Se você deseja planejar e executar uma estrutura logística eficiente para o seu negócio, saiba quais são as principais etapas deste processo!
A logística de uma empresa é, basicamente, o norte do negócio. Afinal, na logística, você deve definir como serão executados todos os processos internos. E isso parte desde o recebimento de mercadorias até a entrega ao consumidor final. Entre uma etapa e outra acontecem muitas operações que precisam da sua atenção!
Porém, para decidir da melhor forma como essas etapas serão executadas, você precisa entender como funciona uma estrutura logística e do que ela é composta. Confira a seguir!
Inicialmente, é importante que você entenda o que é a estrutura logística de uma empresa. Essa estrutura se refere a um conjunto de etapas e operações responsáveis por garantir o pleno funcionamento do e-commerce.
Apenas com uma logística bem feita é possível garantir que os prazos informados ao cliente sejam cumpridos, assegurando que a experiência de compra do cliente será a melhor possível.
Desse modo, todas as empresas precisam definir uma estrutura bem eficiente da logística que deve seguir, e isso inclui as tarefas garantidoras da organização e boa administração de recursos. Nesse sentido, tudo que acontece na sua empresa é decidido de forma prévia, desde a compra de insumos até o atendimento pós-venda.
Sem a logística, você não tem um controle sobre o fluxo e armazenamento de matérias-primas e produtos. Isso reflete grandes prejuízos financeiros a curto e longo prazo, além de insatisfação dos clientes (com a indisponibilidade de mercadorias, por exemplo).
De antemão, é importante destacar que a logística de uma empresa deve ser o mais completa possível, mas isso não necessariamente significa que precisa ter diversas etapas. Na verdade, quanto mais operações a sua empresa precisar executar, mais longo será o processo de compra do seu consumidor!
É certo de que as operações internas de uma estrutura logística são complexas e precisam de cautela. Mas isso não indica que precisa haver inúmeras etapas desde o processamento de um pedido até a sua conclusão. Quanto mais enxuto este processo, melhor! Mas, claro, sempre respeitando a particularidade de cada etapa.
Então, você precisa conhecer agora mesmo do que essa estrutura é composta. Confira!
1. Gestão de compras
Tudo começa com a compra de matérias-primas e de insumos destinados à produção. É neste momento que você deve comprar tudo o que for necessário para a produção e fabricação dos seus produtos que serão comercializados. Lembre-se somente de que manter a qualidade e o orçamento equilibrado é indispensável!
2. Armazenamento e estoque
Onde todos os seus produtos e insumos serão armazenados? Decida um local apropriado para realizar esse armazenamento de forma organizada e otimizada. Quanto mais organizado for este local, mais rápido você conseguirá executar as próximas etapas da sua estrutura logística. Este local pode ser próprio da sua empresa ou terceirizado – veja o que fica melhor para o seu orçamento.
3. Preparar o pedido
Após decidir como os seus produtos serão armazenados, agora é necessário definir como o pedido será preparado. Isso porque o pedido deve ser localizado dentro do estoque, levado para o local de conferência, embalado e expedido. Essas são as etapas de picking e packing, e são primordiais para garantir que o pedido correto seja enviado da forma mais segura possível.
4. Distribuição e expedição
A logística de distribuição nada mais é do que um fluxo de tarefas que possibilita a entrega de mercadorias aos clientes no prazo estabelecido. Nesta etapa nem sempre o cliente é o consumidor final, podendo assumir a figura dos intermediários, como o distribuidor, atacadista ou o varejista.
Por outro lado, temos a expedição logística, que é o processo de envio de uma mercadoria para o seu destino final, e por isso é a última etapa antes da conclusão. Como ela antecede a última etapa, do transporte, a expedição está entre as principais operações da estrutura logística, em especial sobre a expectativa do destinatário, primordial para definir a credibilidade das transportadoras.
5. Entrega e pós-venda
Com as mercadorias prontas para o envio, elas já podem se posicionar nos veículos responsáveis pela entrega. O ideal é que você ofereça mais de uma opção de entrega, com uma modalidade mais barata e maior prazo de frete, e outra mais rápida e mais cara. Essa diversidade atende diferentes públicos!
Mas com a entrega a experiência de compra do cliente não acabou. Você precisa se certificar de que o consumidor gostou de tudo o que a sua marca ofereceu. Então, colete o feedback dos clientes e saiba o que pode ser mantido ou substituído.
Percebe como uma estrutura logística deve ser completa e eficiente? Se este é um desafio para o seu negócio, considere a terceirização logística!
A Platinum Log é uma empresa que oferece logística integrada para o seu negócio. Assim, o nosso foco é a terceirização de operações internas por meio da melhor estratégia fiscal ao recebimento de produtos, acompanhamento de processos e entrega do pedido ao cliente final.
Nós disponibilizamos para nossos clientes a terceirização logística de toda operação (transporte, armazenagem, entrega, e muito mais). Temos processos automatizados e monitoramento online, atendendo com qualidade a entrega de grandes volumes para a indústria, varejistas, distribuidores e revendas em todo o Brasil.
Ao terceirizar a sua logística para e-commerce, saiba que essa será a solução ideal para a sua empresa que busca se concentrar no seu sucesso, e que se preocupa no cuidado desde a entrada do pedido até a sua entrega.
Desse modo, tenha o controle de todas as etapas do seu processo logístico online e realtime:
O seu crescimento é nosso maior objetivo. Com uma rede de parceiros confiáveis alcançamos a estrutura de crescimento que seu negócio demanda. Fale com um Fulfillment Expert!