A fim de gerir da melhor forma o seu e-commerce, entenda qual o objetivo da logística e como adotar essa prática na sua empresa.
Em um e-commerce, é necessário se preocupar com alguns setores, e um deles é a logística. Isso porque a logística do e-commerce se trata de um processo complexo e com várias etapas, em que uma depende da outra. Por isso, é necessário ter o máximo de controle possível.
Nesse sentido, por trás de uma boa execução de tarefas e clientes satisfeitos, encontramos um processo logístico bem planejado. Por isso, vamos conferir a seguir a importância e objetivo da logística em um e-commerce.
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Neste momento inicial, vamos discutir o principal papel e objetivo da logística no e-commerce, já que neste modelo de negócio a maioria das transações ocorrem de maneira virtual. Por isso, até que o produto seja entregue ao cliente, é necessário superar algumas etapas – e elas precisam ser bem planejadas.
Do mesmo modo que ocorre com outros tipos de planejamento, a logística no e-commerce deve ser estruturada com base no seu modelo de negócios adotado. Assim, ao definir esses critérios, você deve ter como prioridade a diminuição de custos, economizar gastos e garantir a satisfação dos clientes.
Com o intuito de planejar o melhor trajeto da mercadoria, desde a sua compra, passando pelo armazenamento e separação, até chegar na entrega ao cliente, você precisa de uma logística. Ou seja, todas as etapas que o produto deve passar até construir uma boa experiência para o cliente.
Dessa maneira, a logística de um e-commerce tem algumas etapas, como o recebimento da mercadoria, armazenamento, reposição, separação, preparação, envio, rastreamento e controle de entrega.
Para ter uma logística eficiente no seu negócio, é necessário começar com um planejamento bem estruturado. Logo, você deve ter em mente todos os passos para chegar a um processo robusto logístico.
No geral, o planejamento logístico é fundado em passos estratégicos, táticos e operacionais. Na etapa estratégia, você deve estabelecer todos os objetivos do seu negócio a longo prazo. Lembre-se somente de que essas metas devem ser realistas para o cenário atual do seu e-commerce.
Na etapa tática, você escolhe as ações necessárias a fim de alcançar os objetivos traçados. Portanto, esses meios são divididos por setor, orientando a equipe do ponto de vista coletivo e individual. Por fim, a etapa operacional implementa de fato as ações que foram escolhidas no passo tático.
Contudo, estes passos são gerais, e por isso abordaremos pontos específicos que devem ser levados em consideração no seu planejamento logístico.
Gestão de estoque
O e-commerce não para de funcionar! Essa loja virtual fica aberta o tempo inteiro, sem intervalos, e por isso você precisa investir em um controle constante do estoque. Afinal, o seu cliente pode realizar compras em qualquer dia da semana a qualquer momento.
Logo, é necessário monitorar o estoque do seu e-commerce, sem excessos ou ausência de mercadorias. Então, a gestão de estoque participa do planejamento logístico, ao passo que evita avarias nos produtos, garante a presença de mercadorias e não causa perda de vendas.
Monitorar indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho são primordiais para monitorar a evolução da sua empresa. Esses indicadores também são chamados de KPIs, e você deve investir neles para monitorar o crescimento e desenvolvimento do seu negócio.
Com o uso dessas métricas, é possível avaliar e medir o desempenho individual de cada processo adotado, visando uma melhor execução. No geral, os principais pontos monitorados são os de ticket médio, taxa de conversão, taxa de abandono de carrinho, número de vendas, visitantes no site e ROI (Retorno sobre Investimento).
Gestão de custos
A gestão de custos administra todo e qualquer gasto que se refere às demandas logísticas da sua empresa, desde a frota e o armazenamento até o transporte. No geral, esses custos impactam bastante o faturamento do seu negócio, e eles devem ser geridos com cautela.
Então, se possível, invista em um estudo específico para adotar estratégias que diminuem os custos logísticos, sem comprometer a qualidade dos seus serviços. Isso é capaz de aumentar o investimento que você coloca em outros setores, além de uma maior competitividade frente à concorrência.
Gestão de transporte
Por fim, tenha atenção com a gestão de transporte na logística do seu e-commerce, já que uma entrega realizada dentro do prazo e com agilidade é suficiente para fidelizar um cliente.
Toda a experiência de compra deve ser satisfatória para o cliente, mas a entrega é o ponto alto, já que o consumidor recebe um prazo da sua empresa e espera que seja cumprido. Então, defina o melhor roteiro de entregas, frotas e pontos de distribuição das mercadorias para a transportadora.
O principal objetivo da logística para o seu e-commerce é tornar todos os processos adotados mais fluidos. Então, nada melhor do que terceirizar operações logísticas por meio de uma estratégia fiscal eficiente e entrega dentro do prazo ao cliente. Para isso, conte com a Platinum Log.
A Platinum Log oferece uma logística totalmente integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.
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