O recebimento de mercadorias é um processo que pode ajudar a otimizar a produtividade de uma empresa, e por isso ambos têm uma relação direta entre si.
No geral, o objetivo das empresas é atingir a melhor eficiência operacional possível. Então, saiba como fazer para melhorar o seu recebimento de mercadorias. É preciso investir em estratégias que tornem esse processo mais ágil e produtivo, e é sobre isso que falaremos a seguir.
Neste momento inicial, é importante trazer o conceito de um processo de recebimento de mercadorias. Esse processo acontece após a aquisição de mercadorias e entrega dos itens na empresa. No geral, ele pode ser dividido nas seguintes fases:
Embora esse processo pareça simples, ele exige bastante atenção, tendo em vista que qualquer erro pode colocar à prova toda a produtividade do negócio. Além disso, é inegável como as divergências entre os valores negociados podem comprometer o desempenho empresarial.
No dia a dia, a empresa pode enfrentar alguns desafios no recebimento de mercadorias, porém, é preciso estar atento a esse cenário para evitar prejuízos maiores. Saiba, no entanto, que qualquer empresa está sujeita a esse tipo de acontecimento.
Uma maneira de evitar esses descuidos é conhecendo os principais desafios que os negócios costumam enfrentar, e são eles:
Dentre essas causas, percebe-se que os erros nesse processo podem desenvolver problemas ainda maiores e prejudicar, portanto, a produtividade da equipe. Ressalta-se que o trabalho manual pode ser o responsável pela ocorrência de alguns desses erros, o que revela a necessidade de automatizar algumas tarefas.
É necessário levar em consideração diversos fatores e mudanças para tornar o processo do recebimento de mercados produtivo. Por exemplo, fazer uma pesquisa de mercado, encontrar os melhores fornecedores, negociar com eles e monitorar o consumo dos clientes.
Contudo, mesmo com todos esses fatores, algumas empresas ainda podem perder recursos e não aproveitar a produtividade desse processo. Por isso, saiba como aumentar o engajamento desse processo.
Tornar o envio de pedidos mais preciso
Essa etapa se refere à precisão que os pedidos realizados devem ter, e esse fator está comprometido quando o trabalho é feito de maneira manual. Logo, é imprescindível contar com a automatização de tarefas como essas para diminuir as chances de erro.
Conferência de pedido automatizada
Outra tarefa que pode ser automatizada é a conferência dos pedidos, sempre comparando o que foi solicitado com o que chegou na empresa. Essa tarefa exige o uso da nota fiscal entregue pelo fornecedor, e com esse documento em mãos é possível conferir se o que você pediu chegou de maneira correta.
Contudo, essa não é uma tarefa executada exclusivamente de forma manual, podendo sim ser otimizada. Logo, automaticamente, a equipe responsável pelos pedidos (o setor de compras) estará ciente sobre a inconsistência da entrega.
Agendar a entrega de produtos
Com o agendamento da entrega, você já tem a data e horário exatos que os pedidos serão entregues. Assim, é possível se organizar e planejar a ordem de pedidos dos seus clientes a serem atendidos. Essa é a importância de contar com um fornecedor que cumpra com os prazos acordados.
Desse modo, você oferece à empresa contratada as datas e horários disponíveis para essa empresa. Com a ciência de ambos, a entrega será feita com base no que foi afirmado entre os dois. Esse é um recurso muito comum em plataformas de logística integrada.
Capacite a sua equipe
É primordial capacitar a sua equipe para que todos os profissionais do setor sejam treinados para manter a produtividade do processo. Com isso, eles conseguem executar com precisão e excelência as suas atividades.
Invista na integração dos setores
Por fim, a última maneira que trouxemos que torna possível a produtividade no processo do recebimento de mercadorias é a integração dos setores. Normalmente, os setores já possuem uma certa dependência entre si, pois um departamento depende do resultado do outro.
Assim, ao investir em um processo de integração dos setores, todos já estarão cientes sobre as mercadorias que chegaram na empresa. Isso com certeza aumenta a produtividade do processo de recebimento.
O processo de recebimento de mercadorias é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa.
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