O setor logístico traz como um dos seus principais objetivos tornar os processos de uma empresa eficientes. Nesse cenário, surge a tecnologia RFID.
O setor logístico de uma empresa exige bastante conhecimento sobre as ferramentas mais modernas a fim de otimizar os processos internos. Desse modo, a tecnologia RFID surge como uma facilitadora dessas operações, e é sobre isso que falaremos a seguir. Boa leitura!
Neste momento inicial, é interessante entender o que é a tecnologia RFID. Assim, ela é uma das principais inovações da cadeia logística, e significa Radio Frequency Identification (ou, em português, Identificação por Radiofrequência).
Através dessa solução, é possível realizar a identificação de cada produto de forma individual, além do rastreamento de mercadorias e registro de informações técnicas. Por isso, a tecnologia RFID depende de impressoras, etiquetas, antenas, leitores e sistema de gerenciamento de dados.
Dessa maneira, a etiqueta RFID é usada para monitorar as cadeias de suprimentos, que agrega um maior controle das movimentações de estoque. Isso é possível graças aos chips colocados nas mercadorias, e a transmissão por sinais de rádio.
A tecnologia RFID usa, principalmente, antenas com a capacidade de envio das ondas de rádio frequência, com dados que são captados diretamente pelas etiquetas. Assim, o leitor do sistema faz a decodificação e tratamento do sinal, de forma a converter os dados e transmiti-los para um dispositivo como computadores.
Nesse sentido, conheça os principais tipos de tecnologia RFID, que são:
RFID passiva: esse tipo de tecnologia RFID em forma de etiqueta não traz uma fonte de alimentação própria e faz uso da radiofrequência para transmitir o sinal. Em razão do seu menor custo, essas são as mais usadas pelo mercado;
RFID ativa: por outro lado, as etiquetas RFID ativa contam com uma bateria própria que transmite o sinal em uma certa distância. Por isso, é possível encontrar etiquetas com a capacidade de armazenamento em memória RAM de até 32 KB.
No que se refere aos custos, saiba que o preço de uma etiqueta varia de acordo com o país. Nos Estados Unidos, por exemplo, o preço de uma etiqueta passiva é de US$ 0,25, e no Brasil, o valor é de até US$ 1, cerca de R$ 5,30.
Agora que explicamos o que é a tecnologia RFID, analisamos de que forma ela funciona. No geral, ela pode ser entendida como uma tecnologia que faz uso de uma antena e um transceptor.
A principal função desses itens é receber o sinal das etiquetas e transmiti-lo para um dispositivo qualificado capaz de realizar a leitura dos sinais. O dispositivo, portanto, é capaz de captar e converter o sinal em dados digitais que serão tratados e analisados pelo sistema.
Afirma-se que as etiquetas atuam como se fossem um transponder e, através do sinal emitido, conseguem transmitir dados usados para identificar, rastrear e monitorar as mercadorias. No sistema de etiquetas ativas, as tags trazem uma bateria interna, contribuindo para uma maior autonomia e potência.
Por outro lado, no modelo do sistema passivo, as tags contam com a alimentação de energia da própria antena do dispositivo leitor. Isso ocorre à medida que ele emite as ondas eletromagnéticas, funcionando ainda como uma fonte de energia.
Apesar de ter como principal característica o curto alcance, a antena pode captar o sinal de diversas etiquetas de forma simultânea e em direções distintas, afinal, não há necessidade de apontar para algum ponto, como ocorre com os leitores de código de barras.
A tecnologia RFID traz diversos benefícios para a sua empresa, e trouxemos alguns exemplos a seguir:
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