Você sabia que o estoque de maquiagem é o primeiro cuidado necessário para esse tipo de produto? Entenda como armazenar os seus cosméticos.
O ramo de maquiagem está em constante crescimento, atraindo a atenção dos investidores. No entanto, começar um negócio nesse segmento não é tão simples como parece, e tudo começa com um espaço de armazenamento adequado.
Dito isso, hoje você vai entender como montar um estoque de maquiagem integrado.
Antes de passar para o nosso passo a passo de como você deve organizar o seu estoque de maquiagem integrado, é interessante explicar a importância de uma gestão de qualidade desse local – isto é, a gestão de estoque.
A gestão de estoque nada mais é do que o controle e organização das mercadorias de uma empresa que estão armazenadas em determinado local. Com essa gestão, você tem uma visão melhor sobre as suas demandas e define com clareza as necessidades de reabastecimento.
Nesse sentido, gerir o seu estoque de maquiagem ajuda a entender todo o processo de reposição de itens, evitando a ausência e o excesso de produtos. Qualquer uma das situações representa um grande prejuízo para o e-commerce.
Então, nessa gestão, é possível incluir todo o processo de definição do estoque, os métodos de organização e a frequência de inventário. Como resultado disso, você terá equilíbrio nas compras, entregas e, claro, armazenamento.
Como a sua empresa realiza hoje o controle de entrada e saída de mercadorias? É sempre bom rever os seus métodos, e trocá-lo, se necessário.
Todo estoque é estoque? Não. Cada um tem as suas particularidades, e com o ramo de produtos para beleza isso não seria diferente. Portanto, o estoque de maquiagem merece uma atenção especial, com cuidados específicos para manter a integridade dos produtos.
Confira como esse estoque deve ser organizado a seguir.
1. Categorize os produtos
É de suma importância categorizar os produtos, de modo a dividir todos os itens com base em uma classificação. Por exemplo, bases, pó compacto, blush, sombras, batons etc. Cada produto desse precisa de um cuidado diferente, podendo até exigir algum tipo de refrigeração especial.
Assim, categorizar os itens vai ajudar a tratar dessas particularidades de modo específico. Se possível, rotule as prateleiras/caixas/áreas com a categoria para ajudar na hora de localizar os produtos e enviá-los para a expedição.
2. Fique atento aos cuidados com o armazenamento
Quase todos os produtos trazem na sua embalagem a indicação de armazenamento. Isso porque o próprio fabricante coloca essa informação no próprio rótulo. Por isso, atente-se a esse cuidado e siga as dicas do fabricante.
Por exemplo, alguns produtos devem ser armazenados em locais frescos, sem nenhuma exposição solar. Já outros precisam ser estocados em algum tipo de refrigeração até serem enviados para os clientes. Confira antes de decidir o seu tipo de estoque de maquiagem.
3. Faça um inventário
O inventário é o melhor caminho para ter controle de todos os produtos que entram e saem do estoque de maquiagem. Isso porque ele mantém um registro atualizado de todas as mercadorias disponíveis na loja.
Com o inventário sendo realizado de maneira regular, você tem à sua disposição informações atuais sobre o estoque. Isso pode ser controlado através de uma planilha ou de um software (modo mais indicado).
4. Invista em uma estratégia de estoque eficiente
Para organizar o seu estoque de maquiagem, você pode investir em algumas técnicas e métodos, sendo os mais conhecidos o FIFO, FEFO e LIFO. Entretanto, no caso específico das maquiagens, o FIFO é o mais recomendado.
Isso porque você precisa colocar os produtos com data de validade mais próxima do vencimento em evidência. Essa é uma forma de impedir que os itens passem do prazo ainda no estoque.
O FIFO é o First In, First Out, que em português significa “primeira que entra, primeiro que sai”. Dessa maneira, você pode colocar os produtos mais antigos na frente, fazendo com que eles saiam primeiro.
5. Otimize o layout do seu estoque
Por fim, a nossa última dica é que você organize o layout do estoque de maneira inteligente e funcional. Isso porque alguns produtos claramente chamam mais a atenção dos consumidores, seja por conta do preço, da função ou da marca.
Então, os produtos com maior saída e demanda precisam ter fácil acesso à área de expedição. Os produtos com buscas baixas podem estar em áreas mais afastadas, mas também sempre respeitando os cuidados de armazenamento.
Quanto mais organizado o seu estoque de maquiagem estiver, mais rápido será o processo logístico para concluir o envio ao cliente.
A gestão do estoque de maquiagem está entre os fatores mais importantes na hora de manter a saúde financeira do e-commerce. Desse modo, você tem equilíbrio nas compras, armazenagem e entregas, controlando o consumo e movimentação de materiais.
Dentre os principais benefícios de um estoque bem organizado, é possível citar:
A Platinum Log é uma empresa focada na terceirização de operações logísticas por meio da estratégia fiscal adequada para o recebimento de produtos, acompanhamento de processos e entrega dos pedidos ao cliente final. Tudo isso de forma online e inteligente!
Com a Platinum Log, você supera alguns problemas comuns da gestão tradicional, como a baixa capilaridade e escalabilidade, descentralização de informações, falta de visão estratégica e pouco poder de negociação.
Agora você pode aproveitar os benefícios de uma plataforma completa, que oferece armazenagem, estoque, picking, packing, indicadores de desempenho e visão realtime. Tudo isso impulsiona o desempenho do seu e-commerce!
Conheça as nossas soluções e saiba como melhorar a atuação da sua empresa.