Operações otimizadas com torre de controle logística

Você precisa de ajuda para otimizar as suas operações e processos internos? Entenda o que é uma torre de controle logística e saiba como ela pode ser sua aliada!
Operações otimizadas com torre de controle logística

Você precisa de ajuda para otimizar as suas operações e processos internos? Entenda o que é uma torre de controle logística e saiba como ela pode ser sua aliada!

Investir em uma logística de qualidade não é suficiente: você precisa garantir que todas as etapas dessa operação serão bem executadas. Mas como isso é possível? Conheça a torre de controle logística e saiba como ela é primordial para tornar as suas operações otimizadas!

O que é uma torre de controle logística?

Uma torre de controle logística pode ser entendida como uma estratégia para administrar a logística, isto é, todos os passos desde o seu armazenamento até o transporte de mercadorias ou serviços. Essa prática está sendo cada vez mais adotada pelas empresas a fim de melhorar a gestão.

Uma das suas principais responsabilidades é a criação de uma central com a integração de dados, sendo capaz de reunir as informações e métricas importantes que a operação exige para atingir um determinado nível de capacidade e produtividade.

Com isso, a torre de controle logística usa tecnologia avançada para o monitoramento e a coordenação do fluxo de informações, o que permite que as empresas melhorem a eficiência, diminuam os seus custos e respondam às mudanças com base nas condições do mercado.

Além disso, essa torre se torna útil para a tomada de decisões assertivas e estratégicas, a exemplo da previsão de demanda e otimização de rotas de entregas.

Principais funcionalidades da torre de controle logística

Uma torre de controle logística funciona com uma visão ampla dos processos logísticos em tempo real, trazendo as atualizações adequadas. Desse modo, ela precisa de algumas ferramentas, que na maioria das vezes são centralizadas em softwares, a fim de que os profissionais alocados tenham acesso a essas informações quando necessário.

Com essas informações, os profissionais presentes em uma torre de controle logística podem realizar tarefas como:

  • Planejamento das atividades logísticas.
  • Coordenação e otimização dos serviços de transporte.
  • Organização do horário, local e quantidade de coletas, além das entregas.
  • Monitoramento, em tempo real, do status das operações.
  • Previsão e controle individual de demandas.
  • Gerenciamento de estoque.
  • Correção de problemas de maneira ágil.

É importante destacar que nem toda empresa pode se beneficiar do uso de uma torre de controle logística. Até porque, para que seja possível organizar essa central, é preciso unificar diferentes dados.

O objetivo dessa torre é otimizar os processos da cadeia de suprimento como um todo. Logo, as operações mais simples podem não precisar desse suporte. Entretanto, no caso das empresas que têm cadeias de suprimentos complexas pode aproveitar grandes benefícios ao adotar as torres de controle.

Isso porque a concentração e a análise de dados ajudam muito na tomada de decisão e na resolução de problemas.

Pontos de apoio da torre de controle logística

Para atingir o resultado de operações otimizadas, como já vimos, uma torre de controle logística precisa de informações e dados. No entanto, isso não é suficiente. Para o planejamento seguir as expectativas e a operação alcançar os resultados, é preciso contar com alguns pontos de apoio.

  1. Pessoas

Para a torre funcionar, as pessoas responsáveis por monitorar as informações e tomar decisões devem estar bem treinadas. Além disso, elas devem ser confiáveis e focadas na solução de problemas. Uma equipe capaz de analisar e interpretar os dados é fundamental para um bom desempenho, tendo em vista que é necessário tomar atitudes rápidas para evitar impactos na logística.

  1. Processos

A logística é uma área complexa e com muitos processos. Se eles não estiverem bem definidos ou alinhados, é impossível que a torre de controle logística seja útil para geri-los. Com isso, é importante que, antes da criação da torre, os processos estejam bem desenhados e implementados para tornar a comunicação eficiente.

  1. Tecnologia

Se a torre de controle precisa de informações, a tecnologia é a ponte que permite que esses dados cheguem ao lugar correto. Sem o apoio de softwares de rastreamento, gestão de armazém e telemetria, além de sistemas de telecomunicações, a torre de controle logística seria somente uma sala com pessoas dentro.

Além disso, é interessante ressaltar que a tecnologia tem papel central no uso de métodos como o cross-docking, que otimizam o custo-benefício com agilidade. Graças à tecnologia que os processos conseguem ser automatizados, o que deixa as pessoas mais livres para tarefas estratégicas e de maior valor agregado.

Ficou interessado pela torre de controle logística? Saiba que, com o parceiro certo, é possível aproveitar os benefícios dessa estratégia. Por isso, conte com a Platinum Log!

Conheça a Platinum Log

A Platinum Log é expert em entregar soluções logísticas personalizadas e eficientes, com gestão e tecnologia de ponta. Com os nossos dashboards e torre de controle, oferecemos visibilidade em tempo real de toda sua operação logística, além de outros sistemas, como:

  • Tracking Personalizado (TMS)
  • Gestão de Estoques (WMS)
  • Integração Rápida e Segura (ERP)

Através de uma gestão de estoque completa, conduzindo a evolução de pedidos em microstatus, garantimos que sua operação alcance a melhor performance. Conte com nossa inovação e inteligência para impulsionar seu negócio.

Soluções Logísticas Completas
Quero Movimentar
tpl fulfillment
Nosso Fulfillment
movimenta seu negócio.
Cases
Fique por dentro
Blog
Fale Conosco
Contato