O picking é uma etapa logística que tem como objetivo otimizar a sua logística. Portanto, saiba como colocá-la em prática no seu e-commerce!
O picking, ou order picking, pode ser entendido como um processo logístico em que ocorre a preparação e separação de pedidos. Assim, essa etapa é muito importante para a eficiência logística de uma empresa, tendo em vista que garante agilidade e segurança nos pedidos.
Desse modo, entenda melhor como o processo de picking pode otimizar a sua logística.
O picking é um termo inglês que é utilizado para se referir ao processo de separar produtos e enviá-los para o cliente final. Assim, o movimento dessa etapa é muito simples. No momento em que o pedido é realizado, os itens são localizados dentro do estoque (e para isso você precisa de um estoque organizado) e eles são separados para a próxima etapa: a de empacotamento/packing.
Por esse motivo, é importante ter em mente que o picking e packing são etapas distintas. Enquanto o picking separa os produtos, o packing acomoda os itens para que eles sejam transportados até o destino final.
O picking é uma etapa primordial para a sua logística, porém, existem diversos tipos de colocar em prática, e por isso você deve conhecer os seus exemplos principais. Destaca-se, somente, que não existe o melhor tipo de picking, e sim aquele que melhor se adequa à realidade da sua empresa.
- Discreto
Nesse tipo de picking, o colaborador não divide a sua tarefa com ninguém, ou seja, uma única pessoa é responsável pelo processo inteiro de separação dos pedidos. Muitos consideram que, neste caso, o risco de falhas é bem menor. Por outro lado, aqui, o tempo para finalizar esta ação é maior.
Desse modo, esse tipo de picking é recomendado para unidades de grande volume e quando existe uma relação entre SKUs em estoque e por pedido.
- Por onda
Aqui, um único funcionário também é responsável pelo processo inteiro de picking, contudo, a diferença é que os pedidos são processados com base no prazo de entrega. Logo, o picking por onda é recomendado para operações que tenham pedidos agendados. Isso permite um planejamento prévio.
- Por lote
No picking por lote, há o acúmulo de pedidos para que o colaborador separe os itens em um único momento. Assim, é possível que uma quantidade maior de pedidos seja separado ao mesmo tempo. Portanto, esse modo é indicado para pedidos que envolvem poucos itens.
- Por zona
E o último tipo de picking que trouxemos é o feito por zona. Este picking é realizado assim que o pedido é recebido pelo estoque. Assim, o colaborador faz a reserva de itens com base na sua zona específica e envia para a próxima etapa. Por esse motivo, esse picking é recomendado para estoques grandes e variedade de produtos.
Se você deseja inserir no seu planejamento logístico a etapa de picking, saiba que isso vai otimizar os seus processos operacionais. No entanto, é necessário ter uma certa cautela antes disso. Afinal, todo o processo de picking deve ser muito bem estruturado.
1- Organize o armazém
O primeiro passo para implementar a etapa de picking é organizar o armazém, afinal, todos os produtos devem ser facilmente encontrados. Por esse motivo, mantenha a área do armazém ou o estoque bem sinalizada. Se possível, planeje um layout de armazém inteligente. Outra dica é que as atividades das operações logísticas sejam mapeadas em sequência. Isso vai ajudar os colaboradores a otimizarem o seu tempo na busca de algum item.
2- Padronize o registro e recebimento de produtos
O segundo passo é criar um padrão para registrar e receber mercadorias. Lembre-se de que o seu estoque é a fonte de renda da empresa, e por isso ele deve ser bem organizado. Garanta que todos os itens serão alocados nas áreas adequadas dentro do armazém. Neste momento, é importante que você saiba como funciona a logística de armazenagem.
3- Acesso facilitado com produtos de maior demanda
Toda empresa tem os produtos de maior demanda e aqueles que não tem tanto giro. Assim, esses produtos com maior giro devem estar em locais acessíveis, a fim de facilitar o manuseio no dia a dia. Já os produtos que vendem menos, você pode colocá-los em prateleiras altas ou no final do estoque.
4- Conte com recursos tecnológicos
Você deve utilizar sistemas e recursos tecnológicos que otimizem a sua gestão. Assim, você pode contar com benefícios como a economia de mão de obra e agilidade no atendimento.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio!