Você pretende reduzir o custo de estoque do seu negócio? Então, conheça algumas soluções logísticas que podem te aproximar deste objetivo!
O estoque por si só é uma parte da empresa que exige um cuidado especial, afinal, ele é responsável por armazenar os principais ativos de um negócio que tem como objetivo vender para um cliente final. Porém, isso não significa necessariamente que os seus custos devem ser elevados.
Com a aplicação de algumas soluções logísticas, é possível reduzir o custo de estoque sem perder a eficiência deste local. Confira alguns exemplos a seguir do que implementar no seu armazém!
Antes de explorar as soluções logísticas mais conhecidas do mercado para diminuir o custo de estoque que a sua empresa tem, é preciso entender como ele é formado.
Na maioria das empresas, os custos logísticos vêm após o custo das mercadorias vendidas (CMV). Nesse cenário, é comum atribuir uma parte dos custos logísticos aos de fabricação dos produtos, ao passo que a outra porcentagem é dividida entre a armazenagem e a distribuição.
Por conta disso, é comum que as empresas não tenham noção sobre os custos logísticos, não visualizando as oportunidades de redução deles nas operações. Alguns gestores, inclusive, não conhecem o custo total do produto até a entrega ao cliente final.
Desse modo, se você pretende ficar de fora dessa realidade e aproveitar uma efetiva redução de custos, é preciso ter ciência do custo total do produto e dos custos resultantes das operações logísticas. Você sabe como identificar esses custos com precisão?
Para isso, o gestor deve mapear os processos logísticos, priorizando o formato de fluxos e, a cada processo, são escolhidas uma ou mais pessoas para executá-lo. Além disso, é necessário entender o funcionamento dessas etapas, performance e indicadores para demonstrar como isso interfere nos custos.
Na prática, vemos que os custos gerais de uma empresa (incluindo o custo de estoque) são distribuídos e formados da seguinte maneira:
Após analisar os custos logísticos, o gestor está preparado para tomar decisões assertivas quanto ao controle e à redução de custos logísticos ao longo do tempo, além de avaliar os melhores investimentos em infraestrutura, equipamentos e sistemas de automação, por exemplo.
Sem ter uma visão ampla sobre as operações, os gestores e líderes não possuem uma base firme para tomar decisões adequadas. Isso ajuda a reduzir os custos nos pontos certos, sem prejudicar a eficiência e a qualidade das entregas.
Se você pretende diminuir o custo de estoque da sua empresa, saiba que isso deve ser feito sem colocar a qualidade em risco. Para isso, existem algumas soluções logísticas que podem ser de grande valia. Conheça algumas delas a seguir.
O centro de distribuição é o local que mantém armazenadas as mercadorias assim que elas chegam das fábricas e antes de serem entregues aos pontos de venda (PDV). Portanto, o CD é uma unidade física de armazenamento e despacho, que tem a finalidade de receber os produtos de uma empresa de forma centralizada.
Alguns métodos de estoque são interessantes para reduzir o custo de estoque e, ao mesmo tempo, manter o armazém organizado. Alguns exemplos disso são o FIFO (First In First Out) e o LIFO (Last In First Out), mas cada método desse tem uma indicação diferente.
O WMS, ou Warehouse Management System, é um Sistema de Gerenciamento de Armazém. Este software é uma parte importante da cadeia de suprimentos, uma vez que ele ajuda a gerir, automatizar e tornar mais eficientes os processos logísticos, otimizando o uso do espaço dos armazéns.
Com a devida análise de estoque, você terá insights em tempo real sobre o seu inventário. Acompanhe de perto quais itens foram solicitados, detalhes de SKU, empenho, saldo disponível e tenha acesso à informação mais recente de atualização.
Reduzir o custo de estoque não é uma tarefa complexa se você contar com os recursos e ferramentas adequadas para isso – a fim de não colocar a qualidade em risco. Está precisando de ajuda com o armazenamento da sua empresa? Então, conte com a Platinum Log!
A Platinum Log oferece serviços especializados de armazenagem em porta pallet, bins ou blocados em mais de 10 Centros de Distribuição estrategicamente localizados nas regiões sul e sudeste do Brasil.
Para manter uma boa gestão de armazenamento, utilizamos:
Além disso, contamos com um sistema de gestão avançado que garante a acuracidade de expedição em conformidade com os métodos FIFO e LIFO. A partir do uso de coletores de dados, garantimos a rastreabilidade de cada mercadoria armazenada, proporcionando total visibilidade e controle.
Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!