Você conhece a estratégia de “centro de distribuição”? Essa é uma forma inteligente de tornar as suas entregas mais ágeis! Saiba mais sobre o tema a seguir.
O processo de entrega das empresas pode ser decisivo na satisfação dos clientes. Por isso, buscar otimizar essa etapa é uma tarefa contínua, e se você está procurando uma forma de fazer isso de modo eficiente, conheça o centro de distribuição. Conheça alguns motivos que podem te provar que essa estratégia é um excelente investimento para o seu negócio!
Leia mais: Guia sobre centro de distribuição logística
Inicialmente, é importante trazer o conceito de centro de distribuição. Desse modo, este centro se refere a um local que se destina ao armazenamento e processos do transporte de mercadorias. Ou seja, estamos falando de um espaço separado da empresa que muitos empresários investem para facilitar a sua logística.
O CD, sigla pela qual é conhecido, costuma ser montado em grandes galpões, devido o espaço ser um fator fundamental para a organização das etapas pelas quais as mercadorias passam. Algumas dessas etapas são o picking, packing e embarque nos veículos para expedição.
A maioria das empresas têm investido em centros de distribuição espalhados pelo Brasil em locais estratégicos visando um envio mais ágil e de qualidade ao consumidor final. A partir disso, no momento em que um cliente realiza um pedido, o CD mais próximo dá início aos processos, garantindo uma entrega rápida e com o mínimo de falhas possível.
Entenda: Etapas do envio de mercadorias para o cliente
Mas, para que essa entrega seja eficiente, quais são as principais atividades realizadas em um centro de distribuição? Para entender melhor o que é um centro de distribuição e de que forma ele é eficiente para a sua empresa, é interessante explorar as principais atividades que são realizadas nesses locais, confira a seguir.
Você consegue perceber que os passos descritos acima seguiram uma ordem em que são colocados em prática? Isto é, desde a chegada das mercadorias no centro de distribuição até a expedição para a conclusão das entregas para os clientes.
Nesses espaços, a rotatividade é alta e as mercadorias não permanecem estocadas por muito tempo. Os processos são dinâmicos e devem estar sincronizados para garantir que as entregas sejam mais ágeis.
Saiba mais: Estocagem estratégica: atendendo às necessidades do seu negócio
Para que um centro de distribuição seja de fato vantajoso, é preciso contar com algumas características, e trouxemos elas a seguir. Confira!
1. Localização estratégica
O centro de distribuição deve estar em uma região de fácil acesso, para os produtos chegarem e partirem para as rotas de entrega. No geral, as empresas optam por locais entre cidades que tornem o fluxo dos veículos mais fluido para diversos trajetos.
2. Espaço para os processos
O CD precisa de um espaço compatível com as necessidades do negócio, pois há uma grande movimentação dos produtos e de veículos, precisando de um espaço amplo tanto interna quanto externamente. Quanto menores forem os riscos de congestionamentos de veículos, pessoas e equipamentos, melhor os processos irão fluir. Um destaque importante é que a fluidez das etapas é essencial para a agilidade dos envios e a satisfação dos clientes com a sua marca.
3. Layout estratégico de acordo com as necessidades da empresa
O layout do centro de distribuição é uma característica com influência direta na produtividade do galpão. Essa divisão do espaço pode focar no fluxo ou no giro de produtos. Assim, o layout baseado no fluxo segue a ordem com a qual os processos são realizados. Já o do giro se baseia nos produtos com maior venda, posicionados próximos à área de expedição.
4. Equipamentos e recursos que facilitam a movimentação de produtos
Uma grande quantidade de produtos é movimentada frequentemente nos centros de distribuição. Para lidar com este volume, é preciso contar com equipamentos e recursos que facilitem e agilizem esse deslocamento de itens, como as empilhadeiras, elevadores, paletes, bins, flow rack e outros.
5. Conte com a tecnologia como aliada para gerenciar dos processos logísticos
Por fim, além de levar em consideração as questões estruturais, você também deve contar com ferramentas para gerenciar os processos logísticos, a exemplo dos sistemas destinados ao registro das entradas e saídas de mercadorias e da gestão de entregas.
Essas soluções tornam os processos mais ágeis e econômicos, geram dados úteis para a tomada de decisões e ainda permitem o fornecimento de informações para os clientes em tempo real.
Se você está interessado nessa estratégia e deseja trazê-la para o seu negócio, saiba que a Platinum Log pode te ajudar.
A Platinum Log oferece serviços especializados de armazenagem em porta pallet, bins ou blocados em mais de 10 Centros de Distribuição estrategicamente localizados nas regiões sul e sudeste do Brasil. Com estruturas diversificadas e sistemas de gestão avançados, proporcionamos soluções personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente.
Toda a nossa logística nos CDs é pensada para a sua segurança: com vigilância 24 horas, os nossos centros de distribuição contam com vigilantes armados e monitoramento remoto das câmeras de segurança. Assim, garantimos a segurança das nossas instalações.
Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!