O picking/packing são operações que visam tornar um armazém dinâmico, logo, confira como funciona uma operação otimizada.
No armazém de uma empresa é possível encontrar uma diversidade enorme de produtos, porém, no dia a dia, é necessário ter controle de estoque sobre esses itens. Caso contrário, o seu negócio estará sujeito a atrasos nos prazos de entrega.
Nesse sentido, destaca-se que a otimização das operações de picking/packing é primordial para agregar resultados benéficos a uma empresa. Dito isso, confira a seguir algumas maneiras de tornar essas tarefas mais dinâmicas na sua organização.
Inicialmente, é de suma importância entender o conceito de picking/packing e se existe alguma diferença entre esses termos. Desse modo, tenha em mente que ambos os termos se referem a um contexto logístico. Assim, em suma, o picking/packing significam tarefas que são realizadas em um armazém ou estoque, porém, cada um deles possui uma finalidade distinta, e é o que veremos a seguir.
De um lado, temos o picking que, na logística, deriva de um termo em inglês cujo conceito é a preparação de um pedido. Com isso em mente, vemos que o picking inclui tarefas como planejamento, deslocamento, percurso, coleta de produto e preparação de um item para ser expedido.
Contudo, com uma limitação muito rigorosa, têm-se o picking como uma tarefa contrária ao packing, como iremos abordar abaixo.
Por outro lado, temos o packing, que pode ser entendido como o processo de embalar e acondicionar as mercadorias para, em seguida, serem expedidos. Aqui, vemos algumas tarefas diferentes, como a seleção da embalagem e do tipo de empacotamento.
Isto é, é verificada a resistência do enchimento e da caixa para preservar em boas condições o produto. Além disso, no packing, temos a verificação de todo o item (incluindo peso, modelo e quantidade) e a etiquetagem da mercadoria para expedição.
Caso a mercadoria saia do armazém já paletizada, o packing engloba a tarefa de montagem dos paletes, que é o enfardamento com filme esticável, etiquetagem e colocação de caixas.
O picking/packing são processos que estão presentes em um armazém ou estoque no geral – em especial nos locais em que há um grande volume de preparação de pedidos.
Sendo assim, os gestores costumam dividir funcionários para o picking e outros para o packing. Essa é uma forma interessante de otimizar o tempo de preparação dos pedidos, pois poupa tempo na mudança de funções e deslocamentos. Portanto, o ciclo nunca para. Nesse cenário vemos que o picking/packing são tarefas consecutivas, em que uma depende da outra.
Afinal, no picking, a quantidade de produtos é calculada e, com base nisso, é selecionado o tipo de pacote utilizado. Após a retirada do produto da estante, ele será colocado na caixa de expedição.
Existem diversas formas de tornar o picking/packing eficientes, porém, o modo mais moderno de fazer isso é por meio do uso de um software de gerenciamento de estoque. Com isso, você está adquirindo uma plataforma que tende a otimizar diversas tarefas dentro de um estoque ou armazém.
Limite a quantidade de movimentações dentro do estoque
Quanto menos movimentos no estoque o seu setor realizar, mais eficiência será percebida. Caso contrário, é possível perceber que, com movimentos limitados, é possível otimizar o tempo de preparação dos pedidos e, consequentemente, os prazos de entrega.
Analise a eficiência do picking
Uma ajuda importante para alcançar a eficiência dos processos de picking/packing é a adoção do WMS, auxiliando no teste de possíveis modificações nessas tarefas. Esse software permite a análise das operações em um estoque, trazendo observações sobre o que pode ser modificado, visando uma melhor execução.
Conheça soluções de automatização
O picking/packing são operações que podem se beneficiar da automatização, a exemplo do uso de transportadores ou transelevadores, que agilizam esse manuseio de cargas. Por outro lado, o packing pode incluir a utilização de robôs antropomórficos – apesar de possuir um alto custo de adoção.
Padronização das embalagens
Por fim, para agregar eficiência aos processos de picking/packing você pode investir na padronização das embalagens. Isso evita desperdícios e erros nos pacotes das mercadorias. Faça isso com base nas dimensões dos produtos que são comercializados pela sua empresa.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.