Você quer oferecer ao seu cliente uma experiência de compra completa? Então, conheça e saiba diferenciar duas etapas cruciais para isso: picking e packing.
A fim de entregar uma experiência de compra de qualidade e cada vez mais completa para o consumidor moderno, é preciso que os gestores e líderes se mantenham atentos às tendências do mercado. Isso vale para etapas logísticas que já existiam, porém, não tinham a devida atenção das empresas.
Este é o caso do picking e packing, que sempre existiram, porém, muitos empresários acabavam deixando-as de lado. Dito isso, hoje você vai conhecer esses termos e saber a diferença entre eles. Confira!
Inicialmente, é importante explorar os conceitos de picking e packing, que em português significa “separar e embalar”. De lado, temos o Picking, que resumidamente se refere à separação de produtos no estoque, e do outro o Packing, o processo de embalagem da mercadoria para envio.
Dessa maneira, é possível afirmar que estamos falando de um conjunto de estratégias com o intuito principal de otimizar os processos de expedição de uma empresa, sendo essencial para o varejo digital.
Após a confirmação de uma compra em um e-commerce, o processo de Picking se inicia, que nada mais é do que a separação dos produtos para serem entregues ao cliente. Isso inclui a emissão da nota fiscal, a coleta dos itens e a revisão do pedido.
Apenas com base no conceito já vemos que o Picking é uma etapa crucial para a produtividade e a agilidade da operação logística, tendo em vista que impactam o tempo gasto para despachar o pedido para o comprador. Além disso, ele é fundamental para garantir que o cliente receba os itens que selecionou no pedido, de modo a evitar trocas e devoluções e contribuir para a satisfação do cliente.
O Packing é a próxima etapa após o Picking, e esse processo se encarrega da embalagem dos produtos que foram separados na operação anterior, preparando-os para o envio para o cliente. Neste momento, estão englobadas as atividades de escolha do tipo de embalagem mais adequada de acordo com o tamanho e as características específicas dos itens, controle de qualidade, empacotamento e etiquetagem do pedido.
Desse modo, o objetivo dessa etapa é embalar os pedidos de maneira segura e adequada para as particularidades de cada produto, evitando em especial avarias nos produtos e, como principal consequência, solicitações de trocas e devoluções.
Além disso, a embalagem também pode ser utilizada como uma estratégia de marketing. Isso porque a sua marca pode oferecer uma boa experiência de unboxing para o cliente, sendo possível encantá-lo e fidelizá-lo à sua marca.
As operações de Picking e Packing podem parecer não tão importantes no varejo. No entanto, quando esses processos não são realizados com cautela e planejamento, é possível que isso resulte em grandes prejuízos financeiros para o seu negócio.
No cenário de comércio atual, os clientes desejam (e criam uma expectativa) ter uma experiência de qualidade ao realizar uma compra em qualquer loja, e isso inclui receber os produtos comprados em perfeitas condições, dentro do prazo estipulado e segurança.
Não é novidade que o nível de satisfação do cliente em um e-commerce é influenciado pelo seu processo de entrega. Claro que a entrega não é 100% responsável por isso, porém, ela tem uma enorme influência.
Portanto, se você pretende encantar o seu cliente com uma experiência positiva na sua loja, é de suma importância estar atento às etapas de Picking e Packing, seja qual for o porte da sua empresa.
Entre os principais benefícios de manter esses processos eficientes, isto é, de separação e embalagem dos pedidos, podemos citar:
Os processos de Picking e Packing envolvem diversas tarefas que estão sujeitas a falhas humanas. Por esse motivo, é fundamental contar com operações bem definidas, além de realizar treinamentos frequentes com a sua equipe.
Um sistema de gestão pode ser um grande aliado nesse sentido, em especial para automatizar a separação e a embalagem dos produtos, auxiliando na realização do controle do estoque e no gerenciamento de pedidos.
Além disso, é importante ter em mente a relevância de acompanhar periodicamente a evolução dos seus processos, que pode ser feito através dos indicadores de desempenho relevantes para o negócio.
Isso porque algumas métricas são determinantes para entender se as tarefas estão sendo realizadas da melhor maneira possível, como é o caso da produtividade da equipe, o tempo de separação e preparação dos pedidos e o índice de satisfação do cliente.
Ao adotar processos eficazes e organizados de Picking e Packing, a sua operação terá menos custos logísticos e uma maior base de clientes satisfeitos e fiéis à marca. Mas se este é um grande desafio para o seu negócio, talvez este seja o melhor momento para considerar terceirizar a sua logística! Para isso, conte com um parceiro comprometido: conheça a Platinum Log.
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