Você deseja otimizar as suas estratégias logísticas? Conheça a Supply Chain e como esse conceito é primordial para atrair melhores oportunidades de negócio.
A Supply Chain é uma estratégia primordial para alcançar uma melhor eficiência operacional, além de uma boa performance com fornecedores, transportadores e demais stakeholders. De maneira geral, o foco é entregar a melhor experiência aos clientes. Conheça o seu potencial na prática!
Supply Chain é um termo em inglês que significa “cadeia de suprimentos” em português). Essa expressão se refere aos processos definidos em uma operação logística, ou seja, é o caminho que cada produto realiza desde a compra ou fabricação da mercadoria até a sua entrega ao cliente.
Leia mais: Quais são os 3 P's do Supply Chain?
Desse modo, essa cadeia inclui os processos de produção, logística e distribuição. De forma resumida, esse processo engloba as compras de insumos, fabricação, expedição, armazenamento, embalagem, venda e distribuição. Essas etapas precisam de uma boa administração das demandas internas, infraestrutura e dos processos essenciais para as operações.
Além de contar com a parte operacional, a gestão da supply chain também abrange algumas questões estratégicas. Neste momento, podemos citar ações como o desenvolvimento de novos produtos, gerenciamento de compras, setor financeiro, de marketing e RH.
A logística e a supply chain são dois conceitos diretamente ligados, embora a “cadeia de suprimentos” seja algo novo. Nessa é uma relação, não se sabe afirmar ao certo se a logística é um instrumento da supply chain ou o contrário.
Mas você sabe por que esses termos se confundem na prática? A logística atua na movimentação dos produtos de um lugar para o outro e pela documentação ligada a esses processos.
Isso engloba o transporte e a análise estratégica para definir os meios ágeis e adequados a cada tipo de produto. Também é interessante destacar o uso de tecnologias para essa movimentação e rastreio, além da gestão de riscos e o controle de cargas e descargas.
Todos esses processos logísticos têm como intuito garantir que os produtos cheguem ao destino no prazo correto e com segurança. De um lado, temos a logística, que concentra seus esforços no transporte da mercadoria e demais etapas envolvidas nisso. Do outro, vemos a supply chain com uma visão ampla sobre o fluxo do produto e sua relação envolvendo o negócio e os clientes.
Dessa maneira, a logística adota um papel primordial na cadeia de suprimentos. A gestão dessa cadeia precisa que os produtos cheguem no destino final respeitando o prazo, as condições, a quantidade e o endereço combinados. Com isso, é possível afirmar que diante de falhas na logística a supply chain pode ser impactada de forma direta.
Sendo assim, ambos os conceitos se complementam e são processos primordiais de um todo, formando juntos uma operação integrada.
Para controlar as variáveis de uma empresa, o gerenciamento do Supply Chain tem como foco o controle dos procedimentos ligados à compra dos itens, junto ao armazenamento, controle de pedidos, entregas e possíveis devoluções.
É importante ter em mente que cada mercadoria passa por mais de uma empresa, a começar pelo seu fabricante até o fornecedor e o lojista. Quem vende representa mais um elo dessa cadeia, devendo repassar o produto aos clientes.
Ao longo dessa dinâmica, os elementos do Supply Chain passam por análises, a fim de que suas variáveis sejam reconhecidas e passem por melhorias. A sua gestão pode ser feita de maneiras diferentes, com base no porte das empresas, dos modelos do negócio e do tipo de mercadoria.
O principal objetivo é que todas as fases sejam otimizadas. Para isso, temos o conceito de Supply Chain Manager, ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Esse termo se refere à integração e aprimoramento do processo produtivo.
Saiba mais: O que você precisa saber sobre supply chain management.
Esse processo começa nas negociações iniciais e vai até as parcerias entre os negócios na cadeia e a entrega da mercadoria ao cliente. Uma vez que essa atividade envolve uma série de áreas, mais de um elemento deve ser contemplado pela gestão, como matérias-primas, equipamentos, informações, documentação, profissionais de diferentes áreas, organizações e soluções de transporte.
A gestão da sua cadeia logística deve integrar todos esses elementos, de modo a promover um fluxo eficiente para as mercadorias. Com isso, a empresa traz bons resultados, garante a satisfação dos clientes e aumenta sua competitividade.
Para que isso se torne realidade, a Supply Chain propõe que os processos sejam pautados por boas práticas de gestão, inovações tecnológicas e qualificação dos profissionais, focando sempre em melhorias contínuas.
Você deseja otimizar a gestão de operações logísticas e a supply chain da sua empresa? Conte com a ajuda da Platinum Log!
Como vimos, o conceito de Supply Chain deve ser popularizado e executado a fim de garantir os melhores resultados de uma empresa. Se você deseja melhorar a sua cadeia de suprimentos, o primeiro passo é buscar um parceiro de confiança, como a Platinum Log.
Com mais de 10 anos de experiência, a Platinum Log oferece soluções e gestão logística abrangentes, abrangendo todas as etapas do processo, desde a estratégia até a execução diária e o monitoramento de resultados.
Por meio da nossa plataforma OMS e dos sistemas WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transport Management System), você tem acesso ao tratamento e acompanhamento eficiente de todos os fluxos e processos internos.
Conheça mais sobre a nossa trajetória!
Com a nossa tecnologia, todos os processos podem ser controlados através de um dashboard moderno e intuitivo, que possibilita uma análise em tempo real dos resultados do seu negócio.
Melhore a performance logística do seu negócio com a Platinum Log. Entre em contato e saiba como podemos te ajudar!