O sistema de logística é uma parte vital do e-commerce. Por isso, descubra qual o seu principal objetivo. Continue nos acompanhando!
A priori, destaca-se que o e-commerce hoje está entre as áreas que mais crescem no Brasil, com a previsão de crescimento, cuja taxa de crescimento pode chegar a 15%, mesmo com a fase econômica que o país vive – não tão favorável.
Por outro lado, vemos que essa mesma fase é responsável por elevar os custos com logística, que já são altos — consumindo, em média, cerca de 12% da receita do negócio. Com isso em mente, além de outros motivos, prezar por um bom sistema de logística para e-commerce é crucial para alcançar o sucesso das operações.
Dito isso, confira a seguir o principal objetivo do sistema de logística para e-commerce de que forma o seu negócio pode se beneficiar disso.
O sistema de logística para e-commerce é fundamental quando estamos nos tratando sobre a experiência que o cliente tem ao adquirir um bem ou serviço em uma loja virtual. Quando possuem custos altos e são demorados, as etapas de separação, embalo e envio dos produtos afastam o público.
Diante desse cenário, é importante destacar que muitas pessoas podem abandonar o carrinho de compras, não voltam a comprar em sua loja ou, até mesmo, cancelam uma compra que já haviam feito.
Segundo a SaleCycle, a taxa de abandono de carrinho pode ultrapassar o equivalente a 70%, e cerca de 4 trilhões de dólares deixam de ser faturados. Portanto, é inegável como o sistema de logística no e-commerce é um fator que influencia a taxa de conversão e experiência do cliente.
Para que você alcance o sucesso no planejamento logístico do seu e-commerce, saiba que é preciso levar alguns fatores em consideração, como os seguintes:
O sistema de logística para e-commerce influencia diretamente no oferecimento de um bom atendimento ao consumidor, além de melhorar a experiência do cliente. Por esse motivo, trouxemos os seus principais objetivos a seguir.
Planejamento das vendas
Para efetivar uma venda, você precisa ter o produto em estoque ou um prazo definido junto aos seus fornecedores (crossdocking ou dropshipping). Isso significa que, a fim de criar um planejamento de vendas eficiente, é necessário ter atenção com os níveis de estoques e o momento ideal de repor os itens. Isso evita que o cliente se depare com a mensagem de “produto indisponível”.
Controle de estoque
O principal objetivo do controle de estoque é evitar situações extremas nesse espaço, isto é, a falta ou o excesso de mercadorias. A indisponibilidade pode aumentar as taxas de perda nas vendas e insatisfação dos clientes. Por outro lado, ter uma quantidade superior à demanda eleva os custos, aumentando o risco de desperdícios.
No controle de estoque, considere alguns fatores, como:
Os indicadores de desempenho são aliados no monitoramento dos resultados. Com base neles, você pode analisar se as metas estão sendo de fato alcançadas, se possuem falhas e onde elas ocorrem, entre outros fatores.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.