Lidar com a gestão de logística para e-commerce indica que você deve manter o funcionamento da loja. Por isso, confira 5 dicas para otimizar logística.
Desse modo, ao possuir todos os processos e operações logísticas sob controle, o seu e-commerce reúne elementos fortes para ter um certo destaque no mercado. Essa é uma forma de garantir experiências positivas para os consumidores.
No entanto, você sabe como otimizar logística de um e-commerce e manter o negócio organizado? Continue com a leitura e confira 5 dicas para que os e-commerces consigam otimizar sua logística e lucrar mais.
A priori, destaca-se que a logística do e-commerce é exatamente onde todos os processos se tornam possíveis. Na prática, ter uma plataforma virtual é só um dos passos importantes para o sucesso do seu negócio. É necessário estabelecer um processo adequado para a logística da sua empresa.
De acordo com os dados divulgados pela Ebit Nielsen, no primeiro semestre de 2020, o e-commerce teve um crescimento 20% no Brasil, sendo, então, a maior alta em mais de 20 anos.
Isso significa dizer que as pessoas estão se tornando mais flexíveis para realizar as suas compras e estão migrando para as plataformas virtuais.
Contudo, isso não significa que você não precisa se preocupar com a experiência do usuário, pelo contrário. A satisfação do cliente é primordial para o sucesso do e-commerce. Logo, você precisa investir em uma logística eficiente.
Como consequência desse cenário, é preciso avaliar todo o mercado que você está inserido e de que forma é possível se destacar no meio. Alguns processos que devem ser explorados pela gestão de logística do seu e-commerce são:
Dessa maneira, para que a mercadoria chegue até o cliente no prazo e com qualidade, deve existir um planejamento e tornando possível cada etapa pensada. É neste momento que otimizar logística se torna um passo tão importante.
Se você deseja otimizar logística no seu e-commerce, confira 5 dicas que vão tornar isso possível.
Nem sempre você vai encontrar um fornecedor com valores acessíveis e que seja realmente amigo da sua empresa, ou que “vista a camisa” pela sua marca. Assim, não se esqueça de que um fornecedor está ligado à reputação do seu e-commerce, em especial quando ele é responsável pelo produto final do cliente.
A fim de evitar maiores problemas, busque muito e tenha critérios antes de escolher um parceiro. A indicação é que esse fornecedor tenha como prioridade a entrega de produtos de qualidade, exale confiança e cumpra com os seus prazos.
Ter um estoque cheio e com elementos parados com certeza está entre os erros mais cometidos pelas empresas hoje em dia. No entanto, saiba que quando temos muitos produtos no estoque sem ser vendidos, é possível estar diante de alguns custos adicionais.
Além disso, o próprio fluxo de caixa sofre negativamente com isso, prejudicando a saúde financeira da empresa. Portanto, tenha um estudo de previsão com a projeção de vendas dessas mercadorias, trabalhando com um estoque enxuto.
A chave para otimizar logística é ter um estoque organizado. Por essa razão, facilite, por exemplo, o picking – também chamado de separação de pedidos no estoque. Assim, trabalhe e organize as suas mercadorias com base na saída dos produtos. Crie uma lista com todas as peças que mais têm saído durante o mês e posicione essas mercadorias em um local de destaque. Isso vai facilitar o processo de retirada.
Por mais que os Correios hoje sejam uma modalidade que viabiliza as vendas do seu e-commerce para levar a marca a diversas partes do país, essa nem sempre é a melhor opção para você.
Você pode optar por parcerias com empresas transportadoras privadas. Essa é uma alternativa incrível para as lojas que realizam vendas para cidades da região, por exemplo. Em viagens mais curtas, a terceirização de transporte também pode ser uma forte aliada para otimizar logística. O que importa é entender quais opções se mostram mais interessantes, melhorando a entrega e flexibilizando o valor do frete para o cliente.
Para otimizar logística, você precisa acompanhar os resultados do negócio em tempo real. Estude e mensure o desempenho da empresa, entendendo o que está funcionando, o que precisa ser revisto e tudo que deve ser removido em prol da logística. Neste momento, surgem os indicadores de performance.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com nossa expertise. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.