Aqui, analisaremos em que consiste a logística reversa, e as inovações e mudanças que podem ser feitas neste processo logístico.
No mundo dos negócios, existem muitos componentes necessários que mantêm o funcionamento de processos internos sem problemas. Um desses aspectos importantes é conhecido como logística reversa.
Ao contrário do que o nome pode sugerir, a logística reversa não se trata de reverter o curso da vida cotidiana. Na verdade, trata-se de devolver os produtos ao fabricante ou distribuidor depois de serem vendidos aos consumidores. Entender como esse processo funciona e os diferentes tipos de logística reversa pode ajudar as empresas a otimizar suas operações e melhorar a satisfação do cliente.
A logística reversa tem sido um processo dentro da operação logística negligenciada. No entanto, as crescentes pressões do mercado, como o varejo online e as expectativas dos clientes, estão aumentando a pressão sobre este processo das cadeias de suprimentos.
Para se manterem competitivas (e até lucrativas), é crucial que as empresas realizem inovações e se adaptem às mudanças nas demandas do mercado.
Então, o que é logística reversa?
Boa leitura!
A logística reversa compreende o setor de cadeias de suprimentos que processa qualquer coisa que retorna para dentro da cadeia de suprimentos ou viaja 'para trás' pela cadeia de suprimentos. Daí o nome logística reversa.
Isso pode abranger desde mercadorias devolvidas, descarte interno/reciclagem de materiais de embalagem, reciclagem/descarte responsável de materiais de produtos vendidos anteriormente, etc.
A definição completa de logística reversa, é o processo de implementação, controle e planejamento do fluxo econômico de produtos acabados, matérias-primas e estoque em processo. O fluxo é do ponto de consumo (ou seja, o cliente) até o ponto de origem (ou seja, o fabricante), para descarte adequado ou para recapturar valor.
Incluído nesta definição está qualquer remanufatura ou reforma de bens. Alguns exemplos de logística reversa são:
Dinâmicas de mercado existentes e crescentes, como taxas de retorno de clientes mais altas e necessidade de reciclagem e reutilização, estão aumentando a ocorrência dessas instâncias de logística reversa.
A logística reversa pode fornecer dados valiosos sobre o produto. Um dos maiores benefícios de um processo de logística reversa eficaz é que ele pode fornecer às organizações dados valiosos sobre os produtos. Isso é crucial para a correção de problemas existentes que possam estar causando a devolução de produtos.
Processos de logística reversa bem planejados e completamente implementados são capazes de coletar facilmente dados sobre o motivo das devoluções do cliente, bem como outros dados úteis, como padrões comuns de produtos e vida útil.
1. Potencial para Redução de Perdas e Receita Adicional
O gerenciamento adequado e simplificado de bens e materiais que retornam à cadeia de suprimentos pode resultar em perdas reduzidas e receita adicional.
Por exemplo, políticas de devolução personalizadas e tratamento de devoluções sem erros podem economizar em perdas relacionadas a devoluções. Para agravar isso, há o fato de que o manuseio e distribuição adequados de mercadorias devolvidas podem resultar em fontes adicionais de receita e perdas reduzidas .
Essa receita adicional pode ser obtida com a reforma, reparo e reciclagem de mercadorias ou com a venda de produtos ou materiais devolvidos.
2. Custos reduzidos com Logística Reversa
Os processos de logística reversa simplificados também permitem reduções em outros setores de custos. Esses incluem:
Esses custos de logística reversa geralmente se espalham por várias seções da cadeia de suprimentos, fazendo com que não sejam abordados e minimizados, pois nenhum departamento ou pessoa é diretamente responsável por eles. Ao desenvolver um processo de logística reversa eficiente, as empresas podem não apenas reduzir esses custos, mas também rastreá-los e analisá-los com mais precisão.
3. Serviço aprimorado
Um departamento de logística reversa de alto funcionamento e seus processos serão capazes de fornecer aos clientes decepcionados um nível superior de serviço na devolução de seus itens.
Em mercados competitivos, isso é essencial, e hoje em dia o serviço aprimorado – especialmente em um ponto crítico do relacionamento marca/cliente, como o processamento de devoluções – é ainda mais vital. O compartilhamento de mídia social e a influência do cliente on-line podem ter impactos muito materiais na reputação e na posição de uma empresa no mercado.
4. Boa imagem de marca
Levando em consideração que a melhoria dos processos de logística reversa e de devoluções resulta em níveis mais elevados de serviço e atua na redução da publicidade negativa, isso naturalmente se segue e pode resultar em níveis aprimorados de imagem da marca.
As marcas que oferecem reciclagem de produtos em fim de vida também são reconhecidas pela eficiência e boas práticas.
O processo de logística reversa da Apple de oferecer aos clientes um desconto nas compras quando eles devolvem dispositivos antigos na loja é um excelente exemplo disso. A Apple não apenas desfruta da publicidade positiva que vem com essa política, mas também ganha ao poder reutilizar peças e materiais de produtos em fim de vida.
5. Fidelização de clientes
Outro benefício altamente valioso da logística reversa eficaz é o aumento da retenção de clientes. Como mencionado acima, coisas como devoluções e tratamento de garantias podem ser pontos cruciais no relacionamento cliente/marca.
Ao garantir que o cliente seja bem tratado, tenha acesso a processos de devolução convenientes e cuidadosos e não seja enganado, sistemas de logística reversa bem operados podem aumentar substancialmente os níveis de retenção de clientes.
6. Logística Reversa: oportunidade para Redução de Resíduos e Práticas Amigáveis ao Meio Ambiente
Além dos benefícios específicos da empresa acima que os processos de logística reversa evoluídos podem gerar, políticas de logística reversa bem pensadas também podem fornecer um benefício abrangente na forma de redução de resíduos e práticas ambientalmente sustentáveis.
A logística reversa provavelmente desempenha um papel fundamental na viabilidade das estruturas de negócios, e a qualidade dos processos de logística reversa impactará previsivelmente a competitividade e a sustentabilidade das cadeias de suprimentos e das indústrias como um todo.
De todos os métodos de melhoria, é provável que a automação impulsione algumas das mais altas taxas de inovação dentro da logística reversa, graças aos seus benefícios revolucionários e de longo alcance.
Se você precisa ter mais eficiência e agilidade nos seus processos logísticos, a Platinum Log tem a solução completa para a sua empresa, desde o recebimento dos produtos até a entrega ao cliente. Entre em contato e confira todos os serviços que podem ajudar na logística do seu negócio!