Será que o fulfillment para e-commer é uma boa opção para o seu negócio? Saber o que é o fulfillment hoje é mais do que uma obrigação para as empresas. Isso porque esse conceito é responsável por tornar a logística de um e-commerce mais eficiente e otimizada.
No geral, vemos que o fulfillment reúne diversas atividades, desde a emissão de relatórios e notas fiscais, armazenamento e controle do estoque e outros. Porém, será que o fulfillment sempre é um bom negócio? Vamos conferir.
Neste momento inicial, vamos entender o que de fato é o fulfillment a partir do seu conceito. Esse termo deriva do inglês, e significa preenchimento, cumprimento ou realização. Logo, do ponto de vista logístico, entende-se o fulfillment como um conjunto de atividades necessárias para o atendimento de um pedido.
Em resumo, o fulfillment engloba todo o processo de compra, a começar pelo seu recebimento do pedido, passando pela separação, embalagem e transporte, chegando ao serviço de pós-venda. Por isso, o fulfillment para e-commerce tem como finalidade garantir a melhor execução possível de pedidos e entregar ao consumidor uma experiência de qualidade.
Após entender a definição de fulfillment, saiba como ele funciona. Em suma, a principal finalidade do fulfillment é garantir que o cliente receberá uma experiência incrível com o seu negócio.
Por isso, para que se torne possível, é preciso contar com a integração de todas as áreas, tendo em vista que a experiência do consumidor não é feita em apenas um setor. Todas as áreas do e-commerce devem prestar um serviço de qualidade.
Por exemplo, do ponto de vista da logística, é necessário que os prazos sejam cumpridos de forma rigorosa, sem atrasos, avarias e demais falhas. Por isso, o consumidor deve receber o pedido realizado em seu endereço em perfeitas condições, devidamente embalado e dentro do prazo.
Além disso, o setor de atendimento também deve exercer uma função qualitativa. Afinal, é neste setor que temos o acompanhamento do pedido, a realização de um pedido e o pós-venda. Outro setor que deve estar integrado é o de marketing, na definição de estratégias para fidelizar os clientes.
O processo de fulfillment agrega muitas etapas primordiais que, juntas, resultam na satisfação do cliente. Por isso, as principais etapas são estoque, separação, embalagem, transporte e pós-venda.
O estoque é o primeiro passo do fulfillment, uma vez que os produtos devem ser armazenados em algum local. Porém, essa etapa é primordial para a eficiência dos próximos passos, já que as mercadorias devem ser localizadas com facilidade no estoque. Por isso, não basta guardar os produtos, é preciso fazer isso de maneira controlada e padronizada.
Essa é a primeira etapa que a empresa tem contato com o pedido do cliente, pois é aqui que o setor responsável pela separação deve identificar no estoque os produtos solicitados pelo consumidor. Por isso é tão importante que o estoque tenha algum tipo de padronização, a fim de facilitar na separação dos pedidos.
Na etapa de embalagem, é comum que haja uma conferência, identificando se os produtos separados são os que foram, de fato, pedidos. Após essa confirmação, a mercadoria deve ser embalada de forma que não sofra nenhum dano no caminho até o endereço. Assim, pense em embalagens que conservem o item em si.
Em seguida, os pedidos deverão ser transportados ao endereço indicado pelo próprio consumidor. Neste momento, o foco é cumprir com os prazos que foram informados no ato da compra.
A entrega não é o último passo do fulfillment, e sim o pós-venda. Você precisa entender como os seus clientes veem a empresa, o atendimento e a entrega. Esse setor é responsável por colher feedbacks, elogios, reclamações e sugestões.
Com certeza o fulfillment é a melhor opção para o seu e-commerce, tendo em vista que essa estratégia logística visa melhorar a experiência do cliente. Além disso, esse processo inclui outros benefícios, tais como a fidelização e retenção de clientes. Para que o seu negócio tenha sucesso, é necessário ter clientes.
Quando oferecemos ao consumidor uma experiência de qualidade, ele vira um divulgador da sua marca. Nada melhor do que ser valorizado por uma empresa, e por isso, esse cliente acaba recomendando a sua marca para amigos, familiares e conhecidos.
Com o fulfillment, você tem a certeza de que está entregando para o cliente a melhor experiência que ele poderia ter, com prazos de entrega e frete atrativos.
O processo logístico de fulfillment é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Enivix. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.