Processamento de pedidos no e-commerce

Estruturar o processamento de pedidos na sua empresa é fundamental para obter resultados positivos no e-commerce. Saiba como fazer isso!
Processamento de pedidos no e-commerce

Estruturar o processamento de pedidos na sua empresa é fundamental para obter resultados positivos no e-commerce. Saiba como fazer isso!

Em uma empresa, é necessário se preocupar com diversos setores, como o marketing e a logística. Nesse sentido, um dos pontos que merece a sua atenção é o modo de processamento de pedidos.

Essa etapa logística é responsável por manter a organização nas vendas, o que, consequentemente, aumenta a lucratividade da empresa. Dito isso, entenda melhor sobre como o seu negócio pode se beneficiar com um processamento de pedidos bem estruturado. Por isso, vamos explorar todas as etapas de um pedido a seguir.

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Etapas do processamento de pedidos 

  • Integração dos pedidos com o ERP

O ERP, ou Enterprise Resource Planning, pode ser definido como um sistema de gestão que integra os dados de uma empresa em um só lugar. Com base nessas informações, você, enquanto gestor, pode tomar decisões mais assertivas, diminuindo os custos logísticos e aumentando a produtividade.

Contar com um software dessa natureza é uma excelente opção para melhorar o seu processamento de pedidos. Nesse sentido, conte com uma empresa especializada nesse sistema.

  • Faturamento de pedidos

Após adotar um sistema de integração de dados para a sua empresa, o próximo passo é decidir como ocorrerá o faturamento dos produtos. Neste momento, é interessante destacar que algumas empresas podem inverter essa ordem, ou seja, colocam primeiro a separação de itens (que é o nosso próximo tópico).

Saiba que isso varia de acordo com a logística da sua empresa, não existe um padrão para todos os negócios, e sim aquele que melhor se adequa ao seu. No faturamento, esse processo pode ocorrer de modo automático ou manual (com um responsável por essa tarefa).

O principal fator que merece destaque aqui é a transmissão da sua nota fiscal faturada com a Secretaria da Fazenda. Quando essa transmissão está disponível, você não pode faturar o pedido. Logo, a etapa de faturamento deve ser constantemente monitorada, a fim de evitar alguma pendência com o pedido.

  • Preparação e separação do produto

Com o pedido faturado, você já pode separar e preparar o produto para o envio. Nesta etapa, ocorre o transporte físico das mercadorias, saindo do estoque e indo para o packing – local onde elas serão embaladas. Depois disso, os produtos vão para o picking, quando eles já estão prontos para o envio.

Um problema que deve ser evitado aqui é a falta de previsão de informações no ERP. Isso pode ser evitado com a devida gestão do estoque e do inventário. Caso o produto solicitado esteja em falta no armazém, a equipe de pós-vendas pode oferecer ao consumidor um item com características semelhantes sem nenhum valor adicional.

  • Expedição ou retirada

Com os pedidos separados e prontos para serem entregues ao cliente, entramos na etapa de expedição ou de retirada na própria loja. Essa segunda opção só acontece quando a empresa oferece ao cliente essa alternativa. Caso essa seja a sua intenção, estude a viabilidade de adotar dark stores.

No caso da expedição, reveja como é feita a entrega dos seus pedidos faturados, se isso ocorre com um transporte terceirizado, frota própria ou pelos Correios. Terceirizar a logística do seu negócio pode ser a melhor solução para o seu e-commerce, tendo em vista que essa é uma maneira de garantir que os prazos serão cumpridos e que a qualidade de serviço é uma das prioridades. Seja qual for a sua opção de transporte, encontre uma forma de monitorar a entrega de pedidos para o cliente.

  • Transporte

Na etapa de transporte, saiba que cada transportador tem os seus processos, e você deve ajustar todos esses pontos antes da contratação. Além disso, tenha em mente que o consumidor gosta de ter acesso a informações sobre a sua entrega.

Dessa maneira, você deve verificar a possibilidade de rastreamento dos pedidos. Além disso, nessa fase do processamento de pedidos, é interessante considerar a roteirização de entrega. Ou seja, conferir todos os pontos que podem interferir na rota de entrega e escolher a melhor via.

  • Entrega ao cliente

Por fim, a última etapa de processamento de pedidos é a de entrega ao cliente. Aqui, você deve se certificar de que o pedido seja entregue dentro do prazo acordado com o cliente e que a mercadoria chegará em perfeitas condições. Por isso, é tão importante que você conte com embalagens adequadas e uma transportadora de qualidade.

A importância de estruturar o processamento de pedidos no e-commerce 

Todo e qualquer tipo de operação logística visa a eficiência das suas etapas. Portanto, estruturar um processamento de pedidos no e-commerce é importante para manter essa operação estratégica. Nesse sentido, é interessante destacar que, dentre tantas KPIs (indicadores de desempenho) para acompanhar, o Lead Time tem uma relação direta com o processamento de pedidos.

Isso porque o Lead Time é o período de conclusão de um pedido, desde o seu início. Isto é, o tempo necessário para que um pedido seja processado até que ele chegue ao cliente. Essa é uma maneira de controlar o período que a sua empresa gasta para o seu processamento de pedidos.

Além disso, o Lead Time auxilia a empresa a oferecer prazos de entregas mais precisos para o cliente. Assim, você pode garantir a satisfação dos consumidores, sendo uma excelente estratégia de fidelização. 

Conte com a Platinum Log e tenha a melhor plataforma logística para o seu e-commerce e melhore o processamento de pedidos 

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente.

Acesse o site Platinum Log e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

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