Você deseja atingir uma organização de estoque excepcional na sua empresa? Conheça os principais métodos que podem te ajudar nessa tarefa!
Manter o estoque organizado não é uma tarefa simples de executar: você precisa garantir que os produtos estarão bem armazenados e que as movimentações do dia a dia não vão prejudicar esses itens. Mas como fazer isso?
Para te ajudar, existem alguns métodos de organização de estoque, e é sobre isso que falaremos a seguir!
Você já sabia da existência de métodos que ajudam na organização de estoque? Pois bem. Essas técnicas podem facilitar uma tarefa tão difícil que é manter o seu armazém planejado e preparado para o dia a dia.
De modo geral, esses métodos se referem a formas de organizar o estoque e manter o controle dessa área, de maneira a manter as quantidades adequadas de cada produto e gerenciando da melhor forma este departamento.
Mantendo o estoque organizado, é possível aumentar a sua lucratividade. Como? Simples: você vai garantir que os produtos de maior demanda estejam disponíveis sempre que necessário, mantendo o equilíbrio na reposição e venda de novas mercadorias.
Com o estoque desorganizado, você está correndo o risco de quebrar com facilidade os itens, não repor os produtos adequados quando for preciso, aumentar o desperdício de itens e outros prejuízos envolvendo este armazenamento.
Com as técnicas e métodos corretos para a organização de estoque, você consegue otimizar o espaço da armazenagem e gerar uma movimentação eficaz dos seus itens. Mas esses métodos vão muito além da simples organização de um armazém: qual a importância de adotar essas técnicas de controle de estoque?
Ao adotar os métodos de organização de estoque devidos à sua empresa, você pode garantir a manutenção dos materiais no seu estado de conversação ideal. Com essa conservação dos estoques, é possível obter uma rotatividade equilibrada dos itens sem maiores danos físicos aos produtos.
Outro benefício que demonstra a importância dessa prática é a diminuição de custos com o armazenamento, uma vez que o espaço será otimizado para acondicionar os produtos, sem gastos desnecessários com locais extras para estoque, por exemplo.
Além disso, com um estoque organizado você pode evitar desvios e furtos, sem contar com o controle mais rigoroso da validade dos produtos. Com tantas vantagens, fica difícil não querer não investir nesses métodos!
É possível encontrar à sua disposição diversos métodos de organização de estoque, mas saiba que existe um ideal para o seu negócio. Afinal, de nada adianta investir em um método que não se encaixa no seu tipo de empresa, e você vai entender isso quando conferir de forma específica cada técnica trazida a seguir.
O FIFO (First in, First Out) é o PEPS (Primeiro a entrar, Primeiro a sair). Nesse método de organização de estoque, os primeiros produtos a serem estocados serão os primeiros a saírem à medida que as vendas são realizadas.
No geral, essa técnica é mais comum nas empresas que atuam no ramo alimentício ou no de medicamentos, de modo a controlar a validade dos produtos e reduzir drasticamente os desperdícios de itens.
Ao contrário do FIFO, o LIFO (Last in, First Out) é o UEPS, isto é, o último a entrar será o primeiro a sair. É a mesma lógica que tratamos no tópico anterior, mas de forma contrária.
Desse modo, nesse método a gestão de estoque prioriza a saída dos últimos produtos que foram armazenados. Logo, essa não é uma técnica indicada para as empresas atuantes no ramo de perecíveis, uma vez que corre o risco de comercializar produtos fora da validade.
O LIFO é mais comum em estoques de empresas que lidam com produtos caros, pois não há uma rotatividade tão alta.
O custo médio, ou média ponderada móvel, serve de cálculo para os tributos da empresa e funciona a partir da soma dos valores de todos os produtos comercializados.
Assim, os valores dos produtos no estoque são somados e é realizada uma divisão pelo total de itens armazenados, até atingir o resultado final esperado. Logo, o valor obtido neste cálculo será o custo médio. Com isso, você pode contabilizar os tributos calculados e organizar melhor o seu estoque.
Outro método de organização de estoque que não pode ficar de fora da nossa lista é a curva ABC, que considera fatores como lucratividade, faturamento e giro de estoque. Assim, são divididas 3 categorias:
Com essas informações, você pode ter uma projeção melhor de vendas, além de decidir assertivamente sobre as reposições de produtos quando necessário.
Está precisando de ajuda para manter o seu estoque organizado? Conte com a armazenagem B2B da Platinum Log!
A Platinum Log oferece serviços especializados de armazenagem em porta pallet, bins ou blocados em mais de 10 Centros de Distribuição estrategicamente localizados nas regiões sul e sudeste do Brasil.
Para manter o seu estoque organizado, utilizamos:
Além disso, contamos com um sistema de gestão avançado que garante a acuracidade de expedição em conformidade com os métodos FIFO e LIFO. A partir do uso de coletores de dados, garantimos a rastreabilidade de cada mercadoria armazenada, proporcionando total visibilidade e controle.
Com estruturas diversificadas e sistemas de gestão avançados, oferecemos soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente.
Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!