Você precisa de ajuda para organizar o seu estoque? Então, conheça hoje os principais exemplos de estrutura de armazenagem que podem te ajudar!
A estrutura de armazenagem pode ser entendida como uma instalação logística usada com o intuito de melhorar o aproveitamento dos espaços em um armazém. Essas estruturas passam por evoluções constantes com base na necessidade das empresas e hoje podem ser vistas como um item estratégico no planejamento logístico.
Confira os principais exemplos desse tipo de estrutura e qual é o mais adequado para a sua empresa!
Inicialmente, é importante entender que uma estrutura de armazenagem nada mais é do que uma instalação logística com o intuito de melhorar o aproveitamento dos espaços nos centros de distribuição, armazéns e almoxarifados.
Portanto, essas estruturas passam por evoluções seguindo a necessidade das empresas e hoje é um item estratégico no planejamento logístico e da operação da logística de armazenamento. O dimensionamento adequado dessa estrutura está ligado ao sucesso de uma empresa. Afinal, uma estrutura mal dimensionada traz custos extras e menor eficiência operacional.
Dessa maneira, antes de adotar uma estrutura de armazenagem, é preciso considerar as características dos produtos, local, fornecedores, estoques, equipamentos e operação. Esse conjunto de fatores ajuda a tomar uma decisão assertiva.
O mau aproveitamento do espaço pode trazer prejuízos com a movimentação de materiais de maneira inadequada. Então, um espaço e uma estrutura de armazenagem projetada abrangem uma movimentação eficiente de pessoas e equipamentos.
A localização de produtos é feita com agilidade e precisão, de modo a reduzir erros e melhorar o processo de separação de pedidos (também conhecido como picking). Como resultado disso, a empresa apresenta resultados incríveis no lead time e na satisfação dos clientes.
Na teoria, pelo que vimos até agora, você precisa de uma estrutura de armazenagem que traga eficiência para o dia a dia na sua empresa. Então, é preciso conhecer alguns exemplos nesse sentido para te ajudar!
As estruturas porta-pallets são as mais frequentes nos centros de distribuição. Isso porque a sua mobilidade e adaptação aos espaços oferecem ótimas condições ao sistema logístico. Em sua configuração mais comum, estamos falando de uma estrutura em que os produtos ficam armazenados em estantes, e o seu acesso é feito por meio de uma empilhadeira.
Este sistema permite o acesso aos volumes aleatoriamente. Isso significa que você não precisa retirar ou mover caixas ou pallets para ter acesso ao item. Além disso, essa estrutura exige menor espaço nos corredores, evitando acidentes e aproveitando o ambiente em todo o seu espaço, inclusive na posição vertical.
A estrutura de armazenagem push back é composta por carrinhos instalados em trilhos, empurrados por pallets e estocados em sequência. Este é, portanto, um modelo que permite estocar até 4 pallets de profundidade em cada nível. Ele é um dos mais utilizados pelas empresas, já que permite maior densidade de carga e maior número de endereços para os pallets.
No push back, o primeiro pallet é empurrado pelo próximo e assim segue até o final. No entanto, esse sistema traz uma limitação quanto à quantidade de paletes em profundidade, por conta da sua complexidade dos trilhos e da força exigida pela empilhadeira, sendo uma estrutura mais comum em sistemas de armazenagem LIFO.
A estrutura de armazenagem de racks conta com prateleiras horizontais fixas divididas em níveis, o que permite a verticalização do estoque e otimização do espaço. Já que estamos falando de uma estrutura fixa, esse é um sistema ideal para armazenar produtos mais pesados. Afinal, a estrutura tem maior capacidade de carga, agregando segurança à operação.
Ao mesmo tempo, este também é um sistema comum, simples, eficaz e presente em empresas menores ou com produtos pequenos e mais leves. São ideais para caixas pequenas ou médias e não paletizadas.
A estrutura de armazenagem flow rack traz prateleiras inclinadas, em que os produtos se deslocam de um lado para o outro em razão da gravidade. Com isso, o flow rack é uma estrutura dinâmica e pronta para empresas que trabalham com pequenos volumes, o que permite selecionar itens fracionados.
É interessante destacar que todo o processo é realizado de forma manual, sem precisar de nenhum equipamento. Nesse sentido, a estrutura flow rack é comum em sistemas de armazenagem FIFO.
Por fim, temos a estrutura drive-in, que traz maior capacidade de estoque, atendendo o sistema LIFO. Os itens são acumulados, retirando somente aqueles que estejam mais acessíveis.
O modelo traz maior densidade de itens armazenados, com a economia de espaço de manobra além do menor custo por metro quadrado, exigindo um corredor frontal. A principal desvantagem desse sistema está na dificuldade de acesso a itens específicos. Até porque os primeiros itens estocados estão isolados no fundo das prateleiras, e isso dificulta o acesso.
Esses são apenas alguns exemplos de estrutura de armazenagem disponíveis no mercado. Porém, se você precisa de ajuda com o estoque da sua empresa, saiba que a Platinum Log pode te ajudar!
A Platinum Log oferece serviços especializados de armazenagem em porta pallet, bins ou blocados em mais de 10 Centros de Distribuição estrategicamente localizados nas regiões sul e sudeste do Brasil.
Algumas das nossas estruturas são:
Com estruturas diversificadas e sistemas de gestão avançados, proporcionamos soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente.
Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!