Quando a expedição de mercadoria envolve algum tipo de erro, isso significa que todo o processo logístico precisa ser revisto. Então, confira os erros mais comuns.
Com esse conhecimento, é possível substituir o necessário e melhorar o que for preciso. As falhas que são encontradas na expedição de mercadoria costumam ser de produto incorreto, item danificado ou alguma características equivocada. Esse tipo de falha pode prejudicar a imagem da empresa, refletindo perante outros consumidores e demais negócios do mesmo segmento.
Portanto, é possível afirmar que a expedição de mercadoria merece uma atenção redobrada, a fim de garantir uma melhor satisfação dos clientes. Por esse motivo, vamos explorar a seguir os principais exemplos de erros que são comuns em processos logísticos no geral.
A priori, destaca-se que alguns gestores costumam dividir os erros em categorias específicas. Isso pode te ajudar a identificar com facilidade o momento exato que a empresa falha e onde ela deve melhorar.
Desse modo, você deve conhecer os erros que costumam ocorrer com uma certa frequência na etapa de expedição de mercadoria. Lembre-se de que antes da expedição existem outras etapas que podem ser responsáveis por esses erros.
Inverter os produtos na entrega
Um dos erros mais comuns na expedição da mercadoria é ter os produtos invertidos, isto é, um produto diverso ao solicitado foi enviado para o cliente. Esse tipo de falha pode deixar o cliente ainda mais insatisfeito, pois, no ponto de vista dele, parece que a empresa não se importou com o seu pedido.
No geral, esse erro ocorre no final do processo de distribuição, em razão de algum descuido da equipe. Contudo, a consequência dessa falha é imediata, uma vez que a empresa deverá arcar com a troca do produto e com a logística reversa.
Falha na cobertura fiscal
Outro erro comum é na cobertura fiscal, ou seja, a equipe responsável não cumpre com todas as características de um determinado produto. Isso significa que o seu negócio envia o produto certo, mas em quantidade ou cor equivocada, por exemplo. Em alguns casos, faltam componentes ou o funcionamento não é o esperado.
Essa falha pode acontecer mesmo após a conferência das informações no pedido e o picking (separação do produto). A empresa deverá, portanto, custear a troca do produto e a logística reversa.
Avaria ou defeito no produto
Por fim, o produto pode chegar ao seu destino final com alguma avaria ou defeito, por mais que ele acompanhe a nota fiscal e esteja no endereço indicado pelo cliente. Esses defeitos podem ter sido adquiridos em qualquer lugar, desde o momento que o item estava no armazém até o transporte ou manuseio. Nessa situação, a empresa deverá custear a troca da mercadoria, se for necessário, ou oferecer assistência e manutenção.
Nenhuma empresa deseja ter erros na expedição de mercadoria com frequência. Contudo, quando isso ocorre, os efeitos são imediatos e podem trazer muitos prejuízos para a reputação da empresa. Por isso, as principais consequências são:
Se a sua empresa sofre com a ocorrência de erros na expedição de mercadoria ou você deseja evitar esse tipo de falha, é preciso investir em estratégias que diminuam a frequência disso. Caso a sua empresa já tenha sofrido com esse problema, não adianta olhar apenas para trás.
Você deve lidar com todos os erros como uma aprendizagem e mudar no futuro. Portanto, é de suma importância saber como evitar a ocorrência de falhas na expedição de mercadoria.
Mantenha o layout de estoque organizado
Com o layout de estoque organizado e devidamente dividido, o setor responsável pelo departamento na sua empresa pode ter uma visão atualizada sobre os produtos. Assim, antes de enviar uma mercadoria, os funcionários saberão quais itens estão com defeito ou sem o funcionamento adequado.
Além disso, essa organização do layout de estoque pode melhorar a produtividade e confiabilidade frente aos consumidores. Outro benefício dessa prática é manter o estoque pronto para a saída e entrada de produtos sem nenhuma dificuldade.
Embalagens logísticas
As embalagens logísticas podem vir acompanhadas com acessórios de proteção, a exemplo de plástico bolha, papelão, papel e outros. Essas medidas servem para proteger a mercadoria até o seu destino final.
Por isso, essas embalagens são pensadas com base nas dimensões do produto, para não prejudicar a mercadoria até o seu destino. Assim, o cliente pode usufruir do pedido da maneira mais adequada possível.
Conferência de pré-expedição
Antes de expedir a mercadoria, a empresa pode adotar um setor para conferir os produtos antes da saída do estabelecimento. Isso pode diminuir significativamente a ocorrência de falhas nos itens enviados aos consumidores.
Atualmente, é possível encontrar diversas plataformas de logísticas, como a Platinum Log. Essa solução de logística integrada traz os serviços ideais para reduzir a frequência de erros na expedição de mercadorias da sua empresa. Por isso, confira o nosso site oficial e conheça a solução que o seu negócio precisa.