Packing: muito além da embalagem

O packing é uma etapa fundamental na logística do seu e-commerce, e ela vai muito além da embalagem. Entenda melhor sobre esse processo logístico a seguir.
Packing: muito além da embalagem

O packing é uma etapa fundamental na logística do seu e-commerce, e ela vai muito além da embalagem. Entenda melhor sobre esse processo logístico a seguir.

Em uma operação de vendas, o packing é uma das etapas mais importantes para que o envio da mercadoria ocorra da melhor forma. Após a confirmação de uma compra, um dos primeiros passos é a embalagem do pedido, ou o packing.

Dito isso, entenda a seguir o que é packing e porque ele vai muito além de uma simples embalagem.

Packing: muito além da embalagem - Platinum Log - packing-muito-alem-da-embalagem.png

Conceito de packing

Inicialmente, é importante entender o conceito de packing, cujo termo inglês tem como tradução “embalagem”. Assim, trazendo este termo para o setor de logística, saiba que ele se refere ao processo em que os pedidos são preparados e embalados antes de serem enviados.

Embora pareça um processo simples, ele não se resume à simples embalagem das mercadorias. Então, ele precisa de mais atenção e cuidado do que você pensa. Inclusive, essa etapa é capaz de influenciar a fidelidade e satisfação dos clientes.

Portanto, é necessário que você estruture muito bem essa etapa, uma vez que o consumidor precisa de uma experiência de qualidade. Caso contrário, o produto pode ser danificado e isso é responsável pela insatisfação do seu cliente.

Como estruturar o processo de packing?

Se você deseja estruturar o seu processo de packing na logística da empresa, é interessante levar em consideração alguns fatores, como os que citaremos a seguir.

1- Tenha conhecimento das necessidades da mercadoria

O primeiro passo para estruturar o processo de packing na sua empresa é conhecer as necessidades do seu produto. Ou seja, saiba o que o seu produto precisa para que ele seja embalado da maneira adequada. Cada mercadoria tem as suas particularidades, e isso deve ser considerado antes da embalagem.

Caso você comercialize mercadorias muito frágeis, pontiagudos e afins, não economiza na escolha de embalagens. Afinal, eles precisam de uma atenção maior. Esse é o tipo de investimento que visa economizar custos logísticos na frente. Isso porque a embalagem correta, mesmo que mais cara, evita avarias no transporte e outras despesas.

2- Defina uma área para o packing

Defina uma área específica para que ocorra o empacotamento da sua mercadoria. Isso faz com que a operação logística se torne mais eficiente e organizada. Essa é uma maneira de ter atenção aos detalhes da embalagem.

Ao pensar nessa área, você deve considerar a quantidade de pedidos que a sua empresa recebe. Afinal, é necessário ter uma área apropriada para lidar com todas as mercadorias. Assim, você pode garantir que todos os produtos serão devidamente etiquetados.

3- Pense em formas de se destacar

Por fim, pense em algum elemento que faça a sua marca se destacar. Tenha em mente que a embalagem será o primeiro contato físico que o consumidor terá com a sua empresa. Antes disso, só houve o atendimento e realização do pedido online. Então, invista em uma embalagem criativa e personalizada, com algum brinde, por mais simples que seja.

O que é uma embalagem logística?

Neste momento, é importante que você saiba o que é uma embalagem logística. Esse tipo de embalagem nada mais é do que um recipiente capaz de armazenar produtos temporariamente, a fim de proteger esses itens de possíveis danos naturais.

Dessa maneira, é fundamental contar com as embalagens logísticas, pois além de contribuir para o marketing da sua empresa e para os processos internos, também diminui os impactos ao meio ambiente.

Para o marketing, essa embalagem traz todos os dados sobre o produto e é neste ponto que o cliente vê o diferencial da sua marca. Do ponto de vista operacional, essa embalagem facilita a armazenagem e a movimentação no estoque de produtos. E para o meio ambiente, essas embalagens são ecológicas, servindo ainda como estratégia de valorização da sua empresa.

A importância da etapa de packing

A etapa de packing tem como principal finalidade proteger a qualidade e integridade dos pedidos no seu transporte até o endereço indicado pelo cliente. Assim, com a embalagem correta, o produto pode ser armazenado, manuseado e transportado de maneira adequada.

Sendo assim, com uma embalagem logística apropriada, o seu produto será entregue ao consumidor sem nenhuma avaria ou defeito, uma vez que ele estará protegido de poeira, água, calor intenso etc.

Além disso, é importante investir na etapa de packing para unitizar as mercadorias, isto é, reunir os itens em apenas um volume. Isso torna mais fácil a movimentação e preservação dos produtos. Esse processo, inclusive, evita devoluções (exigindo uma boa logística reversa) e prejuízos.

Destaca-se, ainda, que o packing pode ser visto como uma das etapas de uma estratégia de marketing. Afinal, esse contato entre a empresa e o cliente pode ser suficiente para convencer o cliente de que a sua marca é a melhor do mercado.

Conte com a Platinum Log para ter a melhor plataforma logística para o seu e-commerce

O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho. 

Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.

Soluções Logísticas Completas
Quero Movimentar
tpl fulfillment
Nosso Fulfillment
movimenta seu negócio.
Cases
Fique por dentro
Blog
Fale Conosco
Contato