As etiquetas RFID são elementos primordiais para o sucesso da sua empresa. Então, continue com a leitura e saiba qual a importância desses elementos.
A priori, destaca-se que as etiquetas RFID, que são chamadas ainda de Identificação por Rádio Frequência, são usadas de forma ampla para garantir o controle de estoque nas empresas, seja qual for o seu tamanho ou atividade.
Desse modo, vemos que as etiquetas RFID têm como principal finalidade o reconhecimento e rastreio de produtos através de um sinal de radiofrequência. Com isso, essa ferramenta possui em sua estrutura uma antena que procura informações e um chip com a finalidade de armazenar dados. Esses dois elementos possuem a sua proteção a partir de uma tag.
Vemos que essa tecnologia teve a sua origem ao longo da Segunda Guerra Mundial, cujo objetivo era identificar quais os aviões eram aliados e os inimigos. Hoje em dia, esses recursos são usados em bibliotecas, evitando o furto, ou para acessar prédios, por exemplo.
Caso você esteja em busca de uma ferramenta que otimize os processos e controle o estoque do seu negócio, siga com a leitura e entenda melhor sobre as etiquetas RFID!
As Etiquetas RFID (Radio Frequency Identification), também chamadas de Identificação por Radiofrequência, podem ser entendidas como dispositivos que identificam e rastreiam produtos, cujo funcionamento ocorre por meio de um pequeno sinal de radiofrequência.
Sua estrutura é muito simples: basta ter uma antena, para captar informações, e um microchip, para o armazenamento de dados. Ambos possuem proteção por um transponder, também chamado de tag, em que a sua composição se resume a um material de plástico ou silicone, podendo ter os mais diversos formatos.
As etiquetas RFID são dispositivos pequenos que acompanham um “microchip” ou pequeno ponto responsável pela emissão de ondas de radiofrequência. Essas ondas podem ser lidas por antenas, que enviam ondas de rádio frequência a fim de captar dados respondidos por essas etiquetas.
Nos chips, vemos que é possível a inclusão de algumas informações como o serial de item, data validade, número do lote, nome da empresa e outros. Hoje, no mercado, podemos encontrar uma grande variedade de modelos de etiquetas RFID, em especial aquelas que se direcionam para usos específicos.
Entretanto, no geral, ao escolher o seu tipo e modelo de etiqueta, é de suma importância ter conhecimento sobre a sua memória, classificação e frequência.
Etiqueta passiva
De um lado, temos a etiqueta passiva, que não manifesta nenhum sinal de rádio, apenas responde ao sinal emitido pela antena ou pelo coletor a partir da captura RFID. No geral, vemos que as suas informações são gravadas de maneira permanente no modelo de fábrica, porém, algumas também podem ser regraváveis.
Etiqueta ativa
Por outro lado, temos a etiqueta ativa, que possui a sua própria fonte de energia, e por esse motivo emite sinais de rádio, possibilitando a leitura a distâncias enormes. Essa etiqueta possui uma grande capacidade de armazenamento de dados e seu encapsulamento é feito para resistir a locais hostis, e por conta disso, são mais sofisticadas.
A etiqueta RFID é uma opção para quem deseja abandonar os códigos de barras convencionais, devido a sua eficácia é fazer com que o processo seja mais dinâmico e simples de identificar. Esse recurso também captura dados com mais agilidade. Ademais, ela torna mais fácil o controle de movimentações dos itens no estoque.
Pode-se dizer, então, que as etiquetas RFID possuem a sua aplicação em quase todos os tipos de item, desde que a etiqueta apropriada seja escolhida com base no item que será usado. Adentre as suas aplicações, as mais comuns são:
A partir de uma visão geral, as funções desse tipo de tecnologia têm como intuito facilitar o gerenciamento como um todo e agregam valor às mercadorias e serviços. Isso, de certa forma, contribui para o controle sobre os produtos, ao oferecer uma percepção exclusiva, isto é, as etiquetas RFID trazem informações que tem como intuito identificar os itens de forma única.
Os colaboradores, assim, conseguem atuar de maneira focada em tarefas que trazem mais valor ao negócio, trazendo impacto direto nos resultados, com uma maior produtividade e atendimento aos clientes.
A depender do ambiente, o dispositivo é capaz de alcançar uma altura maior que 10 metros. Ele também permite a leitura e gravação de informações, além da captação de ondas de frequência dos objetos em movimentos.
O processo logístico de um e-commerce é mais complexo do que parece, e por isso exige uma certa atenção dos gestores, além de uma estratégia para aumentar a produtividade da empresa.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, conte com a Platinum Log. Isso porque nós oferecemos a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Acesse o nosso site oficial e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio.