Você deseja medir o desempenho da sua operação de coleta e entrega com eficiência? Acompanhe indicadores como o OTIF e veja seu negócio decolar!
Para gerir um negócio da melhor forma, é preciso ter em mãos o máximo de informações possível. Uma forma de fazer isso é acompanhar indicadores de desempenho logístico, uma vez que eles mostram como está a performance da sua empresa, auxiliando na tomada de decisões. Um exemplo de indicador é o OTIF, e é sobre isso que você vai entender a seguir.
Os indicadores de desempenho são recursos usados para medir resultados e identificar possíveis problemas. O OTIF é justamente um desses parâmetros que serve para acompanhar as entregas dos produtos. Desse modo, é importante destacar que a sigla OTIF significa On Time In Full, e isso traz as duas métricas de avaliação fundamentais para que o ciclo de pedidos perfeito seja colocado em prática: On Time e In Full.
O “On Time" significa no tempo, e ele analisa se o prazo de entrega está de acordo com o que foi definido junto ao cliente. Já o “In Full" avalia se o produto atende as expectativas do cliente, como as dimensões, quantidades, qualidade e integridade, por exemplo.
Nesse sentido, se o seu intuito principal é aumentar a satisfação e fidelização dos seus clientes, o OTIF é o indicador ideal para isso. Quanto mais próximo dos 100% seu indicador estiver, mais próximo da entrega perfeita estará. E isso reflete na visão que o cliente final tem sobre a sua marca.
Com o apoio do método de cálculo OTIF, além de conquistar a satisfação dos clientes, é possível identificar os principais pontos de falha e melhorias, melhorar a qualidade das entregas com os dados obtidos e diminuir os custos logísticos que surgem por devolução e avarias.
Para realizar o cálculo do indicador OTIF, é preciso seguir uma fórmula:
OTIF = (quantidade de pedidos entregues no prazo e com os itens corretos / volume total de pedidos) x 100
Por exemplo, digamos que em um X período a empresa recebeu 100 pedidos e concluiu a entrega de 90 deles dentro do prazo e com todos os itens corretos. Nesse cenário, o OTIF pode ser calculado da seguinte maneira:
OTIF = (90/100) x 100 OTIF = 90%
É de suma importância destacar que o OTIF é uma métrica que deve ser usada e revista de forma constante, afinal, isso pode variar de acordo com os processos internos da empresa e a complexidade dos seus pedidos.
Dessa maneira, é necessário avaliar frequentemente os resultados obtidos pela OTIF e identificar os principais pontos de melhoria. Essa é uma maneira eficaz de garantir uma entrega cada vez mais eficiente.
Se você deseja implementar o indicador OTIF na sua operação logística, saiba que é preciso, antes de mais nada, reunir todos os dados dos pedidos de ao menos 6 meses atrás, organizando essas informações em duas categorias: o que foi atendido no prazo e pedidos entregues sem erro.
Se você deseja melhorar o OTIF em uma transportadora ou do seu serviço de entrega, é possível lidar com a tecnologia como a sua principal aliada. Ela trará recursos para a adoção de medidas como:
Por meio de tecnologias de rastreamento, é possível monitorar a entrega em tempo real, o que permite que uma transportadora esteja ciente de qualquer atraso ou imprevisto. Desse modo, é possível tomar uma decisão rapidamente para solucionar o problema e garantir que a entrega seja concluída dentro do prazo.
Além disso, existe a opção de criar alertas para os seus clientes, o que facilita também o acompanhamento da entrega. Isso agrega diversos pontos positivos quanto à experiência do cliente junto ao seu serviço.
Com um WMS, aliado a uma boa integração de sistemas, é possível ter o controle da entrada e saída de mercadorias e gerenciar o estoque. Essa visão mais ampla pode diminuir o tempo de preparação do pedido e fazer com que todos os itens sejam enviados e entregues de forma correta e dentro do prazo.
A automação pode ajudar a diminuir erros e reduzir o tempo de preparação do pedido, o que contribui para um melhor OTIF. Por exemplo, os leitores de códigos de barras e RFID podem agilizar o processo de identificação.
Além disso, com um software de gestão logística, é possível aproveitar o dashboard, que disponibiliza informações para análise de dados, aumentando a eficiência da tomada de decisão da empresa.
Entende a importância do OTIF como um indicador logístico e como ele pode ser benéfico para fazer a sua empresa crescer? Saiba como a Platinum Log pode te ajudar com essa estratégia!
Por meio de automações e tecnologia própria, reproduzimos e monitoramos todas as nossas operações, disponibilizando aos nossos clientes o acompanhamento de fluxos internos e seus indicadores operacionais mais relevantes.
Com expertise em entregar soluções logísticas personalizadas e eficientes, nós combinamos gestão e tecnologia de ponta. Através de nossos dashboards e torre de controle, oferecemos visão ampla em tempo real de toda sua operação logística, com um OMS integrado e de fácil acesso.
Com uma gestão de estoque completa, conduzindo a evolução de pedidos em microstatus, controle de SLA (OTIF e OTD) e tracking personalizado (TMS), garantimos que sua operação alcance a melhor performance. Conte com nossa inovação e inteligência para impulsionar seu negócio.
Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!