Sua empresa precisa investir em recursos tecnológicos para otimizar o tempo da equipe? Conheça a ligação entre o sistema WMS e OMS e seus benefícios.
As operações logísticas estão, a todo momento, se inovando, e com isso surgem novas tecnologias para o setor. Ou seja, a logística da sua empresa pode contar com recursos modernos, como é o caso do sistema WMS e OMS.
Mas você sabia que existe uma ligação entre esses dois sistemas e a sua empresa pode se beneficiar (ainda mais) disso? Confira a seguir mais detalhes sobre esse tema.
O comércio em si está passando por diversas evoluções, a começar pelo aumento de demanda em razão do e-commerce. O comércio eletrônico fez com que o consumidor tivesse mais facilidade para realizar uma compra. Porém, do ponto de vista da empresa, isso significa mais demanda.
E como é possível atender a esta demanda agora? Por isso, o setor logístico também precisou acompanhar essa evolução, trazendo a criação de alguns softwares, como é o caso do sistema WMS e do OMS.
De um lado, temos o sistema WMS, que agrega eficiência ao sistema de armazéns e estoque de um negócio. Do outro, o OMS, capaz de gerenciar o ciclo dos pedidos. Então, ambos são complementares à sua empresa.
O sistema WMS, ou o Warehouse Management System, significa em português o Sistema de Gerenciamento de Armazém. Portanto, o WMS é um software amplamente usado para o gerenciamento e registro das atividades que são realizadas em um armazém físico.
Logo, o WMS inclui, por exemplo, o gerenciamento de estoque, envio de produtos, recebimento de mercadorias, armazenamento, embalagem e separação desses itens. Assim, o principal papel do sistema WMS é o controle dos processos de inventário, com o objetivo de aproveitar e otimizar o espaço do armazém.
O sistema WMS fiscaliza a movimentação do estoque (entrada e saída de produtos), identificando as mercadorias por meio de códigos de barras ou de etiquetas RFID. Outra função do WMS é controlar dados como o número do lote, prazo de validade dos produtos e afins.
Por isso, ao utilizar o sistema WMS, você está investindo em um melhor controle logístico do estoque, de modo a tornar mais ágil a expedição e estocagem de mercadorias. Isso sem contar com um planejamento logístico adequado, como é o caso do processo otimizado no picking e no cross docking.
Afirma-se, então, que o WMS contribui para a economia de gastos e de tempo. Além disso, as suas funções também são de integração ao ERP, transferência de produtos entre estoques, integração em outras áreas, gerar relatórios e controlar a segurança de mercadorias.
O que é o sistema OMS e como ele funciona
Outra inovação do setor logístico – junto ao sistema WMS – é o OMS, o Order Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Pedidos em português. Como o nome já indica, o OMS acompanha o processamento de pedidos da sua empresa, desde o momento em que ele é feito até o gerenciamento do estoque.
O sistema OMS automatiza o processamento de pedidos, com uma gestão de ponta a ponta deles, seja qual for o canal utilizado pelo cliente. Assim, ele agrega segurança e uma visão mais centralizada sobre o negócio.
Com o OMS, você garante que as entregas serão feitas dentro do prazo indicado, de maneira a atender às expectativas do consumidor. Esse sistema, então, reduz custos e aumenta a satisfação dos clientes.
A partir da definição do sistema WMS e OMS e suas funções, é possível entender de que forma eles atuam de modo complementar. Afinal, um atua no gerenciamento de armazém e outro no ciclo de vida do pedido. Ou seja, ambos precisam um do outro.
Assim, o OMS e o WMS devem andar juntos, de modo a trocar informações e fazer com que o estoque esteja sempre atualizado, visando um melhor atendimento ao cliente no dia a dia.
E essa integração não é difícil ou complexa de ser implementada, tendo em vista que os dois sistemas são softwares, ou seja, não precisa fazer o download de nada.
O principal objetivo do sistema WMS no seu e-commerce é gerenciar o armazém de modo a otimizar o seu espaço. Porém, se você não tem condições de investir nessa opção, nada melhor do que terceirizar operações logísticas por meio de uma estratégia eficiente e entrega dentro do prazo ao cliente.
Para isso, conte com a Platinum Log. Para utilizar esse serviço, o primeiro passo é deixar o seu estoque sob nossa supervisão. Afinal, nós somos especializados em uma gestão terceirizada de qualidade.
A Platinum Log oferece uma logística totalmente integrada para o seu negócio, sendo uma solução completa para acompanhar processos e entregas, recebimento dos produtos e entrega ao cliente final. para que isso seja possível, você não se preocupa com armazenagem, estoque, picking e packing, além de ter à disposição os principais indicadores de desempenho.
Então, acesse o nosso site oficial e conheça as principais soluções que oferecemos para o seu negócio!