A logística para e-commerce é primordial para obter a satisfação dos clientes e melhorar a reputação do seu negócio. Confira a importância desse termo.
O termo “logística” nos remonta a operações internas de uma empresa. Por isso, é de suma importância planejar muito bem como ocorrem esses processos no seu e-commerce.
Tendo em vista que um e-commerce funciona de forma virtual, é preciso pensar no armazenamento e outras etapas que ocorrem de forma física, como é o caso do estoque. Neste momento, vemos a importância de possuir uma logística para e-commerce.
Neste momento inicial, vamos explorar um pouco o conceito da logística para e-commerce, também muito chamada de e-logística. No geral, trata-se de um conjunto de processos que formam a cadeia logística de um negócio. Por isso, a logística para e-commerce costuma envolver:
Por conta disso, a logística para e-commerce visa planejar e controlar o fluxo de mercadorias, bem como todos os dados relacionados a elas. Logo, podemos afirmar que essa logística começa no recebimento do pedido e vai até o pós-venda.
Agora que você tem uma visão geral sobre o que significa a logística para e-commerce, saiba que o investimento nesse planejamento tem uma relação direta com o desenvolvimento do seu negócio. Além disso, uma logística de qualidade é cada de fidelizar clientes.
Afinal, com os prazos sendo seguidos de maneira correta e com o frete reduzido, o seu cliente sempre vai comprar no seu e-commerce. Inclusive, ele se tornará o maior fã que o seu negócio já viu, divulgando a marca de maneira espontânea, apenas porque foi bem atendido.
Do ponto de vista do consumidor, o tempo de entrega e o frete são fatores decisivos na hora de fechar uma compra. Se você oferece boas condições nesse sentido para o cliente, ele vai preferir o seu negócio.
Afirma-se, portanto, que a logística para e-commerce é um diferencial competitivo para os negócios. Por isso, não deixe de planejar muito bem a logística do seu negócio.
Atualmente, uma das práticas mais frequentes no e-commerce é terceirizar a logística. Além de agregar diversos benefícios, como a diminuição de custos, é uma maneira de entregar ao cliente um serviço de qualidade.
Com o aumento da demanda do seu negócio, você vai perceber que alguns serviços começarão a apresentar problemas, e se isso acontecer com a entrega, por exemplo, a fidelidade dos clientes vai diminuir. Portanto, vale muito a pena procurar uma empresa terceirizada para se encarregar dessa logística.
As principais vantagens de investir na terceirização logística são:
Então, sim, a terceirização de logística vale a pena para a logística do seu e-commerce.
Uma logística para e-commerce envolve diversos fatores e custos – e esse é o benefício de investir na terceirização logística. Com o avanço de recursos digitais, ficou mais fácil tornar a logística uma etapa eficaz e dinâmica para os clientes. O importante é que você consiga gerenciar de maneira fluida a logística do negócio.
Uma forma de otimizar a logística do seu e-commerce é investindo na terceirização. Além disso, é preciso contar com ferramentas tecnológicas de gestão, como softwares e plataformas que te ajudem a gerenciar a logística da loja.
Você pode investir, ainda, na identificação de produtos modernos, a exemplo da identificação por meio das ondas de rádio. Contudo, a forma convencional do código de barras também traz consigo eficiência.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.