Saiba como realizar o armazenamento de produtos da melhor forma, a fim de manter as suas mercadorias em perfeitas condições.
O armazenamento logístico de uma empresa não se resume ao ato de guardar produtos em um local organizado e protegido. Estamos falando de uma estratégia logística que impacta todas as operações da cadeia.
É possível afirmar que o armazenamento de produtos impacta diretamente na lucratividade e produtividade de um negócio, tendo em vista que reúne diversas atividades, desde o controle da demanda, passando pela movimentação de itens, até a distribuição de mercadorias.
Logo, você precisa armazenar os seus produtos de forma correta, mas sabe como fazer isso? Confira a seguir!
O armazenamento de produtos é uma etapa logística responsável por guardar e conservar mercadorias para depois serem movidas de acordo com a necessidade do seu negócio. Porém, não é só isso.
Esse armazenamento precisa ser otimizado ao ponto de diminuir os custos operacionais e garantir que os serviços prestados sejam de qualidade, evitando atraso nas entregas e extravio de mercadorias.
Para que isso seja possível, você deve investir em um local otimizado para o armazenamento, utilizando um layout inteligente, treinando a sua equipe e implementando rotinas eficazes.
Não adianta ter um estoque com espaço suficiente para todas as suas mercadorias se ele não facilita a busca de produtos específicos à medida que os pedidos vão chegando. Logo, o seu armazém deve ser projetado estrategicamente.
Ter esse tipo de armazenamento depende de uma escolha muito importante: qual o melhor tipo de armazém para a sua empresa?
Antes de trazermos os principais tipos de armazenagem de produtos para que você escolha a melhor opção para a sua empresa, confira os benefícios de ter uma armazém estratégico.
Organização: a organização nunca é uma desvantagem, e neste caso ela agrega mais benefícios, como facilitar a movimentação de itens no galpão, a expedição de produtos e a entrada/saída das mercadorias no armazém. O seu armazém precisa ser fácil de encontrar e movimentar os produtos!
Acondicionamento seguro dos itens: um armazém seguro evita avarias e grandes prejuízos nos produtos. Logo, investir em estruturas preparadas para os seus produtos reduz os custos no futuro, com a reposição de mercadorias, por exemplo. Isso sem contar que isso promove a armazenagem nas condições adequadas de temperatura, ventilação e iluminação.
Redução dos custos internos: além de os galpões organizados evitarem perdas e avarias nos produtos, você também pode otimizar as suas operações logísticas como um todo. Isso é perceptível após o investimento em sistemas automatizados e rotinas eficientes. Como resultado, você pode economizar recursos.
Aumentar a eficiência da sua equipe: um armazém bem organizado e estratégico promove processos mais eficientes, retomando aos dois benefícios já citados: economia de recursos e tempo.
Agora que você sabe a importância de armazenar os seus produtos de forma organizada e eficiente, conheça os principais tipos de armazém que estão disponíveis no mercado e escolha o que melhor atende às necessidades do seu negócio.
A armazenagem de produtos própria ocorre quando a empresa assume de forma integral a gestão dos seus galpões, locais em que são alocados e movimentados todos os produtos. Ou seja, a sua empresa será dona dos armazéns e se responsabiliza pela gestão deles.
Essa modalidade de armazém costuma ser muito mais cara do que as próximas opções que traremos. Logicamente, você precisará investir na compra dos locais físicos, todos os custos operacionais e mão de obra.
E não estamos falando de uma mão de obra comum, e sim de colaboradores prontos e capacitados para a gestão do armazém. Eles precisam executar os processos de forma eficiente, evitando prejuízos, atrasos, avarias e desorganização.
A modalidade terceirizada para a armazenagem de produtos da sua empresa está crescendo no Brasil, em razão dos seus benefícios – sendo o principal deles a redução de custos.
Na terceirização do estoque, a gestão desse espaço é de responsabilidade de uma outra empresa. Além de contar com custos reduzidos, esse armazenamento evita a contratação e treinamento de colaboradores. Isso não representa apenas a diminuição de custos, mas também de burocracia.
Isso sem contar com a falta de preocupação. Você não precisa ter nenhuma preocupação em relação a gestão dos produtos, pois eles estarão em perfeitas condições antes de serem expedidos.
Por fim, temos a armazenagem de produtos contratada, que está entre a terceirizada e a própria. Aqui você não terá os galpões, pois eles serão alugados, o que pode ser mais barato do que a compra deste espaço físico.
Contudo, a armazenagem contratada pode ser ainda mais cara do que as duas mencionadas acima. Isso porque, além do investimento que você precisa fazer sobre os valores para alugar o espaço, a empresa deve arcar com a contratação e treinamento de funcionários, além, claro, da gestão do local.
Porém, caso a sua empresa já tenha um quadro de funcionários treinado, optar pela armazenagem contratada pode ser uma boa ideia. Mas claro que isso depende, dentre outros fatores, da demanda do seu negócio.
Uma forma inteligente de escolher o melhor tipo de armazenagem de produtos para a sua empresa é analisando os pontos positivos e negativos de cada opção. Diante do que foi discutido, a terceirização pode ser a melhor solução para o seu negócio!
Isso porque a terceirização reduz os custos da sua empresa, diminui as suas preocupações com a logística de estoque e entrega um serviço de qualidade. E a Platinum Log pode te ajudar.
A Platinum Log é uma solução de logística integrada que oferece operações terceirizadas, desde a definição de uma estratégia fiscal até a entrega do pedido ao cliente final. Nós oferecemos os serviços de armazenagem e estoque, picking e packing, transporte e indicadores de operações.
Conheça as nossas soluções e como podemos otimizar a sua armazenagem de produtos!