O packing é uma etapa fundamental na logística do seu e-commerce, e ela vai muito além da embalagem. Entenda melhor sobre esse processo logístico a seguir.
Em uma operação de vendas, o packing é uma das etapas mais importantes para que o envio da mercadoria ocorra da melhor forma. Após a confirmação de uma compra, um dos primeiros passos é a embalagem do pedido, ou o packing.
Dito isso, entenda a seguir o que é packing e porque ele vai muito além de uma simples embalagem.
Inicialmente, é importante entender o conceito de packing, cujo termo inglês tem como tradução “embalagem”. Assim, trazendo este termo para o setor de logística, saiba que ele se refere ao processo em que os pedidos são preparados e embalados antes de serem enviados.
Embora pareça um processo simples, ele não se resume à simples embalagem das mercadorias. Então, ele precisa de mais atenção e cuidado do que você pensa. Inclusive, essa etapa é capaz de influenciar a fidelidade e satisfação dos clientes.
Portanto, é necessário que você estruture muito bem essa etapa, uma vez que o consumidor precisa de uma experiência de qualidade. Caso contrário, o produto pode ser danificado e isso é responsável pela insatisfação do seu cliente.
Se você deseja estruturar o seu processo de packing na logística da empresa, é interessante levar em consideração alguns fatores, como os que citaremos a seguir.
1- Tenha conhecimento das necessidades da mercadoria
O primeiro passo para estruturar o processo de packing na sua empresa é conhecer as necessidades do seu produto. Ou seja, saiba o que o seu produto precisa para que ele seja embalado da maneira adequada. Cada mercadoria tem as suas particularidades, e isso deve ser considerado antes da embalagem.
Caso você comercialize mercadorias muito frágeis, pontiagudos e afins, não economiza na escolha de embalagens. Afinal, eles precisam de uma atenção maior. Esse é o tipo de investimento que visa economizar custos logísticos na frente. Isso porque a embalagem correta, mesmo que mais cara, evita avarias no transporte e outras despesas.
2- Defina uma área para o packing
Defina uma área específica para que ocorra o empacotamento da sua mercadoria. Isso faz com que a operação logística se torne mais eficiente e organizada. Essa é uma maneira de ter atenção aos detalhes da embalagem.
Ao pensar nessa área, você deve considerar a quantidade de pedidos que a sua empresa recebe. Afinal, é necessário ter uma área apropriada para lidar com todas as mercadorias. Assim, você pode garantir que todos os produtos serão devidamente etiquetados.
3- Pense em formas de se destacar
Por fim, pense em algum elemento que faça a sua marca se destacar. Tenha em mente que a embalagem será o primeiro contato físico que o consumidor terá com a sua empresa. Antes disso, só houve o atendimento e realização do pedido online. Então, invista em uma embalagem criativa e personalizada, com algum brinde, por mais simples que seja.
Neste momento, é importante que você saiba o que é uma embalagem logística. Esse tipo de embalagem nada mais é do que um recipiente capaz de armazenar produtos temporariamente, a fim de proteger esses itens de possíveis danos naturais.
Dessa maneira, é fundamental contar com as embalagens logísticas, pois além de contribuir para o marketing da sua empresa e para os processos internos, também diminui os impactos ao meio ambiente.
Para o marketing, essa embalagem traz todos os dados sobre o produto e é neste ponto que o cliente vê o diferencial da sua marca. Do ponto de vista operacional, essa embalagem facilita a armazenagem e a movimentação no estoque de produtos. E para o meio ambiente, essas embalagens são ecológicas, servindo ainda como estratégia de valorização da sua empresa.
A etapa de packing tem como principal finalidade proteger a qualidade e integridade dos pedidos no seu transporte até o endereço indicado pelo cliente. Assim, com a embalagem correta, o produto pode ser armazenado, manuseado e transportado de maneira adequada.
Sendo assim, com uma embalagem logística apropriada, o seu produto será entregue ao consumidor sem nenhuma avaria ou defeito, uma vez que ele estará protegido de poeira, água, calor intenso etc.
Além disso, é importante investir na etapa de packing para unitizar as mercadorias, isto é, reunir os itens em apenas um volume. Isso torna mais fácil a movimentação e preservação dos produtos. Esse processo, inclusive, evita devoluções (exigindo uma boa logística reversa) e prejuízos.
Destaca-se, ainda, que o packing pode ser visto como uma das etapas de uma estratégia de marketing. Afinal, esse contato entre a empresa e o cliente pode ser suficiente para convencer o cliente de que a sua marca é a melhor do mercado.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.