Você sabe o que é Order Management System? Entenda como esse sistema pode otimizar as vendas da sua empresa.
Você, enquanto gestor, deve acompanhar as tendências do cenário do e-commerce a fim de investir em recursos modernos. Um exemplo disso é o Order Management System, que se trata de um sistema que gerencia os pedidos de uma empresa. Assim, o seu uso impulsiona vendas do seu negócio.
O setor de vendas exige muita atenção, tendo em vista que é responsável por clientes leads em vendas, gerando o lucro da empresa. Desse modo, ter um sistema que gerencia os pedidos pode ser benéfico para todos os setores do seu e-commerce.
No geral, o Order Management System tem como principal função oferecer o suporte necessário em todas as etapas de venda. Ou seja, o OMS te acompanha desde o pedido feito pelo cliente até a conclusão da sua entrega.
Inicialmente, é importante que você conheça o conceito de Order Management System, que também pode ser chamado de OMS. Portanto, o OMS é um sistema de gerenciamento de pedidos, cujo objetivo é automatizar o processo de pedidos da sua empresa.
Por esse motivo, a atuação do OMS começa no momento em que a empresa recebe o pedido. Assim, o sistema gerencia os próximos passos, que são a separação, embalagem, estoque e envio do pedido. Esse é o primeiro passo para adotar estratégias de logística que alavancam as vendas.
O Order Management System centraliza todas as informações em apenas um software, o que nos traz uma visão mais ampla sobre os processos logísticos. Além disso, a sua implementação oferece insights e relatórios interessantes para a empresa.
Segundo informações divulgadas pela IHL Services, que é uma empresa referência do ramo de consultoria varejista, o mercado do OMS tende a crescer de 710 milhões de dólares para 1,16 bilhão no ano de 2023.
Em termos práticos, a adoção do OMS é importante, benéfica e inevitável. Hoje, o OMS traz competitividade no mercado. Contudo, daqui a um tempo, ele será mais um software essencial para a empresa, e todos deverão adotá-lo. Por isso, invista ainda hoje no Order Management System.
Claro que existem outras formas de se manter competitivo no mercado, como a redução de custos logísticos. Porém, manter-se atualizado sobre as tendências é uma maneira de se destacar frente aos seus concorrentes.
Adotar o OMS na sua empresa pode ser uma prática muito vantajosa, e por isso você deve explorar os seus benefícios. Dito isso, trouxemos algumas das vantagens desse investimento a seguir.
O OMS permite que todos os funcionários e informações estejam integrados. Isso é muito vantajoso no dia a dia, tendo em vista que otimiza o processamento de pedidos e, consequentemente, o atendimento ao cliente. Todos os setores têm acesso ao mesmo status do pedido, o que evite falhas e ruídos na transmissão de informações para o consumidor.
Esse sistema disponibiliza relatórios de análise, que te ajudam a tomar decisões mais assertivas. Por isso, nesses relatórios, você tem acesso a padrões de vendas e indicadores de desempenho logístico (os famosos KPIs).
Outro benefício do OMS é servir como uma torre de controle, tendo em vista que ele pode ser usado para o acompanhamento dos principais KPIs, como mencionado acima. Isto é, essa é uma forma de monitorar o desempenho logístico da sua empresa.
O OMS contribui para um banco de dados mais unificado, orientando as equipes de venda e marketing, fidelizando os clientes. Imagine encontrar em um só lugar todas as informações que precisa? Com o Order Management System, isso é possível!
Esse sistema não integra apenas os setores de vendas e marketing, as finanças também são centralizadas. Sendo assim, o seu sistema financeiro pode se tornar mais dinâmico, auxiliando outras tarefas, como o recebimento de valores, pagamentos, contato com os fornecedores e outros.
Ao falarmos sobre devoluções em uma empresa, estamos nos referindo à logística reversa. Assim, o OMS contribui bastante para esse tipo de logística, definindo os passos necessários para que o produto retorne à sua sede ou centro de distribuição.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa. Assim, uma plataforma logística faz toda a diferença no seu desempenho.
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