Entenda a seguir o que são modais de transporte e qual a importância de usar essa métrica para o sucesso da sua empresa.
Todas as empresas que realizam entregas, independente do setor que estão inseridas, precisam entender sobre modais de transporte. Afinal, a escolha pela opção ideal só pode ser decidida com o devido conhecimento. Por isso, entenda melhor a seguir sobre o tema e defina o melhor modal para o seu negócio.
A depender do tipo de produto que a sua empresa comercializa, é interessante investir em um modal de transporte delicado ou mais ágil, por exemplo. Saiba, portanto, quais as recomendações para cada tipo de produto e o seu modal de transporte correspondente.
Inicialmente, é interessante trazer os principais modais de transporte que são usados hoje no Brasil, bem como explorar as suas características. Inclusive, ressalta-se que em uma empresa da área de transporte pode ter custos significativos – o que varia de acordo com cada negócio.
No entanto, em contrapartida, é justamente a partir das entregas que a empresa obtém o lucro. Logo, é necessário ter uma atenção cautelosa com o tipo de modal de transporte que você vai escolher.
Ademais, a escolha pelo modal de transporte ideal também influencia nas estratégias de venda, marketing e demais setores. Afinal, a empresa precisa ter ciência dos prazos de entrega antes de proceder com alguma estratégia.
O modal de transporte rodoviário lidera as buscas das empresas, e isso ocorre desde a sua implementação na década de 50, quando o Brasil começou a explorar a indústria automobilística. Nesse sentido, existe uma grande distribuição de produtos no país através de carretas e caminhões.
Com esse modal, a sua empresa pode definir rotas bastante flexíveis, o que viabiliza a maioria dos tipos de cargas. Desse modo, esse modal é indicado para quem pretende distribuir e entregar itens com um valor alto agregado (como eletrônicos) ou perecíveis (carnes, grãos etc.).
Principais benefícios do modal rodoviário
O modal rodoviário agrega alguns benefícios, como a acessibilidade sendo o principal, tendo em vista que a malha rodoviária abrange diversos locais do Brasil. Outra vantagem é a facilidade na organização e contratação do transporte. Conte ainda com o benefício da flexibilidade da rota e menor burocracia no que se refere à documentação do meio de transporte.
Principais desvantagens do modal rodoviário
Por outro lado, esse modal também agrega algumas desvantagens, como o alto custo de carregamento e a baixa capacidade de carga. Além disso, uma das principais desvantagens do modal é a possibilidade de extravio dos produtos em decorrência de acidentes ou roubos.
Outro modal de transporte comum é o aéreo, que traz como característica principal a sua agilidade nas entregas, bem como a facilidade em percorrer distâncias mais longas. Além disso, esse modal abrange o território nacional e internacional.
Nesse sentido, esse é o modal mais indicado para aqueles que precisam de segurança e entrega mais rápida. Embora o meio de transporte traga consigo um certo limite quanto ao volume de carga, ele pode ser escolhido para os produtos frágeis, eletrônicos ou com prazo de validade menor.
Principais benefícios do modal aéreo
Ao analisar o modal aéreo, é interessante trazer os seus principais benefícios. Um deles é que, com ele, é possível percorrer distâncias maiores, sem considerar possíveis acidentes geográficos. Além disso, o trânsito é exclusivo e livre, tornando a viagem mais rápida.
Outro benefício é que os principais centros urbanos possuem aeroportos, facilitando a entrega dos itens. Por fim, a empresa tem menos custos no que se refere a embalagens, pois a carga não é tão manuseada ao longo do trânsito.
Principais desvantagens do modal aéreo
Por outro lado, o modal aéreo reserva algumas desvantagens, como o custo mais elevado, precisa de terminais de acesso e tem uma certa limitação na quantidade da carga transportada.
O modal de transporte ferroviário é muito utilizado nos casos de transporte de volumes maiores. Nesse caso, é possível percorrer distâncias maiores com destino fixo. Porém, aqui não encontramos a flexibilidade dos outros modais. Contudo, ele apresenta um custo mais acessível para a empresa.
Um exemplo de recomendação para esse modal é o transporte de commodities em alta quantidade, a exemplo do minério de ferro, derivados do petróleo e outros. Dentre os benefícios, cita-se o menor risco de acidentes, maior capacidade de carga e baixo custo.
O modal de transporte aquaviário ou hidroviário transporta uma quantidade menor de itens, e o indicado é que sejam produtos com um valor baixo. Por meio desse modal, é possível transportar itens em qualquer estado (gasoso, sólido ou líquido), com o devido armazenamento, claro.
Como benefício, destaca-se o menor custo de carregamento, baixo risco de avarias e transporte em longas distâncias. Já como desvantagens, cita-se o trânsito longo, maior burocracia nos documentos dos produtos e terminais especializados no desembarque e embarque.
Por fim, o último modal de transporte que trouxemos é o dutoviário, que depende de tubos e dutos subterrâneos e submarinos. Nesse sentido, esse modal permite transportar itens a longas distâncias, além de considerar quantidades maiores de itens.
Embora a implantação envolva uma despesa maior, na prática, os custos operacionais serão menores. A desvantagem é ter um percurso inflexível, precisar de licenças específicas e alto investimento no início. Entretanto, o principal benefício é a segurança do transporte.
Para escolher a melhor forma, é necessário levar em consideração alguns fatores, como os custos dos modais de transporte e a urgência de entrega. Por isso, acima, trouxemos os benefícios e desvantagens de cada modalidade.
Além disso, é preciso definir se a entrega da empresa ocorrerá de forma modal (uma modalidade de transporte), intermodal (um tipo de transporte para cada trecho) ou multimodal (mais de um modal, mas, somente um contrato).
A melhor opção é contar com o auxílio de um sistema de logística, como a Platinum Log. Acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que podem ajudar a sua empresa.