frustrações dos clientes e, claro, reduzir as chances de uma experiência de compra ruim para os consumidores. Como resultado disso, a sua marca terá mais confiança do público, fazendo com que ela seja procurada em outras datas ao longo do ano.
Quer saber como se destacar na Black Friday? Veja essa data como uma ação de marketing para todo o ano! Atenda bem os seus clientes nessa época tão concorrida e receba a fidelização dos consumidores como principal vantagem.
A Black Friday pode ser um grande desafio para os lojistas que possuem metas a bater, mas também para as empresas que movimentam um grande volume de mercadorias – geralmente, acima da média. No entanto, a questão central diz respeito ao cumprimento dos prazos e aos custos envolvidos.
O raciocínio é o seguinte: se você deve lidar com mais carga e tem menos tempo para realizar as entregas, o primeiro passo é adotar medidas que reduzem os custos e a ociosidade da frota, garantindo uma alta produtividade e o lucro esperado.
Na Black Friday, a sua empresa pode receber dezenas ou centenas de pedidos em poucas horas, precisando levar as mercadorias de Norte a Sul. Isso indica uma responsabilidade enorme para o setor de transporte e logística. A fim de gerenciar esses processos de modo eficiente, é importante investir em um bom planejamento logístico.
Isso porque, acompanhando a operação passo a passo, em tempo real, o gestor pode tomar decisões mais assertivas. Para isso, a sua empresa deve ter uma ampla visão em todas as etapas e processos da cadeia logística.
Para ajudar a sua empresa a superar os principais desafios da logística na Black Friday, separamos algumas soluções que podem ser de grande valia para isso. Confira:
A torre de controle logístico é uma central de integração que reúne as informações sobre as operações de transporte de uma empresa. O seu objetivo é trazer uma visão mais ampla ao gestor de transporte sobre os processos de coleta e entrega de mercadorias, sendo útil para todo o ano e para a Black Friday, já que auxilia no gerenciamento de veículos que estão em rota.
Outra solução interessante que podemos destacar é o dashboard logístico, uma ferramenta essencial para a gestão das operações de uma empresa. Com ele, você pode acompanhar os dados estratégicos da empresa, sendo usados para melhorar a qualidade dos serviços, reduzir custos, aumentar a satisfação dos clientes e otimizar os processos internos.
O TMS, ou Transportation Management System, é um Sistema de Gestão de Transporte e Logística. Este software gerencia todo o processo de transporte e permite que você visualize e controle as operações e entregas de maneira ampla e integrada. Dessa forma, a empresa pode se tornar mais competitiva e satisfatória para os clientes.
Uma forma de agilizar os seus processos logísticos é com a devida organização de estoque. O modo como as suas mercadorias são organizadas no armazém pode otimizar as etapas de picking, packing e, claro, a entrega. Os métodos FIFO (First In, First Out) e LIFO (Last In, First Out) são os mais conhecidos.
Um sistema de gerenciamento de armazéns (WMS ou Warehouse Management System) é uma solução que oferece visibilidade de todo o estoque de uma empresa e gerencia as operações de atendimento da cadeia de suprimentos do centro de distribuição até a prateleira da loja.
Agora que você sabe como se preparar para a Black Friday e quais soluções logísticas podem ajudar o seu negócio nessa data, conte com um parceiro de qualidade, como a Platinum Log!
A Platinum Log é a solução logística que a sua empresa precisa para melhorar o desempenho durante o ano inteiro e ter uma ação de Black Friday de sucesso. Oferecemos soluções personalizadas para o seu negócio decolar, combinando gestão e tecnologia de ponta.
Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!